You are currently viewing MATEMÁTICA – O QUE FALTA NESSA SEQUÊNCIA?
FONTE: SEQUÊNCIAS REGULARES - PRODUZIDA NO CANVA.COM - URL https://www.canva.com/design/DAF_UdSawWk/CvJEDs8gveJfAMiVGPCHHQ/view?utm_content=DAF_UdSawWk&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor

MATEMÁTICA – O QUE FALTA NESSA SEQUÊNCIA?

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, INTEGRADA COM CIÊNCIAS, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


PADRÕES E SEQUÊNCIAS REGULARES

OBSERVE ESSAS SEQUÊNCIAS:

FONTE: SEQUÊNCIAS REGULARES – PRODUZIDA NO CANVA.COM – URL https://www.canva.com/design/DAF_UdSawWk/CvJEDs8gveJfAMiVGPCHHQ/view?utm_content=DAF_UdSawWk&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor

ESSAS SEQUÊNCIAS SÃO CHAMADAS DE SEQUÊNCIAS REGULARES PORQUE EXISTE UM PADRÃO ESPECÍFICO. PADRÃO É ALGO QUE SE REPETE DE MANEIRA LÓGICA E REGULAR. 

COMPREENDER O PADRÃO DE REPETIÇÃO É ÚTIL PARA VÁRIAS COISAS COMO

  • SABER QUAL É A POSIÇÃO DE CADA ELEMENTO NA SEQUÊNCIA;
  • IDENTIFICAR QUAL É O PRÓXIMO ELEMENTO NA SEQUÊNCIA;
  • IDENTIFICAR QUAL ELEMENTO ESTÁ FALTANDO NA SEQUÊNCIA. 

TENTE IDENTIFICAR QUAIS ELEMENTOS ESTÃO FALTANDO NESSAS SEQUÊNCIAS?

______ – 3 – 5 – 7 – 9 – 11 – ______

FONTE: DIAS DA SEMANA 1 – PRODUZIDO NO CANVA.COM

RESPOSTAS:

1 – 3 – 5 – 7 – 9 – 11 – 13

FONTE: PRODUZIDO NO GOOGLE DESENHOS.
FONTE: DIAS DA SEMANA – PRODUZIDA NO CANVA.COM

BOM ESTUDO!

QUESTÃO 1

O FILHO DE LUIZA PRECISA TOMAR UMA MEDICAÇÃO A CADA 6 HORAS. ELA ANOTOU SOMENTE O PRIMEIRO E O ÚLTIMO HORÁRIOS DA MEDICAÇÃO. COMPLETE A SEQUÊNCIA DE HORÁRIOS PARA LUIZA.

0:00 HORAS – ____:____ HORAS – ____:____ HORAS – 18:00 HORAS.

QUESTÃO 2

GUSTAVO VAI FAZER ATIVIDADE FÍSICA TRÊS VEZES NA SEMANA: SEGUNDA, QUARTA E SEXTA. OS DIAS DA SEMANA EM QUE GUSTAVO NÃO FARÁ ATIVIDADE FÍSICA SÃO

(A) SEGUNDA, TERÇA E QUARTA. 

(B) TERÇA, QUINTA, SÁBADO E DOMINGO.

(C) TERÇA, QUINTA E SÁBADO.

(D) SEGUNDA, TERÇA E SÁBADO.

QUESTÃO 3

A PROFESSORA PEDIU AOS ESTUDANTES ESCREVEREM EM SEUS CADERNOS  OS NÚMEROS ÍMPARES. UM ESTUDANTE ESCREVEU CORRETAMENTE OS TRÊS PRIMEIROS NÚMEROS DESSA SEQUÊNCIA: 1 – 3 – 5

O PRÓXIMO NÚMERO DESSA SEQUÊNCIA É

(A) 4.

(B) 5.

(C) 7.

(D) 9.

QUESTÃO 4

IDENTIFIQUE O QUE FALTA EM CADA SEQUÊNCIA. DEPOIS, COMPLETE AS SEQUÊNCIAS COM OS ELEMENTOS FALTANTES.

B) 1 – 2 – 3 – 4 – ____ – 6 – ____ – 8 – 9 – ____.

QUESTÃO 5

ESCREVA AS SEQUÊNCIAS PEDIDAS:

A) OS CINCO PRIMEIROS MESES DO ANO. 

B) OS DIAS DA SEMANA. 

C) OS NÚMEROS NATURAIS A PARTIR DE 30 ATÉ 45.

AUTORIACRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
COMPONENTES CURRICULARESMATEMÁTICA E CIÊNCIAS
OBJETO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJAMA0116) Identificar e descrever elementos faltantes de uma sequência de números naturais, objetos ou figuras, em diferentes contextos.
(EJACI0101) Descrever e exemplificar o ciclo temporal cotidiano, composto por dias, semanas, meses e anos.
REFERENCIAL TEÓRICOLOPES, Tânia Isabel Duarte. Padrões no ensino básico. Faculdade de Ciências e Tecnologia – Departamento de Matemática, 2012. URL http://www.mat.uc.pt/~mat0717/public_html/Cadeiras/1Semestre/TrabalhoPadroes_TANIALOPES.pdf, consultado em 12/03/24.  

MENTALIDADES MATEMÁTICAS, A Matemática é a ciência dos padrões. Atualizado em 22/12/23 URL https://mentalidadesmatematicas.org.br/a-matematica-e-a-ciencia-dos-padroes/, consultado em 12/03/24. 

NUNES, DAVIANE. FORMAS GEOMÉTRICAS URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/formas-geometricas.htm, CONSULTADO EM 10/03/2022.