Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudante do 5º Período (6ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Introdução
No texto a seguir, exploraremos a potenciação, uma operação matemática fundamental. Abordaremos o conceito de potenciação, como calcular potências, seus valores notáveis e um problema de aplicação.
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Conceito de Potenciação
A potenciação é uma operação matemática que consiste em multiplicar um número pela mesma quantidade várias vezes.
Como identificar quando uma expressão corresponde a uma potenciação?
Uma expressão corresponde a uma potenciação quando possui uma base elevada a um expoente.
Por exemplo:
- Na expressão 43, o número 4 é a base e o número 3 é o expoente, indicando uma potenciação.
- Outro exemplo seria 102, onde o número 10 é a base e o número 2 é o expoente, indicando uma potenciação.
Como realizar a leitura de uma potenciação?
A leitura de uma potenciação segue um padrão específico.
Por exemplo:
- 32 é lido como “três elevado à segunda potência”, ou “três elevado ao quadrado”.
- 53 é lido como “cinco elevado à terceira potência” ou “cinco elevado ao cubo”.
- 45 é lido como “quatro elevado à quinta potência” ou “dez elevado a 5”.
Como calcular a potenciação?
Para calcular uma potenciação, devemos multiplicar a base pelo número de vezes indicado pelo expoente.
Por exemplo:
- Para calcular 23, temos que multiplicar o 2 por si mesmo 3 vezes, ou seja, 2x2x2, resultando em 8.
Resultados Notáveis de uma Potenciação
Os resultados notáveis da potenciação são resultados que facilitam os cálculos e aparecem com frequência em problemas matemáticos.
Alguns exemplos:
- Qualquer número elevado a zero é igual a 1.
- 30 = 1
- Qualquer número elevado a 1 é igual a ele mesmo.
- 20001 = 2000.
- O produto de duas potências de mesma base é igual à base elevada à soma dos expoentes.
- 22 x 23 = 25 = 2x2x2x2x2 = 32.
Um problema de Aplicação
Determinar a área de um terreno quadrado com 15 metros de largura.
Solução:
A área de um quadrado é calculada elevando a medida do lado ao quadrado, ou seja, 152=15 x 15 = 225.
Portanto, a área do terreno é 225 metros quadrados.
Para finalizar, é importante deixar registrado que a potenciação é uma ferramenta matemática fundamental na simplificação de cálculos e na resolução de problemas matemáticos.
Até o próximo.
QUESTÃO 01
Na expressão 23 = 8 o número 2 é chamado de base e o número 3 é chamado de
(A) expoente.
(B) resultado.
(C) soma.
(D) produto.
QUESTÃO 02
Numa competição de matemática, os estudantes enfrentaram desafios envolvendo potenciação. A equipe de João resolveu a operação 25 e obteve como resultado o
(A) 10.
(B) 20.
(C) 25.
(D) 32.
QUESTÃO 03
Se a = 23, b = 32 e c = 42 então, qual é o valor de a × b ÷ c ?
QUESTÃO 04
Calcule o valor da seguinte expressão numérica (22 x 32 )+(42 : 22).
SAIBA MAIS
Aprenda um pouco mais assistindo o vídeo do canal do Prof. Hélio
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0405) Conhecer e compreender a operação de potenciação com seus elementos constitutivos. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024. |