Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 3° período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
FRAÇÕES NA RETA NUMÉRICA E REPRESENTAÇÃO DECIMAL
Fração é uma maneira de representar parte ou partes iguais de algo que foi dividido. Por exemplo: Ela comeu uma das seis fatias em que a pizza foi dividida.
A expressão uma das seis é o mesmo que um sexto da pizza. E pode ser representado assim:
A fração ⅙ é uma fração própria porque representa uma quantidade menor que 1. Perceba que a parte da pizza que a pessoa comeu é bem pequena; é menor que a pizza inteira.
Comparando frações:
1. Qual destas frações é a menor: ½ ou ¼?
Para ajudar a encontrar a resposta, vamos representar essas frações na reta numérica.
2. Qual destas frações é a menor: ¼ ou ¾ ?
Representação decimal:
As frações próprias também podem ser representadas por um número decimal. Basta dividir o numerador pelo denominador. Você pode fazer esse cálculo com uma calculadora.
1. Qual dessas frações é a menor: ½ ou ⅗ ?
Dividindo:
1 : 2 = 0,5
3 : 5 = 0,6
Logo, a fração ½ é menor que a fração ⅗, pois 0,5 é menor que 0,6.
QUESTÃO 1
As frações a seguir são ditas frações unitárias. Isto porque todas têm o numerador igual a 1.
A menor dessas frações é
(A) 1/2
(B) 1/3
(C) 1/5
(D) 1/10
QUESTÃO 2
Um copo tem marcações laterais que o dividem em 3 partes iguais. Nesse copo foi colocada água até a marcação, conforme imagem a seguir.
A fração que representa a quantidade de água no copo da imagem é
(A) 1/2
(B) 1/3
(C) 2/3
(D) 2/5
QUESTÃO 3
No mês de abril de 2023, durante 7 dos 30 dias, a lua esteve na fase minguante.
a) Quantos dias no total tem o mês de abril?
b) Quantos dias durou a fase minguante da lua no mês de abril de 2023?
c) Considere como parte o tempo em que a Lua esteve na fase minguante e como o todo o número total de dias do mês de abril. Escreva a fração que representa essa fase minguante da Lua nesse mês de abril.
QUESTÃO 4
Em uma receita de molho para macarrão lê-se
¾ de xícara de chá de água. Explique como medir ¾ de uma xícara de chá.
AUTORIA: | CRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTE(S) CURRICULAR(ES): | MATEMÁTICA E CIÊNCIAS |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: | (EJAMA0303) Identificar e representar frações, associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo. (EJACI0309) Caracterizar e descrever os movimentos cíclicos da Lua e da Terra. |
REFERÊNCIAS: | SOUZA, Cássia Garcia de. et al. É bom aprender: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Artes. Volume 2. Educação de Jovens e Adultos – EJA, São Paulo / SP – FTD 2009. |