You are currently viewing Matemática – Os milhares: leitura e escrita
Fonte: milhares - canva.com

Matemática – Os milhares: leitura e escrita

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes do 3º período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


A CLASSE DOS MILHARES

O nosso sistema de numeração é decimal, formado por dez símbolos que chamamos algarismos. É com esses algarismos que escrevemos qualquer número.

0   1   2   3   4   5   6   7   8   9

O número 45.873 é formado por cinco algarismos que ocupam cinco ordens e duas classes: classe das unidades simples e classe das unidades de milhar. Vamos entender isso!

Cada algarismo ocupa uma posição no número, ou uma ordem (centena, dezena ou unidade). E é essa ordem que define o valor do algarismo. E a cada três ordens, tem uma classe (unidades simples, unidades de milhar, milhões, etc.). 

Decompondo esse número temos: 

4 dezenas de milhar + 5 unidades de milhar + 8 centenas + 7 dezenas + 3 unidades.

Vamos fazer o mesmo com o número 575.132:

Decompondo esse número temos: 

5 centenas de milhar + 4 dezenas de milhar + 5 unidades de milhar + 8 centenas + 7 dezenas + 3 unidades.

Veja que o algarismo 5 aparece em duas ordens diferentes. O algarismo 5 na centena de milhar é o mesmo que 500.000. Já o algarismo na unidade de milhar é o mesmo que 5.000.

Bom estudo!

QUESTÃO 1

Leia com atenção:

As cidades de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo fazem parte da região metropolitana da capital Goiânia. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Aparecida de Goiânia tem 527.796 habitantes. Já Senador Canedo tem 155.635 habitantes.

(URL https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/go/senador-canedo.html, https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/go/aparecida-de-goiania.html,  consultadas em 09/04/24.)

Agora, responda ao que se pede. 

A) Qual das duas cidades tem a maior população?

B) Escreva por extenso a população da cidade de Aparecida de Goiânia. 

C) Escreva por extenso a população da cidade de Senador Canedo.

QUESTÃO 2

A professora de Matemática falou sobre formas de pagamento e mostrou o cheque. Esta é uma forma de pagamento que foi muito usada, principalmente, antes da popularização do cartão bancário e do pix. O cheque era preenchido com a quantia escrita por extenso e numérica. Um cheque foi preenchido com a quantia por extenso “treze mil, quinhentos e quarenta e nove”. A forma numérica correspondente é

(A) 133.549.

(B) 13.549.

(C) 1.349.

(D) 123.549. 

QUESTÃO 3

No número 584.679, o algarismo 8 ocupa a ordem da

(A) dezena de milhar.

(B) unidade de milhar.

(C) centena de milhar.

(D) dezenas simples.

QUESTÃO 4

Escreva na forma numérica cada uma das decomposições abaixo.

A) 3 dezenas de milhar + 4 unidades de milhar + 8 centenas + 4 dezenas + 2 unidades:  ____________________

B) 1 centena de milhar + 9 dezenas de milhar + 2 unidades de milhar + 7 centenas + 2 dezenas + 1 unidade: ___________________

C) 6 dezenas de  milhar + 6 unidades de milhar + 4 centenas + 8 dezenas + 2 unidades: _________________________

QUESTÃO 5

Catarina vendeu R$12.074,00 em material de construção para um cliente. Para dizer ao cliente o total a pagar, Catarina leu o valor. A leitura dessa valor é ________________________ ______________________________________________________________________________________________.

AutoriaCristiane Soares de Souza, licenciatura em Matemática.
Componentes curricularesMatemática e Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0301) Ler, escrever, compor, decompor, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
(EJAGE0309) Compreender as especificidades na formação territorial goiana, rural e urbana.
ReferênciasGARCIA, CÁSSIA de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada,  Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo.

LIMA, Valdivino Borges de. A urbanização goiana: fatores de origem e crescimento da cidade. Anais X Encontro de Geógrafos da América Latina – Universidade de São Paulo, 2025. Acessado em URL http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Geografiasocioeconomica/Geografiaurbana/27.pdf em 10/04/24.