MATEMÁTICA – TABELAS E GRÁFICOS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

A representação gráfica de valores ou informações é um recurso importante e que possibilita ao leitor, melhor compreensão do que está sendo divulgado. Os gráficos são recursos muito usados em jornais e revistas. Saber ler e interpretar dados e informações em gráficos são habilidades importantes e que é preciso desenvolvê-las, pois são recursos usados frequentemente nos meios de comunicação e também, entre pessoas.

Nesta atividade, coloque em prática seus conhecimentos sobre a leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos.

Bom estudo!

Fonte: canva.com

QUESTÃO 1

Uma fábrica de sorvete registra graficamente, a quantidade de litros de sorvete vendidos, por sabores produzidos. Abaixo está um desses gráficos.

Fonte: Dados fictícios

A) Qual tipo de gráfico usado acima?

B) Qual sabor de sorvete vendeu mais?

C) Qual é a diferença entre as quantidades vendidas de sorvete de Chocolate e Creme holandês?

QUESTÃO 2

Joana trabalha na companhia de transporte público, numa das plataformas de embarque e desembarque. Uma das tarefas da Joana é registrar no sistema, a quantidade de pessoas que entram na plataforma Liberdade para embarcar nos ônibus. Os dados registrados por Joana essa semana, podem ser observados no gráfico abaixo.

Fonte: Dados fictícios

De acordo com o gráfico: 

A) Em quais dias da semana, a quantidade de pessoas que entraram na plataforma Liberdade foi maior que 4.000?

B) Quantas pessoas entraram na plataforma de segunda a quarta-feira?

C) Quantas pessoas entraram na plataforma a partir de quinta-feira?

QUESTÃO 3

Ricardo anota as despesas mensais em uma tabela como essa:

Fonte: Dados fictícios

A) Quanto Ricardo gastou do seu salário com as despesas que registrou na tabela?

B) Se você fosse sugerir para Ricardo um gráfico para representar as despesas do mês, qual tipo sugeriria?

QUESTÃO 4

No mural do Posto de Saúde do bairro, é possível ver o seguinte gráfico com dados da ação de multivacinação realizada na região. 

Fonte: Dados fictícios

A meta de vacinação é atingida quando a quantidade de pessoas que se espera vacinar é igual ao número de pessoas vacinadas. Segundo o gráfico:

A) Quais foram as vacinas aplicadas?

B) Para a Febre Amarela, a meta de vacinação foi atingida?

C) Para qual vacina, a meta de vacinação esteve mais perto de ser atingida? Explique sua resposta.

D) Qual vacina esteve mais distante de ser batida?

SAIBA MAIS

Nós, humanos, sempre utilizamos da imagem como um elemento de comunicação. Quando ainda não havia a escrita, os desenhos eram usados para contar sobre o modo de vida da época. Hoje, as imagens são usadas em diversas situações comunicativas. Na Matemática, por exemplo, os pictogramas são imagens usadas para representar dados em gráficos, ou em pictográficos, como mostrado no vídeo da professora Cristiane Souza, “Gráfico pictograma” que segue abaixo. Assista-o!

Acesse essa proposta didática (slides 14 e atividade 14) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-4a-serie/

Componente curricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0429) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos.
Geografia(EAJAGE0415) Identificar que tipos de trabalhos tem ligação intrínseca ao meio urbano.
ReferênciasSALLA, Fernanda. Nova Escola. Gráficos e tabelas para organizar informações. URL https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes, consultado em 28/10/2022.

BRASIL. Revisão de gráfico de imagens (pictogramas), Khan Academia Brasil. URL https://pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/analyzing-categorical-data/one-categorical-variable/a/picture-graphs-review, consultado em 28/10/2022.