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Fonte: intervalo de tempo - Canva

MATEMÁTICA – Intervalo de tempo

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 1º período (1ª / 2ª Séries) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: intervalo de tempo – Canva

INTERVALO DE TEMPO

MEDIR O TEMPO É ALGO MUITO IMPORTANTE NO NOSSO COTIDIANO. É ASSIM QUE CONSEGUIMOS SABER QUANTO TEMPO PRECISAMOS PARA REALIZAR UMA TAREFA, POR EXEMPLO. 

PARA CALCULAR UM INTERVALO DE TEMPO ENTRE DOIS ACONTECIMENTOS OU QUANTO TEMPO DUROU UMA AÇÃO, PRECISAMOS CONHECER OS HORÁRIOS DE INÍCIO E FIM. 

REGISTRO DAS HORAS:

SEGUEM DOIS PADRÕES, O DE 12 HORAS E O DE 24 HORAS.

PADRÃO DE 12 HORAS: 

O DIA É DIVIDIDO EM DOIS PERÍODOS DE 12 HORAS, COMO NO RELÓGIO ANALÓGICO. 

  • DE 00:00 HORAS (MEIA NOITE) ATÉ 12:00 HORAS (MEIO-DIA). NESTE CASO, O HORÁRIO VEM ACOMPANHADO DA SIGLA AM (ANTES DO MEIO-DIA);
  • A PARTIR DE 12:00 HORAS (MEIO-DIA) ATÉ 11:59 HORAS. NESTE CASO, O HORÁRIO VEM ACOMPANHADO DA SIGLA PM (PÓS MEIO-DIA).
FONTE: PADRÃO 12 HORAS – PRODUZIDA NO CANVA.COM

PADRÃO 24 HORAS:

O DIA É DIVIDIDO EM 24 HORAS QUE SÃO CONTADAS DE FORMA CONTÍNUA, A PARTIR DA MEIA-NOITE.

FONTE: PADRÃO 24 HORAS – PRODUZIDA NO CANVA.COM

CALCULANDO INTERVALO DE TEMPO:

O REGISTRO DE UM HORÁRIO CONSIDERA AS UNIDADES HORAS E MINUTOS. HÁ UMA OUTRA UNIDADE AINDA MENOR, OS SEGUNDOS, PORÉM, NÃO TEMOS O HÁBITO DE USAR ESSA MEDIDA NO REGISTRO DE UM HORÁRIO. 

VALE LEMBRAR:

  • 1 HORA = 60 MINUTOS;
  • 1 MINUTO = 60 SEGUNDOS. 

SITUAÇÃO 1: HORAS EXATAS

A PALESTRA COMEÇOU ÀS 19:00H E TERMINOU 22:00H. QUANTO TEMPO DUROU ESSA PALESTRA?

Fonte: Operação com horas exatas – produzida no canva.com

PALESTRA TEVE 3H DE DURAÇÃO.

SITUAÇÃO 2: HORAS NÃO EXATAS

A MANICURE TERMINOU O ATENDIMENTO DE UMA CLIENTE ÀS 8:40H E A PRÓXIMA ESTÁ MARCADA PARA 10:10H. QUANTO TEMPO DE INTERVALO ATÉ A PRÓXIMA CLIENTE A MANICURE TEM?

Fonte: Operação com horas não exatas – produzida no canva.com.

A MANICURE TERÁ 1 HORA E 30 MIN DE INTERVALO ATÉ A PRÓXIMA CLIENTE. 

QUESTÃO 1

QUE HORAS SÃO?

LEIA COM ATENÇÃO, CADA UMA DAS SITUAÇÕES COTIDIANAS A SEGUIR. PARA CADA UMA DELAS, INDIQUE QUAL RELÓGIO ESTÁ MARCANDO O HORÁRIO CORRETO.
A) ALBERTO SE LEVANTA ÀS SEIS HORAS DA MANHÃ.

Fonte: acervo próprio

B) ANA LUÍSA ALMOÇA AO MEIO-DIA.

Fonte: acervo próprio

C) A AULA COMEÇA ÀS SETE HORAS DA NOITE.

Fonte: acervo próprio

D) DOUGLAS CHEGA EM CASA ÀS DEZ E QUINZE DA NOITE.

