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Matemática – Grandezas

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Atividade 

Olá, tudo bem? Está pronto para mais uma atividade?

Desta vez você irá aprender um pouco sobre grandezas, mais especificamente as que envolvem variação de proporcionalidade direta e inversa. Ao final você verá que esse conhecimento é bastante utilizado  no nosso dia a dia.

Bom estudo.

canva.com.br

QUESTÃO 01

São exemplos de grandezas:

a) Comprimento e largura.

b) Sabor e odor.

c) Temperatura e massa.

d) Tempo e visão.

e) Corrente elétrica e velocidade.

QUESTÃO 02

Um posto de combustíveis oferece um desconto aos clientes de R $1,00 para cada 20 litros abastecidos com gasolina. Veja a tabela para alguns valores:

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Pergunta-se:

a) As grandezas envolvidas no problema são diretamente ou inversamente proporcionais? Por quê?

b) Quantos reais de desconto uma pessoa irá receber se abastecer 80 litros de gasolina?

c) Para 490 litros de gasolina, quanto será o desconto?

d) Qual será a quantidade de gasolina se uma pessoa receber 9 reais de desconto?

QUESTÃO 03

Uma pesquisa mostrou que, em média, no Brasil, existe 1 médico para cada grupo de 1 200 habitantes. 

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Pergunta-se:

a) Qual o número de habitantes para uma cidade com 20 médicos?

b) Qual o número de habitantes para uma cidade com 8 médicos?

c) Qual o número de médicos para uma cidade com 8400 habitantes?

d) As grandezas quantidade de médicos e de habitantes, são diretamente ou inversamente proporcionais? Por quê?

QUESTÃO 04

Uma prestadora de serviços em construção civil foi contratada para a reforma de um condomínio. A previsão de entrega está relacionada com a quantidade de funcionários, veja tabela:

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Pergunta-se:

a) Para uma quantidade de 12 funcionários, qual o tempo necessário para realizar a obra?

b) As grandezas quantidade de funcionários e dias, são grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais? Por quê?

QUESTÃO 05

Para fazer uma viagem de Goiânia a Brasília, um automóvel gasta cerca de 3 horas, a uma velocidade média de 60 km/h. 

Pergunta-se:

a) As grandezas velocidade e tempo são diretamente ou inversamente proporcionais? Por quê?

b) Se a velocidade média fosse de 90km/h, qual seria o tempo gasto para completar o percurso?

c) Quanto deveria ser a velocidade média para que o percurso fosse feito em 4 horas?

SAIBA MAIS

Assista ao vídeo, do canal do prof. Hélio, para saber um pouco mais sobre grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.

Canal do Prof. Hélio <YouTube>
Componente CurricularMatemática
Objetivos de Aprendizagem e Conteúdos(EAJAMA0616) Interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.
Referencial TeóricoSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. 

Acesse essa proposta didática (slides 11 e atividade 11) em formato para impressão. Clique aqui: Propostas didáticas – Matemática – 6ª série – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)