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MATEMÁTICA – FRAÇÕES NA RETA NUMÉRICA

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes do 3° período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FRAÇÕES NA RETA NUMÉRICA E REPRESENTAÇÃO DECIMAL 

Fração é uma maneira de representar parte ou partes iguais de algo que foi dividido. Por exemplo: Ela comeu uma das seis fatias em que a pizza foi dividida.

A expressão uma das seis é o mesmo que um sexto da pizza. E pode ser representado assim:

Imagem 1: Representações numérica e gráfica da fração – produzida desenho Google

A fração ⅙ é uma fração própria porque representa uma quantidade menor que 1. Perceba que a parte da pizza que a pessoa comeu é bem pequena; é menor que a pizza inteira. 

Comparando frações:

1. Qual destas frações é a menor: ½ ou ¼? 

Para ajudar a encontrar a resposta, vamos representar essas frações na reta numérica.

Imagem 2: Comparação de frações ½ e ¼ – produzida em desenho Google

2. Qual destas frações é a menor: ¼ ou ¾ ?

Imagem 3: Comparação de frações ¼ e ¾ – produzida em desenho Google

Representação decimal:

As frações próprias também podem ser representadas por um número decimal. Basta dividir o numerador pelo denominador. Você pode fazer esse cálculo com uma calculadora.

1. Qual dessas frações é a menor: ½ ou ⅗ ?

Dividindo: 

1 : 2 = 0,5

3 : 5 = 0,6
Logo, a fração ½ é menor que a fração ⅗, pois 0,5 é menor que 0,6.

QUESTÃO 1

As frações a seguir são ditas frações unitárias. Isto porque todas têm o numerador igual a 1.

Fonte: Frações unitárias – produzida em canva.com

A menor dessas frações é

(A) 1/2

(B) 1/3

(C) 1/5

(D) 1/10

QUESTÃO 2

Um copo tem marcações laterais que o dividem em 3 partes iguais. Nesse copo foi colocada água até a marcação, conforme imagem a seguir.

Fonte: copo medidor – produzido em canva.com

A fração que representa a quantidade de água no copo da imagem é

(A) 1/2

(B) 1/3

(C) 2/3

(D) 2/5

QUESTÃO 3

No mês de abril de 2023, durante 7 dos 30 dias, a lua esteve na fase minguante. 

a) Quantos dias no total tem o mês de abril?

b) Quantos dias durou a fase minguante da lua no mês de abril de 2023?

c) Considere como parte o tempo em que a Lua esteve na fase minguante e como o todo o número total de dias do mês de abril. Escreva a fração que representa essa fase minguante da Lua nesse mês de abril.

QUESTÃO 4

Em uma receita de molho para macarrão lê-se

¾ de xícara de chá de água. Explique como medir ¾  de uma xícara de chá.

AUTORIA:CRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
COMPONENTE(S) CURRICULAR(ES):MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:(EJAMA0303) Identificar e representar frações, associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo.
(EJACI0309) Caracterizar e descrever os movimentos cíclicos da Lua e da Terra.
REFERÊNCIAS:SOUZA, Cássia Garcia de. et al. É bom aprender: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Artes. Volume 2. Educação de Jovens e Adultos – EJA, São Paulo / SP – FTD 2009.