Fonte: acervo próprio

QUESTÃO 2

MARISA USA O TRANSPORTE COLETIVO PARA IR AO TRABALHO. SEGUNDO O APLICATIVO DA COMPANHIA DE TRANSPORTE COLETIVO, A LINHA 020 É A MELHOR OPÇÃO PARA MARISA. O ÔNIBUS PASSA A CADA 12 MIN E O PERCURSO ATÉ O TRABALHO PODE SER FEITO EM APROXIMADAMENTE 42 MIN. 

Fonte: RMTC Goiânia – URL https://www.rmtcgoiania.com.br/?v=desktop

A) MARISA PERDEU O ÔNIBUS DE 6:56H. A QUE HORAS PASSARÁ O PRÓXIMO ÔNIBUS DA LINHA 020?

B) SE MARISA TIVESSE PEGO O ÔNIBUS ÀS 6:56H, A QUE HORAS ELA TERIA CHEGADO NO TRABALHO?

QUESTÃO 3

CÁSSIO SAIU DE CASA ÀS 18:40H PARA IR AO SUPERMERCADO, RETORNANDO ÀS 20:18H. CÁSSIO PERMANECEU FORA DE CASA POR

(A) 2:40H.

(B) 2:38H.

(C) 1:38H.

(D) 1:20H.

QUESTÃO 4

A GO-060, NO TRECHO QUE LIGA A CIDADE DE GOIÂNIA A TRINDADE, É TAMBÉM CHAMADA DE “RODOVIA DOS ROMEIROS”. É CONHECIDA ASSIM PELA TRADIÇÃO DA CAMINHADA ATÉ A CIDADE DE TRINDADE, DURANTE A FESTA DO DIVINO PAI ETERNO. O PERCURSO ENTRE AS DUAS CIDADES TEM CERCA DE 18 KM COM 14 ESTAÇÕES OU PONTOS DE PARADA PARA OS PEREGRINOS. NESSAS ESTAÇÕES ESTÃO EXPOSTOS PAINÉIS DO ARTISTA PLÁSTICO OMAR SOUTO QUE RETRATAM A PAIXÃO DE CRISTO. EM CADA PAINEL, O ARTISTA INSERIU A IMAGEM DE UMA MENINA QUE REPRESENTA LEIDE DAS NEVES, VÍTIMA DO ACIDENTE RADIOATIVO COM CÉSIO 137, FALECIDA EM 1987.

FONTE: PREFEITURA DE TRINDADE – RODOVIA DOS ROMEIROS.  HTTPS://TRINDADE.GO.GOV.BR/SING_TURISMO/RODOVIA-DOS-ROMEIROS/

UM GRUPO DE AMIGOS SAIU DA CIDADE DE GOIÂNIA ÀS 5:25H E CAMINHOU PELA RODOVIA DOS ROMEIROS ATÉ A CIDADE DE TRINDADE. NESTE PERCURSO, O GRUPO GASTOU 4 HORAS E 28 MINUTOS. A QUE HORAS O GRUPO DE AMIGOS CHEGOU EM TRINDADE?

(A) 9:53H.

(B) 9:28H.

(C) 9:24H.

(D) 8:50H.

SAIBA MAIS

SEIS HORAS DA TARDE OU 18 HORAS? CADA UMA DAS FORMAS APRESENTADAS CORRESPONDER A UM PADRÃO DE REGISTRO E LEITURA DO TEMPO EM HORAS. E AMBOS ESTÃO CORRETOS. ASSISTA AO VÍDEO “DE OLHO NO RELÓGIO”, DO CANAL DA PROFESSORA CRISTIAN SOUZA, E ENTENDA COMO SÃO OS PADRÕES DE REGISTRO DAS HORAS.

Fonte: YouTube, canal da professora Cristiane Souza, De olho no relógio.
AutoriaCristiane S de Souza, Licenciatura em Matemática.
Componente Curricular Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0129) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo informando os horários de início e término de realização de uma atividade cotidiana e sua duração. 

(EAJAMA0130) Ler horas e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.  
História(EAJAHI0214) Identificar formas de organização do trabalho na cidade de Goiânia.  
Referencial teóricoBERGAMINI, Cristiane. Para conseguir contar o tempo, foi uma questão de tempo. Com Ciência, Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. URL https://www.comciencia.br/para-conseguir-contar-o-tempo-foi-uma-questao-de-tempo/#:~:text=A%20necessidade%20de%20contar%20o,de%20tempo%20para%20cada%20atividade., consultado em 02/08/2022.