You are currently viewing MATEMÁTICA – NÚMEROS DECIMAIS: COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO
Fonte: Instrumentos ópticos - produzido no canva.com.

MATEMÁTICA – NÚMEROS DECIMAIS: COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes do 3º período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


NÚMEROS DECIMAIS: COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO

Fonte: Instrumentos ópticos – produzido no canva.com.

O número decimal é formado por duas partes: parte inteira e parte decimal. A parte inteira é separada da parte decimal por uma vírgula. O uso de números decimais é muito comum no cotidiano. Preços, distâncias, pesos e outras medições são valores que podem ser escritos na forma decimal.

Fonte: Números decimais no cotidiano – produzido no canva.com

No número 124,89:

Fonte: Partes dos decimais – produzido em Google Desenhos.

No quadro valor de lugar:

Fonte: Quadro Valor de Lugar Números Decimais – produzido em Google Desenhos.

O valor dos algarismos que formam o número depende da posição que ocupam. O número acima é composto por 

1 centena, 2 dezenas, 4 unidades, 8 décimos e 9 centésimos. 

Na decomposição, o número é escrito por uma sequência de adições e multiplicações, conforme ordens e classes que o compõem. Assim:

QUESTÃO 1

A distância entre o Sol e o planeta Netuno é de cerca de 4,5 bilhões de km (quilômetros). Já a distância entre Sol e planeta Saturno é cerca de 1,43 bilhões de km (quilômetros). 

A) Escreva os números 4,5 e 1,43 no quadro valor de lugar a seguir.

B) Qual desses planetas está mais distante do Sol?

QUESTÃO 2

A professora escreveu no quadro a decomposição de um número da seguinte forma: 7 dezenas + 4 unidades + 8 décimos + 3 centésimos. Este número é

(A) 7.483.

(B) 748,3.

(C) 74,83.

(D) 7,483.

QUESTÃO 3

O número 226,74 é decimal. O algarismo que ocupa a ordem dos centésimos é

(A) 4

(B) 7

(C) 6

(D) 2

QUESTÃO 4

Junior é entregador e hoje, ao final do dia de trabalho, observou que percorreu 123,54 km (quilômetros). Decomponha o número 123,54.

AutoriaCristiane Soares de Souza, Licenciatura em Matemática.
Componentes CurricularesMatemática e Ciências.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0302) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e decomposição e a reta numérica;
(EJACI0312) Reconhecer os instrumentos ópticos desenvolvidos para observação do céu, bem como sua importância no desenvolvimento tecnológico.
ReferênciasGARCIA, Cássia de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada,  Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo.

KHAN ACADEMIA BRASIL, Valor posicional em números decimais. URL https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/arith-decimals/x18ca194a:decimal-place-value-intro/v/place-value-with-decimals,  consultado em 29/06/2023.