Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ATIVIDADE
Economia é a palavra de ordem quando se fala em crise ou inflação. Pesquisar a melhor oferta não só em estabelecimentos, mas entre marcas de produtos. O ideal é comprar a melhor marca que ofereça o melhor preço. As promoções com combo de produtos podem ser uma boa opção, mas mesmo assim, exige que o cidadão esteja atento aos valores e saiba fazer alguns cálculos para conferir se não está sendo lesado.
Nessa proposta de atividade, o convite é para refletir sobre algumas situações de compra, utilizando das operações matemáticas, multiplicação e divisão, para solucioná-las.
Bom estudo!

QUESTÃO 1
Pedro vai comprar sabonete líquido para a escola e encontra as seguintes opções:

Qual delas oferece o melhor preço por litro de sabonete líquido?
QUESTÃO 2
Uma camiseta masculina é anunciada com a promoção: leve 3, pague 2. O valor dessa promoção é de R$69,00. Qual é o valor de cada uma das 3 camisetas nessa promoção?

QUESTÃO 3
No Supermercado Dubairro, na seção de higiene, a promoção de hoje é: na compra de 2 frascos de shampoo Brilho Total, ganhe 1 condicionador da mesma marca.

De acordo com a imagem acima e observando os preços de cada produto, qual deve ser o preço da promoção, conforme foi anunciada?
QUESTÃO 4
Maurício quer comprar o refrigerante para a festa de aniversário do seu filho. Ele sabe que uma garrafa de refrigerante de 2 litros serve 5 pessoas. Quantas garrafas de 2 litros de refrigerante Maurício deve comprar para servir os 70 convidados?
SAIBA MAIS
Em diversas situações necessitamos somar, subtrair, multiplicar ou dividir. Conhecer e compreender as cada uma das operações matemáticas, é importante até para que tenhamos condições de resolvê-las seja com suporte tecnológico ou mentalmente. Aqui, seguem os vídeos “Multiplicação” e “Divisão – algoritmo da divisão”, da professora Cristiane Souza.
Acesse essa proposta didática (slides 12 e atividade 12) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-4a-serie/
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0309) Resolver e elaborar situações-problema, envolvendo diferentes significados da multiplicação, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EAJAMA0310) Resolver e elaborar situações-problema de divisão, cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0266) Identificar e produzir os gêneros do campo jornalístico. |
Referências | SOUZA, Cássia Garcia de. et al. É bom aprender – Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, São Paulo, 2009, FTD. |