You are currently viewing MATEMÁTICA: MEDIDAS DE COMPRIMENTO E SUAS TRANSFORMAÇÕES
FONTE: MEDINDO DISTÂNCIAS - CANVA.COM

MATEMÁTICA: MEDIDAS DE COMPRIMENTO E SUAS TRANSFORMAÇÕES

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


FONTE: MEDINDO DISTÂNCIAS – CANVA.COM
FONTE: MEDIDAS DE COMPRIMENTO E SUAS TRANSFORMAÇÕES – SME/NEC.

MEDIDAS DE COMPRIMENTO E SUAS TRANSFORMAÇÕES


PARA MEDIR DISTÂNCIAS OU TAMANHOS DE OBJETOS E PESSOAS, USAMOS AS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO. A PRINCIPAL UNIDADE DE MEDIDA DE COMPRIMENTO É O METRO (M). EXISTEM OUTRAS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO. ALGUMAS SERVEM PARA MEDIR PEQUENAS DISTÂNCIAS E OUTRAS PARA MEDIR DISTÂNCIAS MAIORES.

FONTE: MEDINDO DISTÂNCIAS – PRODUZIDA NO CANVA.COM
  • O QUILÔMETRO (KM) É UMA UNIDADE DE MEDIDA MAIOR QUE O METRO. USADA PARA MEDIR GRANDES OBJETOS OU GRANDES DISTÂNCIAS. POR EXEMPLO: A DISTÂNCIA ENTRE DUAS CIDADES. 
  • O CENTÍMETRO (CM) É UMA UNIDADE DE MEDIDA MENOR QUE O METRO. É USADA PARA MEDIR OBJETOS PEQUENOS OU DISTÂNCIAS CURTAS, COMO OS LADOS DE UM PORTA-RETRATO, UMA FOLHA DE PAPEL. 
  • O MILÍMETRO (MM) É OUTRA UNIDADE DE MEDIDA MENOR QUE O METRO. É USADA PARA MEDIR OBJETOS BEM PEQUENOS COMO A ESPESSURA DE UM PARAFUSO. 

EXISTE UMA RELAÇÃO ENTRE AS UNIDADES DE MEDIDA: 

  • 1 METRO (M) É IGUAL A 100 CENTÍMETROS (CM).
  • 1 CENTÍMETRO (CM) É IGUAL A 10 MILÍMETROS (MM)
  • 1 QUILÔMETRO (KM) É IGUAL A 1.000 METROS (M).

QUESTÃO 1

PAULO USOU UMA RÉGUA PARA MEDIR A LARGURA DE UMA PORTA. PAULO ENCONTROU COMO RESULTADO A MEDIDA DE 300 CENTÍMETROS. TERIA SIDO MAIS ADEQUADO SE PAULO TIVESSE USADO O METRO PARA FAZER ESSA MEDIÇÃO. CONVERTENDO ESSA MEDIDA PARA METROS, A LARGURA DA PORTA É 

(A) 300 METROS.

(B) 30 METROS. 

(C) 3 METROS.

(D) 10 METROS.

QUESTÃO 2

LUANA MUDOU DE RESIDÊNCIA PARA FICAR MAIS PERTO DO SEU TRABALHO. A DISTÂNCIA ENTRE A NOVA CASA E O TRABALHO É DE 7 QUILÔMETROS (KM). EM METROS, ESSA MEDIDA É O MESMO QUE

(A) 7.000 METROS.

(B) 700 METROS.

(C) 70 METROS.

(D) 7 METROS.

QUESTÃO 3

DIOGO FAZ CAMINHADA NA PRAÇA DO BAIRRO. UMA VOLTA COMPLETA NA PRAÇA MEDE 800 METROS E DIOGO FAZ 5 VOLTAS COMPLETAS NA PRAÇA, TODOS OS DIAS. 

A) QUANTOS METROS DIOGO CAMINHA EM VOLTA DESSA PRAÇA?

B) TRANSFORME A MEDIDA DA CAMINHADA DE METROS PARA QUILÔMETROS. 

QUESTÃO 4

QUILÔMETRO, METRO, CENTÍMETRO E MILÍMETRO SÃO UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO. INDIQUE QUAL DESSAS MEDIDAS É A MAIS ADEQUADA PARA MEDIR

A) A DISTÂNCIA PERCORRIDA POR UM ENTREGADOR EM UM DIA DE TRABALHO.

B) A QUANTIDADE DE TECIDO QUE UM TAPECEIRO VAI GASTAR PARA REFORMAR UM SOFÁ. 

C) A BITOLA (ESPESSURA) DE UM PARAFUSO QUE O MARCENEIRO VAI USAR.

AUTORIACRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
COMPONENTES CURRICULARESMATEMÁTICA E GEOGRAFIA.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJAMA0227) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais;
(EJAGE0207) Compreender a função social dos diversos tipos de atividades no campo e na cidade.
REFERÊNCIASGARCIA, Cássia de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada,  Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo.