You are currently viewing MATEMÁTICA – EVENTOS ALEATÓRIOS: CERTO, POSSÍVEL OU IMPOSSÍVEL.

MATEMÁTICA – EVENTOS ALEATÓRIOS: CERTO, POSSÍVEL OU IMPOSSÍVEL.

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA, integrada com CIÊNCIAS,  é destinada aos estudantes do 1º período (1ª/2ª Séries) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


EVENTOS ALEATÓRIOS: CERTO, POSSÍVEL E IMPOSSÍVEL

FONTE: PROBABILIDADE – CANVA.COM

CÉU ESTÁ NUBLADO COM MUITAS NUVENS ESCURAS. SERÁ QUE VAI CHOVER? A MATEMÁTICA PODE AJUDAR A RESPONDER A ESSA PERGUNTA. A PROBABILIDADE É A PARTE DA MATEMÁTICA QUE AJUDA A DESCOBRIR QUAL É A CHANCE DE ALGO ACONTECER.  

UM EVENTO É ALGO QUE ACONTECE. QUANDO NÃO É POSSÍVEL DIZER COM CERTEZA QUAL SERÁ O RESULTADO DESSE EVENTO, CHAMAMOS ISSO DE “EVENTO ALEATÓRIO”. 

VAMOS A UM EXEMPLO!

A PROFESSORA DISTRIBUIU CARTÕES NUMERADOS DE 1 A 20 PARA OS ESTUDANTES DA TURMA DO 1º PERÍODO DA EJA. CADA ESTUDANTE RECEBEU UM CARTÃO COM UM NÚMERO. AGORA A PROFESSORA VAI SORTEAR UM NÚMERO. QUAL O NÚMERO SERÁ SORTEADO?

FONTE: CARTÕES NUMERADOS – PRODUZIDO NO CANVA.COM

DIFÍCIL DIZER COM CERTEZA QUAL SERÁ O NÚMERO SORTEADO. NA VERDADE, NÃO TEMOS COMO DIZER, COM CERTEZA, QUAL NÚMERO A PROFESSORA VAI SORTEAR. ISSO É O QUE CHAMAMOS DE “EVENTO ALEATÓRIO”.  AGORA VAMOS ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE EVENTOS CERTOS, POSSÍVEIS OU IMPOSSÍVEIS. 

EVENTO: A PROFESSORA SORTEAR UM NÚMERO DE 1 A 20. 

OS CARTÕES DISTRIBUÍDOS PARA OS ESTUDANTES TÊM NÚMEROS DE 1 A 20. ENTÃO, É CERTO QUE QUALQUER NÚMERO SORTEADO PELA PROFESSORA ESTARÁ ENTRE 1 E 20. 

EVENTO: SORTEAR UM NÚMERO PAR.

EXISTEM NÚMEROS PARES NOS CARTÕES DISTRIBUÍDOS. ENTÃO, É POSSÍVEL QUE A PROFESSORA ESCOLHA UM NÚMERO PAR.

EVENTO: SORTEAR O NÚMERO 25. 

A PROFESSORA DISTRIBUIU CARTÕES COM NÚMEROS DE 1 A 20. ENTÃO, É IMPOSSÍVEL QUE O NÚMERO 25 SEJA ESCOLHIDO. 

BOM ESTUDO!

QUESTÃO 1

OÃO CONSULTOU NUM SITE A PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA E  O RESULTADO FOI: DIA ENSOLARADO COM TEMPERATURA DE 31°C.

FONTE: TEMPO EM GOIÂNIA – ACERVO PRÓPRIO

NESSA QUINTA-FEIRA, CHOVER É UM EVENTO 

(A) CERTO.

(B) POSSÍVEL.

(C) IMPOSSÍVEL.

(D) MUITO PROVÁVEL.

QUESTÃO 2

UMA SACOLA CONTÉM FICHAS NAS CORES AZUL, AMARELO, VERDE E VERMELHO. SEM OLHAR DENTRO DA CAIXA, UM ESTUDANTE VAI PEGAR UMA FICHA.

FONTE: SACOLA COM FICHAS – PRODUZIDA NO CANVA.COM.

AGORA, LEIA COM ATENÇÃO AS AFIRMAÇÕES ABAIXO. ELAS SE REFEREM AO TEXTO ACIMA. ESCREVA NOS PARÊNTESES (V) SE A AFIRMAÇÃO FOR VERDADEIRA OU (F) SE A AFIRMAÇÃO FOR FALSA. 

(   ) O ESTUDANTE RETIRAR UMA FICHA AZUL É UM EVENTO POSSÍVEL. 

(   ) O ESTUDANTE RETIRAR UMA FICHA ROSA É UM EVENTO CERTO.

(   ) O ESTUDANTE RETIRAR UMA FICHA VERMELHA É UM EVENTO IMPOSSÍVEL.

O GRÁFICO A SEGUIR MOSTRA O TIPO DE PROGRAMA DE TV DE PREFERÊNCIA DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DA EJA.

QUESTÃO 3

O PROFESSOR FARÁ UM SORTEIO ENTRE OS ESTUDANTES DA TURMA DO 1º PERÍODO DA EJA. JOÃO É ESTUDANTE DA TURMA DO 4º PERÍODO DA EJA. É ___________ QUE JOÃO SEJA O ESTUDANTE ESCOLHIDO PELO PROFESSOR.

A PALAVRA QUE PREENCHE CORRETAMENTE A LACUNA ACIMA É

(A) CERTO.

(B) POSSÍVEL.

(C) IMPOSSÍVEL.

(D) PROVÁVEL.

QUESTÃO 4

UMA ESCOLA FARÁ UM SORTEIO DE UM PRÊMIO ENTRE OS ESTUDANTES DA EJA. PARA ISSO, CADA ESTUDANTE RECEBERÁ UM CARTÃO COM UM NÚMERO, DE 1 A 30, CONFORME IMAGEM ABAIXO.

FONTE: CARTÕES NUMERADOS – PRODUZIDO NO CANVA.COM

UM DESSES NÚMEROS FOI SORTEADO. AGORA, COMPLETE O ESPAÇO NAS FRASES COM A PALAVRA POSSÍVEL, IMPOSSÍVEL OU CERTO.

A) É ___________________ QUE O NÚMERO 2 TENHA SIDO O SORTEADO.

B) É ___________________  QUE O NÚMERO 52 TENHA SIDO O SORTEADO.

C) É ____________________ QUE O NÚMERO SORTEADO É MENOR QUE 21.

SAIBA MAIS

OS CONCEITOS APRESENTADOS NESTA ATIVIDADE PODEM SER APLICADOS NO DIA A DIA. FREQUENTEMENTE, NOS DEPARAMOS COM FATOS, ACONTECIMENTOS QUE NÃO PODEMOS PREVER SEU RESULTADO COM CERTEZA. PODEMOS ESTIMAR O RESULTADO. ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, “EVENTOS ALEATÓRIOS: INTRODUÇÃO”, PARA REVISAR OS CONCEITOS DE CERTO, POSSÍVEL E IMPOSSÍVEL.

FONTE: EVENTOS ALEATÓRIOS: INTRODUÇÃO, PROFA CRISTIANE SOUZA, DISPONÍVEL NO YOUTUBE, URL https://www.youtube.com/watch?v=USru303KGFI

AUTORIA CRISTIANE S SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EAJAMA0141) Classificar os resultados de eventos cotidianos aleatórios para tomada de decisões.
(EAJACI0218) Reconhecer, no lazer e no trabalho, os horários adequados para exposição ao Sol e os horários de maior radiação que causam insolação, desidratação e estresse do corpo.
COMPONENTES CURRICULARESMATEMÁTICA E CIÊNCIAS
ReferênciasDUQUE, Nathália. O sol, o que é e sua importância. Estudo Kids. URL https://www.estudokids.com.br/o-sol, consultado em 13/06/2022.

CAMPOS, Tânia M. M. CARVALHO, José Ivanildo Felisberto. Probabilidade nos anos iniciais da educação básica: contribuições de um programa de ensino. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. Universidade Federal de Pernambuco. URL https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/3884/pdf, consultado em 15/06/2022.