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Matemática – Interpretação de dados em tabelas e gráficos

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O que são gráficos e tabelas?

As tabelas são conjuntos de dados organizados em linhas e colunas, permitindo uma visualização clara das informações e facilitando a comparação entre diferentes elementos, já os gráficos são as representações visuais desses dados, que podem vir representados por colunas, barras, linhas ou setores.

Imagem: canva.com/gráficos_https://l1nk.dev/2ZlbL

Por que os gráficos e tabelas são importantes?

São importantes pois:

  • Apresentam  informações de maneira eficaz e ajudam na compreensão dos dados.
  • Facilitam a compreensão das informações de maneira mais rápida e eficaz.
  • Permitem a tomada de decisões mais informadas e embasadas.

Quais tipos de gráficos mais utilizados?

  • Barras ou Colunas.
  • Linhas.
  • Setor Circular ou Pizza.

Imagem: canva.com/gráficos_https://l1nk.dev/2ZlbL

Um problema de interpretação de tabelas

Considere a tabela abaixo que mostra as vendas de três produtos em uma loja durante o mês de março:

Perguntas:

A) Qual foi o produto mais vendido durante o mês de março?

O produto Z

B) Qual foi o total de vendas para todos os produtos juntos?

Total = 120 + 90 + 150 = 360

C) Se cada produto fosse vendido por 10 reais, qual seria o faturamento total?

Total = 360 x 10 = 3600 reais.

Um problema de interpretação de gráficos

O gráfico de colunas abaixo apresenta uma amostra da população de uma cidade ao longo dos últimos cinco anos.

Imagem do autor produzida na planilha do Excel.

Perguntas:

A) Qual foi o ano em que a cidade teve a maior taxa de crescimento populacional?

Podemos ver, facilmente, pela altura da coluna que foi no ano de 2022.

B) Qual foi o aumento absoluto de população entre 2018 e 2022?

Aumento = 180 – 150 = 30 mil habitantes.

C) Em que ano a população foi menor que a média dos cinco anos?

Média dos 5 anos = (150 + 160 + 155 + 170 + 180) : 5 = 815 : 5 =163 mil habitantes.

A população foi menor do que a média nos anos de 2018, 2019 e 2020.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

Questão 01

Uma pesquisa sobre preferências de alimentos foi realizada em uma escola, para um almoço de confraternização. A tabela abaixo apresenta os resultados.

Baseando-se nos resultados, escreva um texto resumindo as preferências dos alunos para o almoço.

Questão 02

Observe a tabela abaixo que mostra as vendas diárias de uma loja durante uma semana (em R$) e em seguida, responda às questões.

A) Qual foi o dia em que a loja teve a menor receita?

B) Qual foi o total de vendas durante toda a semana?

C) Em média, quantos reais a loja vendeu por dia durante esta semana?

Questão 03

Considere o gráfico de colunas abaixo que apresenta o rendimento escolar de um grupo de estudantes em três disciplinas diferentes: Matemática, Português e Ciências.

Imagem do autor produzida na planilha do Excel

Após analisar o gráfico, podemos afirmar que o estudante que teve a maior pontuação média entre todas as disciplinas foi 

(A) o João.

(B) a Maria.

(C) o Pedro.

(D) a Ana

Questão 04

Considere o gráfico de pizza que mostra as preferências de filmes de um grupo de estudantes em uma escola.

Imagem do autor produzida na planilha do Excel

Com base no gráfico, podemos afirmar que o gênero de filme menos preferido pelos estudantes é 

(A) Ficção Científica.

(B) Romance.

(C) Comédia.

(D) Suspense.

AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente Curricular:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAMA0432) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam dados de pesquisas, apresentadas pela mídia por meio de tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar as conclusões.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018.