Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 3º período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A CLASSE DOS MILHARES
O nosso sistema de numeração é decimal, formado por dez símbolos que chamamos algarismos. É com esses algarismos que escrevemos qualquer número.
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
O número 45.873 é formado por cinco algarismos que ocupam cinco ordens e duas classes: classe das unidades simples e classe das unidades de milhar. Vamos entender isso!
Cada algarismo ocupa uma posição no número, ou uma ordem (centena, dezena ou unidade). E é essa ordem que define o valor do algarismo. E a cada três ordens, tem uma classe (unidades simples, unidades de milhar, milhões, etc.).
Decompondo esse número temos:
4 dezenas de milhar + 5 unidades de milhar + 8 centenas + 7 dezenas + 3 unidades.
Vamos fazer o mesmo com o número 575.132:
Decompondo esse número temos:
5 centenas de milhar + 4 dezenas de milhar + 5 unidades de milhar + 8 centenas + 7 dezenas + 3 unidades.
Veja que o algarismo 5 aparece em duas ordens diferentes. O algarismo 5 na centena de milhar é o mesmo que 500.000. Já o algarismo na unidade de milhar é o mesmo que 5.000.
Bom estudo!
QUESTÃO 1
Leia com atenção:
As cidades de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo fazem parte da região metropolitana da capital Goiânia. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Aparecida de Goiânia tem 527.796 habitantes. Já Senador Canedo tem 155.635 habitantes.
(URL https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/go/senador-canedo.html, https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/go/aparecida-de-goiania.html, consultadas em 09/04/24.)
Agora, responda ao que se pede.
A) Qual das duas cidades tem a maior população?
B) Escreva por extenso a população da cidade de Aparecida de Goiânia.
C) Escreva por extenso a população da cidade de Senador Canedo.
QUESTÃO 2
A professora de Matemática falou sobre formas de pagamento e mostrou o cheque. Esta é uma forma de pagamento que foi muito usada, principalmente, antes da popularização do cartão bancário e do pix. O cheque era preenchido com a quantia escrita por extenso e numérica. Um cheque foi preenchido com a quantia por extenso “treze mil, quinhentos e quarenta e nove”. A forma numérica correspondente é
(A) 133.549.
(B) 13.549.
(C) 1.349.
(D) 123.549.
QUESTÃO 3
No número 584.679, o algarismo 8 ocupa a ordem da
(A) dezena de milhar.
(B) unidade de milhar.
(C) centena de milhar.
(D) dezenas simples.
QUESTÃO 4
Escreva na forma numérica cada uma das decomposições abaixo.
A) 3 dezenas de milhar + 4 unidades de milhar + 8 centenas + 4 dezenas + 2 unidades: ____________________
B) 1 centena de milhar + 9 dezenas de milhar + 2 unidades de milhar + 7 centenas + 2 dezenas + 1 unidade: ___________________
C) 6 dezenas de milhar + 6 unidades de milhar + 4 centenas + 8 dezenas + 2 unidades: _________________________
QUESTÃO 5
Catarina vendeu R$12.074,00 em material de construção para um cliente. Para dizer ao cliente o total a pagar, Catarina leu o valor. A leitura dessa valor é ________________________ ______________________________________________________________________________________________.
Autoria | Cristiane Soares de Souza, licenciatura em Matemática. |
Componentes curriculares | Matemática e Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0301) Ler, escrever, compor, decompor, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal. (EJAGE0309) Compreender as especificidades na formação territorial goiana, rural e urbana. |
Referências | GARCIA, CÁSSIA de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada, Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo. LIMA, Valdivino Borges de. A urbanização goiana: fatores de origem e crescimento da cidade. Anais X Encontro de Geógrafos da América Latina – Universidade de São Paulo, 2025. Acessado em URL http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Geografiasocioeconomica/Geografiaurbana/27.pdf em 10/04/24. |