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Matemática – Gráfico de funções

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 8ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Atividade

Olá, tudo bem?

Na atividade anterior, resolvemos algumas questões sobre cálculos de raízes ou de zeros das funções quadráticas, hoje iremos construir gráficos dessas funções e das funções do 1º grau. 

Ao final da atividade você chegará a conclusão de que as funções de 1º grau são representadas, graficamente, por uma reta, enquanto que as do 2º grau, uma parábola.

Espero que aproveite bastante a atividade.

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QUESTÃO 01

Uma das maneiras de construir o gráfico de uma função é fazer uma tabela, determinar os pontos, (x,y), localizar esses pontos no plano cartesiano e traçar a reta ou a curva. Diante disso, traçar o gráfico da função do 1° grau y = 3x no plano cartesiano, considerando x um número real qualquer já indicado na tabela.

Arquivo pessoal do prof. Hélio

QUESTÃO 02

Preencha a tabela abaixo e em seguida trace o gráfico da função do 2° grau y = 2x2 no plano cartesiano, ao lado. Considere x um número real qualquer.

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QUESTÃO 03

A venda de cadeiras de madeira produzidas por um carpinteiro no primeiro semestre deste ano teve o desempenho representado no gráfico abaixo. Observa-se que no final do 1° mês o carpinteiro teve um lucro de 450 reais, responda de acordo com o gráfico: 

a) Em que período esse carpinteiro não teve lucro nem prejuízo? 

b) A sentença matemática que relaciona a variação do lucro/prejuízo com o número de meses decorridos é dada por y = -90x + 540. Ao final do 6° mês do semestre, o carpinteiro teve lucro ou prejuízo? De quanto?

Arquivo pessoal do Prof. Hélio e canva.com.br

QUESTÃO 04

Construir, no plano cartesiano, o gráfico da função y = x2 – 2, sendo x qualquer número real. Inicie preenchendo a tabela com os valores de x, já atribuídos, e, em seguida, localize os pontos, (x,y), no plano cartesiano para traçar a parábola.

Arquivo pessoal do prof. Hélio

QUESTÃO 05

O gráfico abaixo se refere à função quadrática y = – 4x2 + 8x.

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Determinar:

a) Os pontos onde a parábola intercepta o eixo das abscissas.

b) O ponto onde a parábola intercepta o eixo das ordenadas.

c) O ponto que representa o vértice da parábola.

d) Os zeros da função.

SAIBA MAIS

Quer aprender um pouco mais sobre como construir gráficos de funções? Então assista o vídeo do canal do professor Hélio no YouTube.

Canal do prof. Hélio <YouTube>

Acesse essa proposta didática (slides 16 e atividade 16) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didatica-matematica-8a-serie/

Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAMA0817) Construir gráficos de funções polinomiais de 1° e 2° graus por meio de tabelas e da comparação com os gráficos das funções y = x e y = x², identificando-as no plano cartesiano como reta e parábola respectivamente. 
Referencial teóricoSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.