MATEMÁTICA – OPERAÇÕES INVERSAS: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA,  É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


OPERAÇÕES INVERSAS: MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

NO DIA A DIA, REALIZAMOS AÇÕES INVERSAS OU CONTRÁRIAS. POR EXEMPLO: LIGAR E DESLIGAR, ENTRAR E SAIR, VIRAR À ESQUERDA E VIRAR À DIREITA. AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS TAMBÉM SÃO AÇÕES E PODEM SER INVERTIDAS.

AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS SÃO:

FONTE: OPERAÇÕES MATEMÁTICAS – PRODUZIDA NO CANVA.COM

A ADIÇÃO E A SUBTRAÇÃO SÃO OPERAÇÕES INVERSAS, UMA É O CONTRÁRIO DA OUTRA. A ADIÇÃO É O MESMO QUE JUNTAR, ACRESCENTAR, SOMAR. A SUBTRAÇÃO SIGNIFICAR TIRAR, REDUZIR, DIMINUIR.

A MULTIPLICAÇÃO E A DIVISÃO TAMBÉM SÃO OPERAÇÕES INVERSAS. MULTIPLICAR É JUNTAR QUANTIDADES IGUAIS. DIVIDIR É REPARTIR EM QUANTIDADES IGUAIS. POR ISSO, PARA COMPROVAR O CÁLCULO DA MULTIPLICAÇÃO, USA A DIVISÃO. DA MESMA FORMA, PARA COMPROVAR O CÁLCULO DA DIVISÃO, USA A MULTIPLICAÇÃO. OBSERVE! 

1. EM CADA UMA DAS 8 EMBALAGENS TEM 6 ABOBRINHAS ITALIANAS. QUANTAS ABOBRINHAS TEM NO TOTAL?

FONTE: LEGUMES EMBALADOS – https://www.canva.com/photos/MAFi-XUSFO4/

2. PEDRO VENDE LEGUMES NA FEIRA. ELE TEM 84 ABOBRINHAS ITALIANAS PARA EMBALAR, COLOCANDO 6 UNIDADES EM CADA EMBALAGEM. QUANTAS EMBALAGENS PEDRO PRECISARÁ?

A OPERAÇÃO INVERSA AJUDA A DETERMINAR VALORES DESCONHECIDOS COMO NESSA SITUAÇÃO.  

3. PEDRO TINHA UMA CAIXA DE PIMENTÕES QUE FORAM IGUALMENTE DISTRIBUÍDOS EM 15 PACOTES COM 8 PIMENTÕES CADA. QUANTOS PIMENTÕES HAVIA NA CAIXA?

BOM ESTUDO!

QUESTÃO 1

ABAIXO TEMOS ALGUMAS SITUAÇÕES PROBLEMAS. EM CADA UMA DELAS, VOCÊ ENCONTRARÁ PALAVRAS DESTACADAS EM NEGRITO. COPIE ESSAS PALAVRAS DESTACADAS E, COM A AJUDA DE UM DICIONÁRIO, ESCREVA O SIGNIFICADO DE CADA UMA DELAS.

QUESTÃO 2

LÍVIA É UMA EXCELENTE VENDEDORA. NA FESTA DA IGREJA, LÍVIA VENDEU 25 LATAS DE REFRIGERANTE, TODAS PELO MESMO PREÇO. COM ESSA VENDA, LÍVIA ARRECADOU R$375,00. QUAL CÁLCULO VOCÊ DEVE FAZER PARA SABER O PREÇO DE CADA REFRIGERANTE VENDIDO POR LÍVIA?

QUESTÃO 3

ABAIXO TEM  DUAS COLUNAS COM OPERAÇÕES MATEMÁTICAS. SUA TAREFA É COMBINAR CADA OPERAÇÃO MATEMÁTICA À ESQUERDA COM A SUA INVERSA À DIREITA.

SOMAR 12.

MULTIPLICAR POR 3.

DIVIDIR POR 6.

SUBTRAIR 25.

SOMAR 25.

MULTIPLICAR POR 6.

DIVIDIR POR 3.

SUBTRAIR 12.

QUESTÃO 4

OBSERVE A IMAGEM

FONTE: NÚMERO DESCONHECIDO – PRODUZIDO EM DESENHOS GOOGLE.

O VALOR QUE DEVE SUBSTITUIR O PONTO DE INTERROGAÇÃO (?), É

(A) 480.

(B) 560.

(C) 640.

(D) 720.

QUESTÃO 5

MARCOS É RESPONSÁVEL PELA COMPRA DE MATERIAL DO ESCRITÓRIO ONDE TRABALHA. NO ÚLTIMO PEDIDO PARA A PAPELARIA, MARCOS COMPROU 120 RESMAS DE PAPEL. LOGO PERCEBEU UM ENGANO NO SEU PEDIDO. ESSA QUANTIDADE ERA O DOBRO DA QUANTIDADE NECESSÁRIA. A QUANTIDADE CORRETA DE RESMAS QUE MARCOS DEVERIA PEDIR ERA

(A) 40. 

(B) 50.

(C) 60.

(D) 240.

AUTORIACRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
COMPONENTES CURRICULARESMATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJAMA0207) Identificar e utilizar as operações inversas de adição e subtração, bem como da multiplicação e divisão.
(EJALP0251) Compreender o sentido contextual da palavra e o seu significado no dicionário.
REFERÊNCIASGARCIA, CÁSSIA de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada,  Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo.