ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
MEDIDAS DE COMPRIMENTO E SUAS TRANSFORMAÇÕES
PARA MEDIR DISTÂNCIAS OU TAMANHOS DE OBJETOS E PESSOAS, USAMOS AS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO. A PRINCIPAL UNIDADE DE MEDIDA DE COMPRIMENTO É O METRO (M). EXISTEM OUTRAS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO. ALGUMAS SERVEM PARA MEDIR PEQUENAS DISTÂNCIAS E OUTRAS PARA MEDIR DISTÂNCIAS MAIORES.
- O QUILÔMETRO (KM) É UMA UNIDADE DE MEDIDA MAIOR QUE O METRO. USADA PARA MEDIR GRANDES OBJETOS OU GRANDES DISTÂNCIAS. POR EXEMPLO: A DISTÂNCIA ENTRE DUAS CIDADES.
- O CENTÍMETRO (CM) É UMA UNIDADE DE MEDIDA MENOR QUE O METRO. É USADA PARA MEDIR OBJETOS PEQUENOS OU DISTÂNCIAS CURTAS, COMO OS LADOS DE UM PORTA-RETRATO, UMA FOLHA DE PAPEL.
- O MILÍMETRO (MM) É OUTRA UNIDADE DE MEDIDA MENOR QUE O METRO. É USADA PARA MEDIR OBJETOS BEM PEQUENOS COMO A ESPESSURA DE UM PARAFUSO.
EXISTE UMA RELAÇÃO ENTRE AS UNIDADES DE MEDIDA:
- 1 METRO (M) É IGUAL A 100 CENTÍMETROS (CM).
- 1 CENTÍMETRO (CM) É IGUAL A 10 MILÍMETROS (MM)
- 1 QUILÔMETRO (KM) É IGUAL A 1.000 METROS (M).
QUESTÃO 1
PAULO USOU UMA RÉGUA PARA MEDIR A LARGURA DE UMA PORTA. PAULO ENCONTROU COMO RESULTADO A MEDIDA DE 300 CENTÍMETROS. TERIA SIDO MAIS ADEQUADO SE PAULO TIVESSE USADO O METRO PARA FAZER ESSA MEDIÇÃO. CONVERTENDO ESSA MEDIDA PARA METROS, A LARGURA DA PORTA É
(A) 300 METROS.
(B) 30 METROS.
(C) 3 METROS.
(D) 10 METROS.
QUESTÃO 2
LUANA MUDOU DE RESIDÊNCIA PARA FICAR MAIS PERTO DO SEU TRABALHO. A DISTÂNCIA ENTRE A NOVA CASA E O TRABALHO É DE 7 QUILÔMETROS (KM). EM METROS, ESSA MEDIDA É O MESMO QUE
(A) 7.000 METROS.
(B) 700 METROS.
(C) 70 METROS.
(D) 7 METROS.
QUESTÃO 3
DIOGO FAZ CAMINHADA NA PRAÇA DO BAIRRO. UMA VOLTA COMPLETA NA PRAÇA MEDE 800 METROS E DIOGO FAZ 5 VOLTAS COMPLETAS NA PRAÇA, TODOS OS DIAS.
A) QUANTOS METROS DIOGO CAMINHA EM VOLTA DESSA PRAÇA?
B) TRANSFORME A MEDIDA DA CAMINHADA DE METROS PARA QUILÔMETROS.
QUESTÃO 4
QUILÔMETRO, METRO, CENTÍMETRO E MILÍMETRO SÃO UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO. INDIQUE QUAL DESSAS MEDIDAS É A MAIS ADEQUADA PARA MEDIR
A) A DISTÂNCIA PERCORRIDA POR UM ENTREGADOR EM UM DIA DE TRABALHO.
B) A QUANTIDADE DE TECIDO QUE UM TAPECEIRO VAI GASTAR PARA REFORMAR UM SOFÁ.
C) A BITOLA (ESPESSURA) DE UM PARAFUSO QUE O MARCENEIRO VAI USAR.
AUTORIA | CRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA E GEOGRAFIA. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0227) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais; (EJAGE0207) Compreender a função social dos diversos tipos de atividades no campo e na cidade. |
REFERÊNCIAS | GARCIA, Cássia de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada, Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo. |