You are currently viewing Matemática – Juros simples e compostos

Matemática – Juros simples e compostos

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 6º Período (8ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Juros simples e compostos

Uma reflexão

Os juros são pequenas taxas cobradas em empréstimos e financiamentos, têm um papel importante em nossas vidas. Podendo ser aliados, impulsionando sonhos e projetos, mas também podem ser uma armadilha, levando ao endividamento.

Imagem: canva.com/mercado financeiro

É essencial entender como os juros funcionam e usá-los com sabedoria, para não sermos escravos das dívidas e garantirmos uma vida financeira mais equilibrada.

Neste texto abordaremos dois tipos de Juros:

• Juros Simples.
  • Juros Compostos.

O que são Juros Simples?

Os juros simples são uma forma básica de cálculo de juros, em que o valor dos juros é calculado apenas sobre o valor inicial do empréstimo ou investimento. Isso significa que a taxa de juros é aplicada somente ao valor principal, sem levar em conta os juros acumulados ao longo do tempo.

Como calcular os juros simples?

Para calcular os juros simples, você precisa de três informações básicas:

• Capital = o valor inicial (ou principal) do empréstimo ou investimento;
  • i = a taxa de juros (porcentagem);
  • t = período de tempo.

A fórmula para calcular os juros simples

Costumamos determinar o montante ao final da transação, para isso basta adicionar o capital inicial com os juros.

E os juros compostos, como defini-los?

Ao contrário dos juros simples, os juros compostos são a forma de cálculo de juros em que os juros acumulados ao longo do tempo são incorporados ao valor principal, aumentando o montante total. Isso significa que os juros são calculados não apenas sobre o valor inicial, mas também sobre os juros já acumulados.

Como calcular os juros compostos?

O cálculo dos juros compostos são mais complicados e, na maioria das vezes, se faz necessário o uso de calculadoras.

Para calcular os juros compostos, você precisa das seguintes informações:

• Capital = o valor inicial (ou principal) do empréstimo ou investimento;
  • i = a taxa de juros (% já dividida por 100);
  • t = período de tempo.

A fórmula para calcular os juros compostos

OBS. À medida que o período de tempo aumenta, os cálculos vão ficando mais complicados, devido à potenciação. Nesse caso se faz necessário o uso de calculadoras.

Um conselho, se é que eu posso!

Pense antes de contrair empréstimos, busque informações e planeje suas finanças para evitar o peso dos juros.

Ficamos por aqui.

QUESTÃO 01

Uma pessoa que investir R $2.000,00 em um banco que oferece uma taxa de juros simples de 5% ao ano, ao final de 2 anos receberá

(A) R$ 100,00 de juros.

(B) R$ 200,00 de juros.

(C) R$ 400,00 de juros.

(D) R$ 500,00 de juros.

QUESTÃO 02

Uma pessoa aplicou R$ 1.500,00 em uma instituição financeira que paga juros simples de 12% ao ano.

Calcule:

A) Os juros acumulados ao final de 4 anos.

B) Qual será o montante após 6 anos anos.

QUESTÃO 03

João emprestou R$ 5.000,00 para Maria a uma taxa de juros compostos de 10% ao ano. Maria concordou em pagar o valor total após 2 anos. Ao final desse período, o montante total que Maria terá que pagar a João será de

(A) R$ 5.500,00

(B) R$ 5.800,00