You are currently viewing Matemática – Explorando a Introdução da Potenciação

Matemática – Explorando a Introdução da Potenciação

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudante do 5º Período (6ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA

No texto a seguir, exploraremos a potenciação, uma operação matemática fundamental. Abordaremos o conceito de potenciação, como calcular potências, seus valores notáveis e um problema de aplicação.

Imagem: canva.com/números_https://l1nk.dev/aGu1r

A potenciação é uma operação matemática que consiste em multiplicar um número pela mesma quantidade várias vezes.

Uma expressão corresponde a uma potenciação quando possui uma base elevada a um expoente.

Por exemplo:

•  Na expressão 43, o número 4 é a base e o número 3 é o expoente, indicando uma potenciação.
  • Outro exemplo seria 102,  onde o número 10 é a base e o número  2 é o expoente, indicando uma potenciação.

A leitura de uma potenciação segue um padrão específico.

Por exemplo:

• 32 é lido como “três elevado à segunda potência”, ou “três elevado ao quadrado”.
  • 53 é lido como “cinco elevado à terceira potência” ou “cinco elevado ao cubo”.
  • 45 é lido como “quatro elevado à quinta potência” ou “dez elevado a 5”.

Para calcular uma potenciação, devemos multiplicar a base pelo número de vezes indicado pelo expoente.

Por exemplo:

• Para calcular 23, temos que multiplicar o 2 por si mesmo 3 vezes, ou seja, 2x2x2, resultando em 8.

Os resultados notáveis da potenciação são resultados que facilitam os cálculos e aparecem com frequência em problemas matemáticos.

Alguns exemplos:

• Qualquer número elevado a zero é igual a 1.
    • 30 = 1
  • Qualquer número elevado a 1 é igual a ele mesmo.
    • 20001 = 2000.
  • O produto de duas potências de mesma base é igual à base elevada à soma dos expoentes.
    • 22 x 23 = 25 = 2x2x2x2x2 = 32.

Determinar a área de um terreno quadrado com 15 metros de largura.

Solução:

A área de um quadrado é calculada elevando a medida do lado ao quadrado, ou seja, 152=15 x 15 = 225.

Portanto, a área do terreno é 225 metros quadrados.

Para finalizar, é importante deixar registrado que a potenciação é uma ferramenta matemática fundamental na simplificação de cálculos e na resolução de problemas matemáticos.

Até o próximo.

QUESTÃO 01

Na expressão 23 = 8 o número 2 é chamado de base e o número 3 é chamado de:

(A) Expoente.
(B) Resultado.
(C) Soma.
(D) Produto.

QUESTÃO 02

Numa competição de matemática, os estudantes enfrentaram desafios envolvendo potenciação. A equipe de João resolveu a operação 25 e obteve como resultado o

(A) 10.
(B) 20.
(C) 25.
(D) 32.

QUESTÃO 03

Se a = 23, b = 32 e c = 42 então, qual é o valor de a × b ÷ c ?

QUESTÃO 04

Calcule o valor da seguinte expressão numérica (22 x 32 )+(42 : 22).

Aprenda um pouco mais assistindo o vídeo do canal do Prof. Hélio

Canal do Prof. Hélio do Prof. Hélio <YpuTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0405) Conhecer e compreender a operação de potenciação com seus elementos constitutivos.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024.