You are currently viewing MATEMÁTICA – MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: APLICAÇÕES
FONTE: ECONOMIZAR - CANVA.COM

MATEMÁTICA – MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: APLICAÇÕES

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

Economia é a palavra de ordem quando se fala em crise ou inflação. Pesquisar a melhor oferta não só em estabelecimentos, mas entre marcas de produtos. O ideal é comprar a melhor marca que ofereça o melhor preço. As promoções com combo de produtos podem ser uma boa opção, mas mesmo assim, exige que o cidadão esteja atento aos valores e saiba fazer alguns cálculos para conferir se não está sendo lesado. 

Nessa proposta de atividade, o convite é para refletir sobre algumas situações de compra, utilizando das operações matemáticas, multiplicação e divisão, para solucioná-las. 

Bom estudo!

FONTE: ECONOMIZAR – CANVA.COM

QUESTÃO 1

Pedro vai comprar sabonete líquido para a escola e encontra as seguintes opções:

FONTE: SABONETES LÍQUIDO – CANVA.COM

Qual delas oferece o melhor preço por litro de sabonete líquido?

QUESTÃO 2

Uma camiseta masculina é anunciada com a promoção: leve 3, pague 2. O valor dessa promoção é de R$69,00. Qual é o valor de cada uma das 3 camisetas nessa promoção?

FONTE: ACERVO PRÓPRIO

QUESTÃO 3

No Supermercado Dubairro, na seção de higiene, a promoção de hoje é: na compra de 2 frascos de shampoo Brilho Total, ganhe 1 condicionador da mesma marca. 

FONTE: ACERVO PRÓPRIO

De acordo com a imagem acima e observando os preços de cada produto, qual deve ser o preço da promoção, conforme foi anunciada?

QUESTÃO 4

Maurício quer comprar o refrigerante para a festa de aniversário do seu filho. Ele sabe que uma garrafa de refrigerante de 2 litros serve 5 pessoas. Quantas garrafas de 2 litros de refrigerante Maurício deve comprar para servir os 70 convidados?

SAIBA MAIS

Em diversas situações necessitamos somar, subtrair, multiplicar ou dividir. Conhecer e compreender as cada uma das operações matemáticas, é importante até para que tenhamos condições de resolvê-las seja com suporte tecnológico ou mentalmente. Aqui, seguem os vídeos “Multiplicação” e “Divisão – algoritmo da divisão”, da professora Cristiane Souza.

FONTE: MULTIPLICAÇÃO, CANAL YOUTUBE PROFESSORA CRISTIANE SOUZA

FONTE: DIVISÃO – ALGORITMO DA DIVISÃO, CANAL YOUTUBE PROFESSORA CRISTIANE SOUZA

Acesse essa proposta didática (slides 12 e atividade 12) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-4a-serie/

Componente Curricular Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0309) Resolver e elaborar situações-problema, envolvendo diferentes significados da multiplicação, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EAJAMA0310) Resolver e elaborar situações-problema de divisão, cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Língua Portuguesa(EAJALP0266) Identificar e produzir os gêneros do campo jornalístico.
ReferênciasSOUZA, Cássia Garcia de. et al. É bom aprender – Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, São Paulo, 2009, FTD.