You are currently viewing MATEMÁTICA – OS RACIONAIS: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS
Fonte: Decimal - canva.com.

MATEMÁTICA – OS RACIONAIS: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes do 3º período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


NÚMEROS DECIMAIS: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

Os números decimais representam quantidades não inteiras. Ou seja, representam divisões não exatas.

Fonte: Quantidades não inteiras – números decimais. Produzido em canva.com.

A soma (adição) dessas quantidades deve ser feita observando a posição que os algarismos ocupam nos números. Para isso, o ideal é alinhar os números colocando vírgula abaixo de vírgula. Vejamos isso na prática. 
1ª situação: Margarida faz caminhadas diárias. Ontem caminhou 2,5 quilômetros e hoje, 3,6 quilômetros. Quantos quilômetros Margarida caminhou nesses dois dias?

Fonte: Acervo próprio. Prozudido em Google Desenhos

A subtração de números decimais se faz da mesma forma. Veja só.

2ª situação: Júlio iniciou uma dieta para perder peso. Ele pesava 58,7 quilos e no mês passado perdeu 3,625 quilos. Quanto Júlio pesa atualmente?

Fonte: Acervo próprio. Produzido no Google Desenhos.

Quando a adição ou subtração envolver número inteiro e número decimal, é preciso observar que a vírgula acompanha o algarismo na ordem da unidade. Portanto, o alinhamento dos algarismos deve se orientar a partir da ordem da unidade.  
3ª situação: Maurício comprou uma garrafa de refrigerante de 2 litros. Maurício e seus colegas beberam 1,3 litros do refrigerante. Quanto sobrou na garrafa?

Fonte: Acervo próprio. Produzido em canva.com.

Bom estudo!

QUESTÃO 1

Maurício comprou um boné e uma camiseta do anúncio abaixo.

Fonte: Anúncio roupa. Produzido canva.com.

A) Qual o valor total da compra feita por Maurício?

B) Maurício preferiu pagar sua compra em dinheiro. Deu ao caixa R$70,00. Quanto recebeu de troco?

QUESTÃO 2

Na casa de Eulália, o consumo de energia em Janeiro foi de 65,4 kwh (quilowatt hora). Em Fevereiro, esse consumo aumentou 4,3 kwh (quilowatt hora). Assim, em Fevereiro, o consumo total de energia na casa de Eulália foi de

(A) 65,8 kwh.

(B) 68,3 kwh.

(C) 69,7 kwh.

(D) 61,1 kwh.

QUESTÃO 3

Augusta quer comprar uma lavadora de louças que está anunciada por R$1.230,60. Na negociação, o vendedor ofereceu à Augusta, um desconto de R$320,50 se ela for pagar à vista. Com esse desconto, Augusta pagará pela lavadora de louças  

(A) R$ 910,10.

(B) R$ 109,90.

(C) R$ 1.109,91.

(D) R$ 191,30. 

QUESTÃO 4

Luiza comprou 16 litros de suco para um evento. Foram servidos 13,02 litros. Quantos litros de suco sobraram?

AutoriaCristiane Soares de Souza
Componentes curricularesMatemática e Língua Portuguesa
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (EJAMA0308) Resolver situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita.
(EJALP0314) Reconhecer a função social de textos em diferentes campos da vida.
ReferênciasGARCIA, Cássia de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada,  Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo.

KHAN ACADEMIA BRASIL, Valor posicional em números decimais. URL https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/arith-decimals/x18ca194a:decimal-place-value-intro/v/place-value-with-decimals,  consultado em 29/06/2023.