You are currently viewing MATEMÁTICA: MULTIPLICAÇÃO DE NÚMERO DECIMAL POR UM NÚMERO NATURAL
FONTE: NÚMEROS DECIMAIS - OLHA O ANÚNCIO - PRODUZIDA NO CANVA.COM

MATEMÁTICA: MULTIPLICAÇÃO DE NÚMERO DECIMAL POR UM NÚMERO NATURAL

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes do 3º período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.



FONTE: NÚMEROS DECIMAIS – OLHA O ANÚNCIO – PRODUZIDA NO CANVA.COM

MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS POR UM NÚMERO NATURAL

A  multiplicação é uma operação matemática e representa a soma de valores iguais. Veja só esse exemplo, são 4 pilhas com 3 caixas em cada uma. O total de caixas pode ser calculado assim:

Existem situações do cotidiano que envolvem números decimais e é importante saber resolver as operações matemáticas com esse tipo de número. Veja só essa situação!

Multiplicação entre número decimal e número natural

Um fabricante de suco de laranja armazena as garrafas em caixas para facilitar o transporte. Em uma caixa cabem 8 garrafas com 2,5 litros de suco. Como calcular o total de litros de suco que contém em cada caixa?

Simples, é preciso multiplicar a quantidade de garrafas que cabem na caixa pela quantidade de suco, em litros, que contém em cada uma dessas garrafas. Veja!

2,5 x 8 = 20,0 litros.

Veja essa outra situação. Cada garrafa de suco de laranja vai ser vendida por R$9,75. Qual é o total a ser pago por 8 garrafas desse suco?

O total a ser pago pode ser calculado multiplicando a quantidade de garrafas de suco vendidas pelo preço de cada uma delas. 

9,75 x 8 = 20,0 litros.

Bom estudo!

QUESTÃO 1

Cássia foi ao MERCADINHO e antes de começar a comprar, conferiu as ofertas. 

Fonte: Folheto de supermercado – Mercadinho, produzida em canva.com.

A) Quanto Cássia pagará se comprar 6 caixas de leite?

B) Quanto Cássia pagará por 3 quilos de cebola roxa?

QUESTÃO 2

Cássia comprou 4 garrafas de suco de laranja. Cada garrafa tem 1,5 litros de suco. No total, Cássia comprou

(A) 4 litros de suco de laranja.

(B) 5 litros de suco de laranja.

(C) 6 litros de suco de laranja.

(D) 7 litros de suco de laranja.

QUESTÃO 3

Gustavo trabalha como estoquista em um supermercado. Hoje ele precisa guardar as 9 caixas dos produtos que chegaram nas prateleiras. Cada caixa pesa 4,2 quilos.

Fonte: Caixas na prateleira, produzida em canva.com.

QUESTÃO 4

O consumo de carne bovina no Brasil vem diminuindo nos últimos anos. Em 2022, o consumo de carne bovina foi equivalente a 24,2 quilos por habitante. 

(Fonte: Agência Brasil – 31/03/23, Consumo de carne bovina no Brasil atinge o menor nível em 18 anos,  https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-03/consumo-de-carne-bovina-no-brasil-atinge-menor-nivel-em-18-anos-0#:~:text=No%20ano%20passado%2C%20o%20consumo,per%20capita%20(por%20habitante).

A) Quantas pessoas moram com você?

B) Suponha que todas essas pessoas que moram com você comem carne bovina. E que, cada uma delas tenha consumido 24,2 quilos de carne bovina no ano de 2022. Como você calcularia o total de carne bovina consumido na sua casa no ano de 2022?

AUTORIA:CRISTIANE S SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
COMPONENTES CURRICULARES:MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:(EAJAMA0308) Resolver situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita.
(EJALP0314) Reconhecer a função social de textos em diferentes campos da vida.
REFERÊNCIAS:GARCIA, Cássia de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada,  Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo.
LUIZ, Robson. Números decimais. Escola Kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/numeros-decimais.htm, consultado em 01/12/2022.