Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 3º período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
NÚMEROS DECIMAIS: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
Os números decimais representam quantidades não inteiras. Ou seja, representam divisões não exatas.
A soma (adição) dessas quantidades deve ser feita observando a posição que os algarismos ocupam nos números. Para isso, o ideal é alinhar os números colocando vírgula abaixo de vírgula. Vejamos isso na prática.
1ª situação: Margarida faz caminhadas diárias. Ontem caminhou 2,5 quilômetros e hoje, 3,6 quilômetros. Quantos quilômetros Margarida caminhou nesses dois dias?
A subtração de números decimais se faz da mesma forma. Veja só.
2ª situação: Júlio iniciou uma dieta para perder peso. Ele pesava 58,7 quilos e no mês passado perdeu 3,625 quilos. Quanto Júlio pesa atualmente?
Quando a adição ou subtração envolver número inteiro e número decimal, é preciso observar que a vírgula acompanha o algarismo na ordem da unidade. Portanto, o alinhamento dos algarismos deve se orientar a partir da ordem da unidade.
3ª situação: Maurício comprou uma garrafa de refrigerante de 2 litros. Maurício e seus colegas beberam 1,3 litros do refrigerante. Quanto sobrou na garrafa?
Bom estudo!
QUESTÃO 1
Maurício comprou um boné e uma camiseta do anúncio abaixo.
A) Qual o valor total da compra feita por Maurício?
B) Maurício preferiu pagar sua compra em dinheiro. Deu ao caixa R$70,00. Quanto recebeu de troco?
QUESTÃO 2
Na casa de Eulália, o consumo de energia em Janeiro foi de 65,4 kwh (quilowatt hora). Em Fevereiro, esse consumo aumentou 4,3 kwh (quilowatt hora). Assim, em Fevereiro, o consumo total de energia na casa de Eulália foi de
(A) 65,8 kwh.
(B) 68,3 kwh.
(C) 69,7 kwh.
(D) 61,1 kwh.
QUESTÃO 3
Augusta quer comprar uma lavadora de louças que está anunciada por R$1.230,60. Na negociação, o vendedor ofereceu à Augusta, um desconto de R$320,50 se ela for pagar à vista. Com esse desconto, Augusta pagará pela lavadora de louças
(A) R$ 910,10.
(B) R$ 109,90.
(C) R$ 1.109,91.
(D) R$ 191,30.
QUESTÃO 4
Luiza comprou 16 litros de suco para um evento. Foram servidos 13,02 litros. Quantos litros de suco sobraram?
Autoria | Cristiane Soares de Souza |
Componentes curriculares | Matemática e Língua Portuguesa |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0308) Resolver situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita. (EJALP0314) Reconhecer a função social de textos em diferentes campos da vida. |
Referências | GARCIA, Cássia de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada, Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo. KHAN ACADEMIA BRASIL, Valor posicional em números decimais. URL https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/arith-decimals/x18ca194a:decimal-place-value-intro/v/place-value-with-decimals, consultado em 29/06/2023. |