You are currently viewing MATEMÁTICA – NÚMEROS NATURAIS: ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE
FONTE: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - CANVA.COM

MATEMÁTICA – NÚMEROS NATURAIS: ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 1ª e 2ª Séries da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

ORDENAR OBJETOS, VALORES NUMÉRICOS É ALGO QUE FAZEMOS, ÀS VEZES, SEM PERCEBER. POR EXEMPLO, NUMA PESQUISA DE PREÇOS. A PROCURA DO MAIS BARATO, COMPARAMOS OS PREÇOS ENCONTRADOS E OS ORGANIZAMOS DO MENOR PARA O MAIOR – ORDEM CRESCENTE DE VALORES.

AO ORDENAR VALORES, PODEMOS PERCEBER SE EXISTEM OU NÃO PADRÕES NA SEQUÊNCIA, IDENTIFICAR ELEMENTOS QUE ESTEJAM FALTANDO. ISTO É QUE PROPÕE ESTA ATIVIDADE.

BOM ESTUDO!

FONTE: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – CANVA.COM

QUESTÃO 1

A SEQUÊNCIA DE NÚMEROS A SEGUIR, ESTÁ INCOMPLETA. OBSERVE COMO A SEQUÊNCIA FOI CONSTRUÍDA E RESPONDA AO QUE SE PEDE.

A) ESTA SEQUÊNCIA ESTÁ EM ORDEM CRESCENTE OU DECRESCENTE?

B) QUAIS SÃO OS NÚMEROS QUE FALTAM NA SEQUÊNCIA ACIMA?

QUESTÃO 2

QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS NÚMEROS NAS SEQUÊNCIAS?

QUESTÃO 3

LEIA COM ATENÇÃO O QUADRO ABAIXO E RESPONDA AO QUE SE PEDE.

FONTE: ACERVO PRÓPRIO

A) VIDA ÚTIL É O TEMPO ESTIMADO DE FUNCIONAMENTO DE UM PRODUTO. COMPARANDO A VIDA ÚTIL DAS LÂMPADAS ACIMA, ESCREVA-AS EM ORDEM CRESCENTE.

B) COMPARANDO O PREÇO MÉDIO DAS LÂMPADAS ACIMA, ESCREVA-AS EM ORDEM DECRESCENTE.

QUESTÃO 4

A QUALIDADE DO AR DE CERTA CAPITAL FOI MEDIDA DURANTE 4 SEMANAS. OS RESULTADOS ESTÃO NA TABELA ABAIXO.

FONTE: DADOS HIPOTÉTICOS

A) QUAL SEMANA TEVE A MENOR QUANTIDADE DE PARTÍCULAS SUSPENSAS NO AR?

B) QUAL SEMANA TEVE A MAIOR QUANTIDADE DE PARTÍCULAS SUSPENSAS NO AR?

C) ESCREVA OS RESULTADOS EM ORDEM DECRESCENTE.

SAIBA MAIS

SERÁ QUE USAMOS ORDENAR VALORES NUMÉRICOS EM ALGUMA SITUAÇÃO COTIDIANA? ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, “ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE” E VEJA EM QUE SE APLICA A ORDENAÇÃO DE VALORES.

FONTE: ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE – CANAL YOUTUBE PROFESSORA CRISTIANE SOUZA

A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS É UM TEMA DE INTERESSE DE TODOS. MESMO AS PEQUENAS AÇÕES DE CADA CIDADÃO, COOPERAM PARA O USO MAIS RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS, COMBATER A ESCASSEZ DESSES RECURSOS, GERAR ECONOMIA PARA O CONSUMIDOR TAMBÉM. AO COMPRAR UM ELETRODOMÉSTICO, POR EXEMPLO, É INDICADO BUSCAR AQUELE QUE ALIE PREÇO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA (CUMPRE O SEU PAPEL GASTANDO MENOS ENERGIA ELÉTRICA). E VOCÊ SABE COMO CALCULAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UM APARELHO ELÉTRICO? ASSISTA AO VÍDEO “EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, COMO CALCULAR?”, DO CANAL DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA.

Componente curricular Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0119) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
Geografia(EAJAGE0113) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza.
ReferênciasKHAN ACADEMIA. Ordenar números naturais. URL https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/numeros-soma-e-subtracao-4ano/numeros-naturais/a/ordenar-numeros-naturais, consultado em 17/09/2022.