You are currently viewing MATEMÁTICA – OS NÚMEROS RACIONAIS: A ESCRITA DECIMAL
Fonte: canva.com

MATEMÁTICA – OS NÚMEROS RACIONAIS: A ESCRITA DECIMAL

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 3º período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

NÚMEROS RACIONAIS: A ESCRITA DECIMAL

Fonte: canva.com

Você já parou para pensar sobre o uso que fazemos dos números decimais? Esses números aparecem na escrita de valores em dinheiro, nas medidas em geral, por exemplo distância, massa (ou peso), temperatura entre outras.

Fonte: Números decimais – produzido no canva.com.

O número decimal é um número racional não inteiro. Ou seja, o número decimal é o resultado de uma divisão inexata e, por isso, a escrita decimal usa a vírgula para separar a parte inteira da decimal.

Como se lê?

A leitura do número decimal é mais fácil do que parece. Primeiro lê-se a parte inteira, seguida da parte decimal acrescentando a ordem que o último algarismo ocupa.

Uso no cotidiano:

O número decimal é usado para representar medidas ou quantidades não exatas. Neste caso, a leitura e a escrita do número decimal deve incluir a unidade de medida principal. Por exemplo:

  • Dinheiro: R$123,45 – cento e vinte e três reais e quarenta e cinco centavos
  • Medidas de capacidade: 2,5 litros – dois litros e meio.

Bom estudo!

QUESTÃO 1

Observe com atenção as imagens abaixo e assinale as que apresentam números decimais.

Fonte: Acervo próprio – produzida no canva.com.

QUESTÃO 2

Júlia escreveu corretamente o número um inteiro e sessenta e cinco centésimos em um pedaço de papel. A alternativa que corresponde a essa escrita é  

(A) 165.

(B) 16,5.

(C) 1,65.

(D) 0,165. 

QUESTÃO 3

Usando uma régua, Maria desenhou uma linha marcando um X ao final do desenho, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Fonte: Medida – produzida com canva.com

O tamanho da linha desenhada por Maria é

(A) 0,1.

(B) 1,0.

(C) 2,3.

(D) 12.

QUESTÃO 4

Paulo fez uma compra no valor de quinhentos e setenta e dois reais, quarenta e cinco centavos, para ser pago via pix. Ao fazer a transação, Paulo digitou errado o valor do pix, ficando como está na imagem. 

Agora responda:

A) Escreva por extenso o valor que Paulo digitou no aplicativo.

B) Usando apenas algarismos, escreva o valor correto do pix que Paulo deve pagar.

SAIBA MAIS

Metade ou meio, de que maneira podemos escrever, numericamente, esta quantidade? Será que há apenas uma forma? No vídeo “Números decimais e frações”, a professora Cristiane Souza mostra como encontrar correspondência entre esses formatos de números.

AutoriaCristiane Soares de Souza
Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0308) Resolver situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita.
História(EAJAHI0125) Relatar suas experiências no mundo do trabalho em comparação com experiências de demais sujeitos: que se aproximam ou se distanciam do ponto de vista de classe social.
ReferênciasLUIZ, Robson. Números decimais. Escola Kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/numeros-decimais.htm, consultado em 01/12/2022