You are currently viewing MATEMÁTICA – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS

MATEMÁTICA – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 2º período (3ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos. 

Fonte: Comunicação – canva.com

As tabelas são quadros usados para apresentar dados numéricos. Nas tabelas, os dados são distribuídos em linhas (horizontais) e colunas (verticais). As tabelas simples possuem apenas duas informações. Veja o exemplo abaixo que relaciona o tipo de meio de comunicação ao número de estudantes que o escolheu.

Observando a tabela, é fácil perceber que o celular é o meio de comunicação mais usados pelos estudantes. Isto porque 12 estudantes escolheram o celular como meio de comunicação preferido. O menos usado é o rádio que foi escolhido por apenas 1 estudante. 

As tabelas de dupla entrada são usadas para representar mais de duas informações. Veja o exemplo da tabela abaixo que relaciona o meio de comunicação ao número de alunos da 3ª série e o número de alunos da 4ª série que o escolheu.

A tabela acima demonstra que o celular foi o meio de comunicação mais citado pelos estudantes das duas turmas. O menos citado nas turmas, foi o rádio. 

Gráficos:

Os dados contidos em uma tabela podem ser representados também na forma gráfica. O gráfico serve como ilustração dos dados da tabela. Existem vários modelos de gráficos. Vejamos dois modelos usando as tabelas acima. 

Bom estudo!

QUESTÃO 1

Uma organização não governamental (ONG) oferece refeições para pessoas em vulnerabilidade. A tabela registra a quantidade de refeições servidas nos 5 primeiros meses do ano.

Observando a tabela, responda:

a) Em qual mês foi servido o maior número de refeições?

b) Em qual mês foi servido o menor número de refeições?

c) Quantas refeições foram servidas no trimestre?

QUESTÃO 2

Um professor perguntou aos estudantes da EJA: Entre TV e Internet, qual desses meios de comunicação você prefere para se manterem informados? 

Os resultados estão na tabela a seguir:

O número de estudantes do 1º período que preferem a TV como a principal fonte de informação é 

(A) 8

(B) 5

(C) 7

(D) 12

QUESTÃO 3

Marcos usa muito as redes sociais. E uma dessas redes mostrou o tempo (em horas) que Marcos passava no aplicativo, por semana. 

 

Marcos passou mais tempo no aplicativo na 

(A) 1ª semana.

(B) 2ª semana.

(C) 3ª semana. 

(D) 4ª semana.

QUESTÃO 4

No posto de saúde, a enfermeira registra em um caderno, o número de pessoas vacinadas por dia. Veja só as anotações dos últimos dias.

Fonte: Acervo pessoal

a) Crie uma tabela para registrar os dados acima. 

b) Represente os dados em um gráfico.

SAIBA MAIS

Para te ajudar com essa atividade, relembrando tabelas e gráficos, segue abaixo vídeo “Tabela Dupla Entrada e Gráfico Colunas Agrupadas”, do canal da professora Cristiane Souza, no YouTube.

Fonte: Tabela de dupla entrada e alguns tipos de gráficos – YouTube, canal da professora Cristiane Souza.

Fica como sugestão, o vídeo do canal da professora Cristiane Souza, que ilustra a evolução dos meios de comunicação ao longo do tempo. As mudanças nas comunicações se adequaram às necessidades humanas e recursos disponíveis a cada época, como também influenciaram a forma como o homem se expressa e se relaciona com o mundo. Assista-o.


AutoriaCristiane S de Souza, licenciatura em Matemática.
Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0231) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas, utilizando termos como maior e menor frequência. 
(EAJAMA0232) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas. 
Geografia(EAJAGE0205) Perceber o impacto socioambiental do uso dos meios de transportes e comunicação na comunidade que está inserido.  
ReferênciasSOUSA, Rafaela. Meios de Comunicação. Mundo Educação, UOL. URL https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/meios-comunicacao.htm#:~:text=As%20primeiras%20formas%20de%20comunica%C3%A7%C3%A3o,como%20os%20hieroglifos%2C%20no%20Egito, consultado em 07/06/2022.

PARMEGIANI, Rosalice. Tratamento da Informação nos Anos Iniciais. Ensinando Matemática. URL https://www.ensinandomatematica.com/tratamento-da-informacao-nos-anos-iniciais/, consultado em 08/06/2022.

LOURENÇO, Luana. Apesar de menos lidos, jornais têm mais confiança do leitor. Agência Brasil. URL https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/apesar-de-menos-lidos-jornais-tem-mais-confianca-do-leitor, consultado em 08/06/2022.