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Matemática – Os números inteiros e a reta numérica

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 5º Período (6ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Introdução

O estudo dos números inteiros é de fundamental importância na matemática e, sua representação na reta numérica, é uma ferramenta poderosa para compreendê-los melhor.

Imagem produzida no canva/https://acesse.one/7rQQW

Neste texto, abordaremos o conceito de números inteiros, a noção de simétrico e oposto e como localizá-los na reta numérica.

Definição de Números Inteiros (Z)

Os números inteiros são números que não possuem parte fracionária, ou seja, são números inteiros positivos, negativos e o zero

Matematicamente, denotamos os números inteiros como {…, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, …}.

A letra “Z” é bastante utilizada para representar o conjunto dos números inteiros. Essa letra vem do alemão “Zahlen”, que significa “números”. Então teremos: 

Z = {…, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, …}

O conjunto dos números inteiros é infinito em ambas as direções, para a esquerda e para a direita, isso significa que, a partir de qualquer número inteiro, podemos continuar contando indefinidamente para valores cada vez menores (negativos) ou maiores (positivos), sem chegar a um limite.

A reta numérica

A reta numérica é uma linha reta horizontal, cheia de pontos, onde cada ponto corresponde a um número. É infinita em ambas as direções e é dividida em segmentos de mesmo comprimento e bastante utilizada, na matemática, para comparar números e realizar operações básicas e avançadas.

Imagem do autor produzida no Geogebra

Localização dos números inteiros na Reta Numérica

Para localizar um número inteiro na reta numérica, começamos marcando o zero. Em seguida, seguimos para a direita para os números positivos e para a esquerda para os números negativos. A distância entre os números inteiros consecutivos é sempre a mesma.

Veja alguns números representados na reta numérica.

Imagem do autor produzida no Geogebra

Simétrico e Oposto

O simétrico de um número inteiro em relação à origem é o número que está à mesma distância da origem, mas no lado oposto da reta numérica. 

Por exemplo:

  •  o simétrico de 3 é – 3, e vice-versa.
  • o simétrico de – 9 é 9, e vice-versa.

Veja o simétrico de -2 na reta numérica:

Imagem do autor produzida no Geogebra

O oposto de um número inteiro é simplesmente o número que, somado a ele, resulta em zero

Por exemplo:

  •  o oposto de -5 é 5, pois – 5 + 5 = 0 e
  • o oposto de 2 é -2, pois 2 – 2 = 0.

Ficamos por aqui, espero que o estudo dos números inteiros na reta numérica lhe ajude a visualizar e compreender melhor os próximos assuntos a serem trabalhados com este tema.

QUESTÃO 01

Durante uma semana, a temperatura média diária em uma cidade foi de 25°C. No entanto, em um dia específico, a temperatura foi de -10°C.

A) Qual é a temperatura oposta à temperatura registrada nesse dia?

B) Qual seria a temperatura simétrica à temperatura registrada nesse dia em relação à média semanal?

C) Se a temperatura fosse -15°C, qual seria a temperatura simétrica em relação à média semanal?

QUESTÃO 02

Durante uma semana de inverno, as temperaturas médias diárias em uma cidade foram de 5°C. Em um dia específico, a temperatura foi de -3°C.

A temperatura oposta à registrada nesse dia e a temperatura simétrica em relação à média semanal são

(A) Oposta: -3°C, Simétrica: -13°C.
(B) Oposta: 3°C, Simétrica: 13°C.
(C) Oposta: -3°C, Simétrica: -5°C.
(D) Oposta: 3°C, Simétrica: -5°C.

QUESTÃO 03

Considere os números inteiros -5, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5.

Desenhe uma reta numérica e posicione os números inteiros de forma que o número 3 esteja a uma distância de 2 unidades do zero.

QUESTÃO 04

O número que está localizado mais próximo do zero em uma reta numérica é o

(A) -4.
(B) 3.
(C) -1.
(D) 2.

AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0503) Comparar e ordenar números inteiros, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações-problema que envolvam operações fundamentais. 
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.