You are currently viewing MATEMÁTICA – JUROS: O QUE É E QUANDO PAGAMOS OU RECEBEMOS?
Fonte: canva.com

MATEMÁTICA – JUROS: O QUE É E QUANDO PAGAMOS OU RECEBEMOS?

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 3ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

O acréscimo é um valor extra cobrado sobre o valor de um produto ou serviço, em geral,  quando o pagamento é a prazo ou com atraso. Pode ser também, o rendimento de um valor em dinheiro investido em uma instituição financeira. Em todas essas situações, o acréscimo representa o valor a mais e é também chamado de juros

Aplique o seu conhecimento sobre o assunto na solução das atividades a seguir.

Bom estudo!

Fonte: canva.com

QUESTÃO 1

Ana Maria aplicou R$1.235,00 na caderneta de poupança. Depois de 2 anos, retirou todo o dinheiro aplicado, num total de R$1.428,00. Quanto o dinheiro aplicado por Ana Maria rendeu nesses 2 anos?

QUESTÃO 2

Observe o anúncio a seguir.

FONTE: CAIXA DE FERRAMENTAS – CANVA.COM

a) Qual é o valor a prazo dessa caixa de ferramentas?

b) Qual é a diferença entre os valores à vista e a prazo? 

QUESTÃO 3

Marcos comprou a bicicleta do anúncio abaixo. Pagou 6 parcelas de R$89,00. 

FONTE: BICICLETA – CANVA.COM

O valor pago por Marcos é o mesmo valor à vista?

QUESTÃO 4

Em 2015, foi criada a bandeira tarifária, uma cobrança extra na conta de energia elétrica para suprir os gastos na geração dessa energia nos períodos de estiagem. Essa cobrança está dividida em níveis representados por cores, conforme ilustração abaixo.

FONTE: URL https://beenergy.com.br/bandeiras-tarifarias/, CONSULTADO 27/09/22 – PRODUZIDO CANVA.COM

SAIBA MAIS

Frequentemente nos deparamos com juros, principalmente quando compramos ou vendemos algo, ou alguma coisa, ou quando investimos nossas economias. Por isso, compreender o significado do conceito de juros é de fundamental importância. No vídeo da professora Cristiane Souza, “O que são juros?”, é apresentada a ideia de juros. Assista-o e compreenda os tão temidos juros.

Acesse essa proposta didática (slides 12 e atividade 12) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-3a-serie/

Componente Curricular Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0331) Ler e interpretar problemas que envolvam situações de compra/ venda  e formas de pagamento compreendendo os significados dos termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens.
Geografia(EAJACI0213) Compreender o que são recursos hídricos e relacionar a importância da conservação dos mananciais para a manutenção e equilíbrio da vida no planeta (mata ciliar). 
ReferênciasASTEFANELLO, LUCAS. BEENERGY. As bandeiras tarifárias: o que são e como se preparar para elas. URL https://beenergy.com.br/bandeiras-tarifarias/, consultado em 27/09/22.