ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
OPERAÇÕES INVERSAS: MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
NO DIA A DIA, REALIZAMOS AÇÕES INVERSAS OU CONTRÁRIAS. POR EXEMPLO: LIGAR E DESLIGAR, ENTRAR E SAIR, VIRAR À ESQUERDA E VIRAR À DIREITA. AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS TAMBÉM SÃO AÇÕES E PODEM SER INVERTIDAS.
AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS SÃO:
A ADIÇÃO E A SUBTRAÇÃO SÃO OPERAÇÕES INVERSAS, UMA É O CONTRÁRIO DA OUTRA. A ADIÇÃO É O MESMO QUE JUNTAR, ACRESCENTAR, SOMAR. A SUBTRAÇÃO SIGNIFICAR TIRAR, REDUZIR, DIMINUIR.
A MULTIPLICAÇÃO E A DIVISÃO TAMBÉM SÃO OPERAÇÕES INVERSAS. MULTIPLICAR É JUNTAR QUANTIDADES IGUAIS. DIVIDIR É REPARTIR EM QUANTIDADES IGUAIS. POR ISSO, PARA COMPROVAR O CÁLCULO DA MULTIPLICAÇÃO, USA A DIVISÃO. DA MESMA FORMA, PARA COMPROVAR O CÁLCULO DA DIVISÃO, USA A MULTIPLICAÇÃO. OBSERVE!
1. EM CADA UMA DAS 8 EMBALAGENS TEM 6 ABOBRINHAS ITALIANAS. QUANTAS ABOBRINHAS TEM NO TOTAL?
2. PEDRO VENDE LEGUMES NA FEIRA. ELE TEM 84 ABOBRINHAS ITALIANAS PARA EMBALAR, COLOCANDO 6 UNIDADES EM CADA EMBALAGEM. QUANTAS EMBALAGENS PEDRO PRECISARÁ?
A OPERAÇÃO INVERSA AJUDA A DETERMINAR VALORES DESCONHECIDOS COMO NESSA SITUAÇÃO.
3. PEDRO TINHA UMA CAIXA DE PIMENTÕES QUE FORAM IGUALMENTE DISTRIBUÍDOS EM 15 PACOTES COM 8 PIMENTÕES CADA. QUANTOS PIMENTÕES HAVIA NA CAIXA?
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
ABAIXO TEMOS ALGUMAS SITUAÇÕES PROBLEMAS. EM CADA UMA DELAS, VOCÊ ENCONTRARÁ PALAVRAS DESTACADAS EM NEGRITO. COPIE ESSAS PALAVRAS DESTACADAS E, COM A AJUDA DE UM DICIONÁRIO, ESCREVA O SIGNIFICADO DE CADA UMA DELAS.
QUESTÃO 2
LÍVIA É UMA EXCELENTE VENDEDORA. NA FESTA DA IGREJA, LÍVIA VENDEU 25 LATAS DE REFRIGERANTE, TODAS PELO MESMO PREÇO. COM ESSA VENDA, LÍVIA ARRECADOU R$375,00. QUAL CÁLCULO VOCÊ DEVE FAZER PARA SABER O PREÇO DE CADA REFRIGERANTE VENDIDO POR LÍVIA?
QUESTÃO 3
ABAIXO TEM DUAS COLUNAS COM OPERAÇÕES MATEMÁTICAS. SUA TAREFA É COMBINAR CADA OPERAÇÃO MATEMÁTICA À ESQUERDA COM A SUA INVERSA À DIREITA.
SOMAR 12.
MULTIPLICAR POR 3.
DIVIDIR POR 6.
SUBTRAIR 25.
SOMAR 25.
MULTIPLICAR POR 6.
DIVIDIR POR 3.
SUBTRAIR 12.
QUESTÃO 4
OBSERVE A IMAGEM
FONTE: NÚMERO DESCONHECIDO – PRODUZIDO EM DESENHOS GOOGLE.
O VALOR QUE DEVE SUBSTITUIR O PONTO DE INTERROGAÇÃO (?), É
(A) 480.
(B) 560.
(C) 640.
(D) 720.
QUESTÃO 5
MARCOS É RESPONSÁVEL PELA COMPRA DE MATERIAL DO ESCRITÓRIO ONDE TRABALHA. NO ÚLTIMO PEDIDO PARA A PAPELARIA, MARCOS COMPROU 120 RESMAS DE PAPEL. LOGO PERCEBEU UM ENGANO NO SEU PEDIDO. ESSA QUANTIDADE ERA O DOBRO DA QUANTIDADE NECESSÁRIA. A QUANTIDADE CORRETA DE RESMAS QUE MARCOS DEVERIA PEDIR ERA
(A) 40.
(B) 50.
(C) 60.
(D) 240.
AUTORIA | CRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0207) Identificar e utilizar as operações inversas de adição e subtração, bem como da multiplicação e divisão. (EJALP0251) Compreender o sentido contextual da palavra e o seu significado no dicionário. |
REFERÊNCIAS | GARCIA, CÁSSIA de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada, Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo. |