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Matemática – Noções básicas de triângulos

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 5º Período (6ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Por que estudar os triângulos?

De uma forma bem simples e do nosso dia-a-dia, estudar triângulos nos ajuda a medir distâncias, planejar espaços, montar móveis, entender direções e mapas, isso torna as nossas vidas mais interessantes e convenientes.

Imagem: canva.com/triângulos_ https://l1nk.dev/BesVN

A definição de triângulos

Os triângulos são figuras geométricas planas, fechadas que contém 3 lados, 3 vértices e 3 ângulos.

Veja a figura.

Imagem do autor produzida no Geogebra

Lados: AB, AC e BC

Vértices: A, B e C.

Ângulos: alfa, beta e gama.

Imagem do autor produzida no Geogebra

Quaisquer 3 medidas formam um triângulo?

A resposta é não. 

Para que três medidas  formem um triângulo, a soma de duas medidas quaisquer deve ser maior do que a outra medida.

Essa condição é conhecida como a Condição de Existência de Triângulos (ou Desigualdade Triangular).

Por exemplo:

  • Verificar se as medidas 3cm, 5cm e 6cm formam um triângulo.

3 + 5 > 6 (ok)

3 + 6 > 5 (ok)

5 + 6 > 3 (ok)

As medidas formam um triângulo.

  • Verificar se as medidas 4cm, 5cm e 10cm formam um triângulo.

4 + 10 > 5 (ok)

5 + 10 > 4 (ok)

4 + 5 > 10 (falso)

As medidas não formam um triângulo. 

OBS: Podemos dizer também que, a maior medida deve ser menor do que a soma das outras medidas.

Quanto deve ser a soma dos ângulos internos de um triângulo?

Essa é uma propriedade importantíssima dos triângulos.

A soma dos ângulos internos de um triângulo deve ser igual a 180°.

Por exemplo:

No triângulo da figura acima, a soma dos 3 ângulos internos é igual a 180°. 

  • 61° + 91° + 28° = 180°.

Um problema para finalizar

Em um triângulo, um ângulo mede 30 graus e o segundo ângulo mede o triplo do primeiro. Qual é a medida do terceiro ângulo?

1° ângulo = 30°

2° ângulo = 3.30º = 90º

3° ângulo = 180° – 30° – 90° = 60°

Ficamos por aqui, espero que eu tenha ajudado.

Agora vamos para a atividade.

QUESTÃO 01

João é carpinteiro e precisa construir um triângulo. Ele possui três pedaços de madeira medindo 90 centímetros, 50 centímetros e 30 centímetros. Verifique se ele pode usá-los para formar um triângulo.

QUESTÃO 02

Em um triângulo, um ângulo mede 40° graus e outro ângulo mede o dobro do primeiro. Qual é a medida do terceiro ângulo?

QUESTÃO 03

Com três réguas de comprimentos 10cm, 12cm e 14cm 

(A) é possível construir um triângulo, pois a medida da maior régua é maior do que a soma das medidas das outras duas.

(B) não é possível formar um triângulo, pois a medida da maior régua não é menor do que a soma das outras duas. 

(C) pode-se formar um triângulo com apenas 2 réguas. 

(D) é possível formar um triângulo.

QUESTÃO 04

Se a medida de um ângulo interno de um triângulo é de 120 graus e a medida do segundo ângulo é o dobro da medida do terceiro, então podemos afirmar que a medida dos outros dois ângulos é igual a 

(A) 70 graus e 35 graus.

(B) 30 graus e 60 graus.

(C) 50 graus e 100 graus.

(D) 40 graus e 20 graus.

SAIBA MAIS

Assista os vídeos no canal do prof. Hélio e aprenda um pouco mais.

Canal do Prof. Hélio <YouTube>

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AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de Aprendizagem e Conteúdos(EJAMA0519) Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados (desigualdade triangular) e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 8° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 8° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018.