You are currently viewing MATEMÁTICA – PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

MATEMÁTICA – PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

Ao observar uma embalagem, uma lata ou uma caixa de papelão por exemplo, já teve a curiosidade de saber qual seria a aparência desta quando estivesse desmontada? Se tivesse um molde para essa embalagem, como seria? 

Na Geometria, a planificação é a forma de representar um sólido geométrico no plano, tornando mais fácil a observação das suas faces e como estas se conectam. Isto induz a uma  noção de quanto de matéria é necessária para construir o sólido geométrico.

Nas atividades a seguir, aplique os conceitos apreendidos sobre a planificação de sólidos geométricos. 

Bons estudos!

Fonte: Planificar – canva.com

QUESTÃO 1

Maria recebeu uma encomenda numa caixa de papelão, como esta da imagem.

Fonte: caixa de papelão – canva.com

Responda:

A) Geometricamente, essa caixa corresponde a que sólido geométrico?

B) Maria desmontou a embalagem, planificando-a para ocupar menos espaço na coleta seletiva. Desenhe em seu caderno a forma planificada dessa caixa.  

QUESTÃO 2

Jane faz enfeites para festas infantis. Algumas embalagens para doces são como essas que estão na imagem. 

Fonte: caixinhas de aniversário – canva.com

Responda:

A) Para facilitar as encomendas, Jane usará uma legenda com o nome do sólido geométrico que corresponde ao formato de cada uma das embalagens. Quais serão as legendas de cada uma das embalagens?

B) Jane também precisa de novos moldes para agilizar a confecção das embalagens. Desenhe o molde de cada embalagem usando uma planificação adequada a cada sólido geométrico.

QUESTÃO 3

Uma caixa de papelão, depois desmontada, ficou no seguinte formato.

Fonte: Planificação Cubo – Google Slides formas

Responda:

A) Quantas faces tem essa caixa?

B) Qual é a forma de cada uma das faces?

C) Se a caixa for montada novamente, a qual sólido geométrico corresponderá?

QUESTÃO 4

Observando o formato da sua sala de aula como um sólido geométrico:

A) Quantas faces tem?

B) Qual é o formato das faces?

SAIBA MAIS

Em Geometria, planificar é o mesmo que representar no plano um sólido geométrico, como se fosse uma figura bidimensional (duas dimensões – largura e comprimento). Ao “abrir” ou planificar um sólido geométrico, podem ser observados os polígonos que formam as faces desse sólido. Para entender mais sobre o tema, assista ao vídeo do canal da professora Cristiane Souza, do YouTube, “Planificação de poliedros”.

Acesse essa proposta didática (slides 7 e atividade 7) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-4a-serie/


Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0417) Associar figuras espaciais do cotidiano as suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones), identificando suas características.
Ciências(EAJACI0311) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria prima.
ReferênciasOLIVEIRA, Raul Rodrigues de. Planificação de sólidos geométricos. Escola Kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/planificacao-de-solidos-geometricos.htm, consultado em 30/05/2022.

BRASIL, Ministério da Minas e Energia. A Indústria de Papel e Celulose no Brasil e no Mundo. URL https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-650/Pulp%20and%20paper_EPE+IEA_Portugu%C3%AAs_2022_01_25_IBA.pdf, consultado em 30/05/2022.