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Imagem: Arquivo pessoal do Prof. Hélio Rocha - NEC/SME

Matemática – Os números inteiros: multiplicação e divisão

Olá! Esta aula de Matemática é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

Imagem: Arquivo pessoal do Prof. Hélio Rocha – NEC/SME

Nesta atividade você irá continuar com o estudo dos números inteiros, nela você irá aprender a determinar o produto e o quociente de números inteiros.

Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.

OS NÚMEROS INTEIROS: MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO | AULA 9 | 6ª SÉRIE – EAJA | MATEMÁTICA

Conceitos básicos (revisão)

Os números inteiros são aqueles números que pertencem ao Conjunto do Números Inteiros (Z). Fazem parte desse conjunto, o número ZERO, os números positivos e os negativos.

Z = { … -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, …}

Observa-se que esse conjunto é infinito, tanto para a esquerda quanto para a direita. 

Alguns exemplos desses números:

  • Marcação da altitude
  • Temperaturas
  • Saldo de contas bancárias
  • Saldo de gols em um campeonato de futebol

Localização dos Números Inteiros

Um dos recursos utilizados para se localizar esses números é a reta numérica. Veja a figura.

Imagem: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano, p. 42

O ponto O indica a origem da reta e corresponde ao número ZERO. A partir da origem definimos o sentido negativo (esquerda) e o positivo (direita). Entre uma marcação e a marcação seguinte, usamos uma mesma unidade.

Dizemos que o número – 4 é o antecessor de – 3, 3 o sucessor de 2 e os números – 1, 0 e 1 são números consecutivos.

Módulo ou Valor Absoluto (Definição): é a distância do ponto correspondente ao número à origem. Veja a figura.

Imagem: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano, p. 43.

O Módulo de – 5 é igual a 5.

O Módulo de 3 é igual a 3.

Podemos representar o módulo de um número utilizando duas barras |  |. 

| + 2 | = 2                     | – 7 | = 7

Números Opostos ou Simétricos: são aqueles números que estão a uma mesma distância da ORIGEM. 

Por exemplo:

  • 5 e – 5 são números opostos. Podemos afirmar que 5 é o oposto de – 5 ou que – 5 é o oposto de 5
  • – 6 e 6 são números opostos. Podemos afirmar que – 6 é o opostos de 6 ou que 6 é o oposto de – 6

Comparação de números inteiros

Para comparar números podemos seguir sempre uma regra:

“O maior entre dois números é aquele que está do lado direito na reta numérica”

Operações com Números Inteiros

Adição: adicionar um número inteiro a outro é somar (se for positivo) ou subtrair (se for negativo) esse número.

Subtração: subtrair um número inteiro é adicionar o seu oposto.

Uma regra prática:

Para eliminar os parênteses, seguimos a regra.

  • Se o sinal, antes dos parênteses, for +, conservamos o sinal do número que está dentro dos parênteses.
  • Se o sinal, antes dos parênteses, for -, pegamos o oposto do número que está dentro dos parênteses.

Multiplicação

Multiplicar é adicionar parcelas iguais.

Exemplos:

Atividades

1-Efetue as seguintes multiplicações:

a) (+7).(-5)=      b) (-9).(-8)=        c) (+9).(-13)=        d) (+9).(=3)=

2-Descubra o número inteiro que deve substituir a letra x, em cada item, para que a igualdade seja verdadeira:

a) x.(=6)=-12        b) (+6).x=+27        c) x.(-10)=+50        d) (-4).x=-16

3-De o resultado das multiplicações:

a) (+3).(-4).(-2)=        b) (+5).(-3).(-5)=        c) (-9).(+6).(+2)=        d) (-3).(-5).(+5)=

Divisão

Dividir é repartir em partes iguais.

Atividades

1-Efetue as seguintes divisões:

a) (-15):(-5)=     b) (+28):(-7)=       c) (-32):(-4)=        d) (+64):(-4)=

2-Responda as questões:

a) A divisão exata de um número inteiro positivo por um número inteiro negativo resulta em um número inteiro positivo ou negativo?

b) Qual é o resultado da divisão de zero por um número inteiro negativo?

c) Em uma divisão exata de números inteiros, os dois números possuem o mesmo sinal. Essa divisão tem como resultado um número inteiro positivo ou negativo.

d) Qual é o resultado da divisão de zero por um número inteiro positivo?

e) Qual o sinal da divisão de dois números inteiros negativos? 

3-A respeito do produto entre números inteiros, assinale a alternativa correta.

a) O produto entre dois números inteiros sempre tem resultado positivo. 

b) O produto entre dois números inteiros com sinais negativos tem resultado negativo.

c) O produto entre dois números inteiros com sinais positivos tem resultado positivo. 

d) O produto entre dois números inteiros diferentes tem resultado negativo.

e) O produto entre dois números com sinais diferentes tem resultado negativo.


EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAMA0604) Comparar e ordenar números inteiros, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações-problema que envolvam as operações: multiplicação e divisão
ReferênciasGIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).