You are currently viewing MATEMÁTICA – Intervalo de tempo
Fonte: intervalo de tempo - Canva

MATEMÁTICA – Intervalo de tempo

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 3ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

Já ouviu a expressão “tempo é dinheiro”? Pois bem, existe uma relação entre tempo e o valor do trabalho. Isto porque, o tempo (em horas) dedicados à execução de um serviço ou de uma atividade profissional é um dos elementos usados na determinação do valor do serviço ou remuneração da atividade realizada. 

Saber contar o tempo é uma necessidade, pois é dessa forma que as ações humanas são organizadas. Nessa atividade, coloque em prática o seu conhecimento sobre contagem do tempo e as relações entre as unidades de medida hora, minuto e segundos, resolvendo cada uma das situações apresentadas a seguir. 

Bom estudo!

Fonte: intervalo de tempo – Canva

QUESTÃO 1

Que horas são?

Leia com atenção as situações cotidianas a seguir e, para cada uma delas, indique qual relógio marca o horário indicado corretamente.

A) Alberto se levanta às seis horas da manhã.

Fonte: acervo próprio

B) Ana Luísa almoça ao meio-dia.

Fonte: acervo próprio

C) A aula começa às sete horas da noite.

Fonte: acervo próprio

D) Douglas chega em casa às dez e quinze da noite.

Fonte: acervo próprio

QUESTÃO 2

Marisa usa o transporte coletivo para ir ao trabalho. Segundo o aplicativo da companhia de transporte coletivo, a linha 020 é a melhor opção para Marisa. O ônibus passa a cada 12 min e o percurso até o trabalho pode ser feito em aproximadamente 42 min.

Fonte: RMTC Goiânia – URL https://www.rmtcgoiania.com.br/?v=desktop

A) Marisa perdeu o ônibus de 6:56h. A que horas passa o próximo ônibus da linha 020?

B) Se Marisa tivesse pego o ônibus às 6:56h, a que horas ela teria chegado no trabalho?

QUESTÃO 3

Cássio saiu de casa às 18:40h para ir ao supermercado, retornando às 20:18h. Quanto tempo Cássio permaneceu fora de casa?

QUESTÃO 4

A GO-060, no trecho que liga a cidade de Goiânia a Trindade, é também chamada de “Rodovia dos Romeiros”. É conhecida assim pela tradição da caminhada até a cidade de Trindade, durante a festa do Divino Pai Eterno. O percurso entre as duas cidades tem cerca de 18 km com 14 estações ou pontos de parada para os peregrinos. Nessas estações estão expostos painéis do artista plástico Omar Souto que retratam a Paixão de Cristo. Em cada painel, o artista inseriu a imagem de uma menina que representa Leide das Neves, vítima do acidente radioativo com Césio 137, falecida em 1987.

Fonte: Prefeitura de Trindade – Rodovia dos Romeiros.  https://trindade.go.gov.br/sing_turismo/rodovia-dos-romeiros/

Um grupo de amigos saiu de Goiânia às 5:25h caminhando pela Rodovia dos Romeiros. Chegaram em Trindade às 9:53h. Quanto tempo o grupo caminhou?

SAIBA MAIS

Seis horas da tarde ou 18 horas? Cada uma das formas apresentadas corresponde a um padrão de registro e leitura do tempo em horas. E ambos estão corretos. Assista ao vídeo “De olho no relógio”, do canal da professora Cristiane Souza, e entenda como são os padrões de registro das horas.

Fonte: YouTube, canal da professora Cristiane Souza, De olho no relógio.

Acesse essa proposta didática (slides 9 e atividade 9) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-3a-serie/

Componente Curricular Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0226) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo informando os horários de início e término de realização de uma atividade cotidiana e sua duração. 

(EAJAMA0227) Ler horas e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.  
História(EAJAHI0318) Identificar formas de organização do trabalho na cidade de Goiânia.  
Referencial teóricoBERGAMINI, Cristiane. Para conseguir contar o tempo, foi uma questão de tempo. Com Ciência, Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. URL https://www.comciencia.br/para-conseguir-contar-o-tempo-foi-uma-questao-de-tempo/#:~:text=A%20necessidade%20de%20contar%20o,de%20tempo%20para%20cada%20atividade., consultado em 02/08/2022.