ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DA 1ª/2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ATIVIDADES
SEQUÊNCIA E ORDEM SÃO DOIS CONCEITOS IMPORTANTES E QUE ESTÃO PRESENTES NO NOSSO DIA A DIA. IMAGINE VOCÊ CHEGAR A UMA CONSULTA MÉDICA E NÃO TER UMA ORDEM E UMA SEQUÊNCIA NO ATENDIMENTO? DIFÍCIL ATÉ PENSAR NESSA SITUAÇÃO.
OS NÚMEROS OBEDECEM A UMA SEQUÊNCIA E PODEMOS ORDENÁ-LOS DE DIFERENTES MANEIRAS. A ORDENAÇÃO INDICARÁ A POSIÇÃO DO NÚMERO NA SEQUÊNCIA.
NESTA ATIVIDADE, APLIQUE O SEU CONHECIMENTO SOBRE ESSES CONCEITOS.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
NA CARTELA DO BINGO, OBSERVE OS NÚMEROS NAS COLUNAS B E I.
ESCREVA EM ORDEM CRESCENTE, OS NÚMEROS QUE APARECEM NA CARTELA ACIMA.
QUESTÃO 2
JOÃO MARCOU AS FÉRIAS PARA O MÊS DE JANEIRO.
AS FÉRIAS DE JOÃO COMEÇARAM NA SEGUNDA-FEIRA DA TERCEIRA SEMANA. QUAL É A DATA DE INÍCIO DAS FÉRIAS DE JOÃO?
QUESTÃO 3
NO CALENDÁRIO, JANEIRO É O PRIMEIRO MÊS DO ANO. RESPONDA:
A) QUAL É O TERCEIRO MÊS DO ANO?
B) QUAL É O DÉCIMO MÊS DO ANO?
QUESTÃO 4
NA FICHA ABAIXO, OS VALORES ESTÃO EM SEQUÊNCIA.
A FICHA ESTÁ INCOMPLETA.
RESPONDA:
A) QUAL É O PRIMEIRO NÚMERO DA SEQUÊNCIA?
B) OS NÚMEROS 45 E 70 TAMBÉM FAZEM PARTE DA SEQUÊNCIA. QUAL A POSIÇÃO QUE ESSES NÚMEROS OCUPAM NA FICHA?
C) ESSA SEQUÊNCIA É CRESCENTE OU DECRESCENTE? PORQUÊ?
SAIBA MAIS
ORDENAR É COLOCAR ALGO DE FORMA ORGANIZADA. E O QUE OS NÚMEROS TÊM A VER COM ORGANIZAÇÃO? OS NÚMEROS SÃO USADOS EM VÁRIAS SITUAÇÕES E UMA DELAS É DETERMINAR A ORDEM OU A POSIÇÃO QUE UM ELEMENTO OCUPA EM UMA SEQUÊNCIA. ASSISTA AO VÍDEO “NÚMEROS ORDINAIS” DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA E ENTENDA COMO UTILIZAR ESSE TIPO DE NUMERAÇÃO.
E COMO SERÁ QUE ISSO SE APLICA AO NOSSO DIA A DIA? ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, “NÚMEROS ORDINAIS”, E ENTENDA A FUNÇÃO DOS NÚMEROS ORDINAIS NO NOSSO COTIDIANO.
Acesse essa proposta didática (slides 18 e atividade 18) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/
REFERÊNCIAS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EAJAMA0119) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. |
HISTÓRIA | (EAJAHI0106) Reconhecer o seu pertencimento a um grupo social, família, comunidade, trabalho e conscientizar-se de sua identidade social. |
REFERÊNCIAS | LUIZ, Robson. Números ordinais. Escola kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/ordenando-os-numeros.htm, consultado em 28/06/2022. RIBEIRO, Paulo Roberto. Dicas de Português – Cardinais e Ordinais: aspectos dos números. Universidade Federal de Larvras – UFLA. URL https://www.ufla.br/dcom/2017/10/30/dicas-de-portugues-cardinais-e-ordinais-aspectos-do-numero/, consultado em 28/07/2022. |