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Matemática e Língua Portuguesa – Tempo é vida e vale “ouro”.

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE DA EAJA.

NA AULA DE HOJE VOCÊ ESTUDARÁ : MEDIDAS DE TEMPO PADRONIZADAS; PERCEPÇÃO SOBRE A PASSAGEM DO TEMPO, TEMPO HISTÓRICO E TEMPO CRONOLÓGICO. REALIZARÁ TAMBÉM ALGUMAS ATIVIDADES UTILIZANDO ESTAS MEDIDAS EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO.

ASSISTA A VÍDEOAULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO A TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS – MEDIDA DE TEMPO.

4ª Série – AULA10 – Matemática e História

NA VÍDEOAULA ACIMA, A PROFESSORA ALDA MARTINS DEMONSTROU QUAIS MEDIDAS PADRONIZADAS UTILIZAMOS PARA MEDIR O TEMPO E EXPLICOU SOBRE A INVENÇÃO DO CALENDÁRIO E DO RELÓGIO.

COM A INVENÇÃO DO CALENDÁRIO E DO RELÓGIO UTILIZADOS PARA O MEDIR O TEMPO, AS UNIDADES DE MEDIDAS FORAM PADRONIZADAS EM TODO O MUNDO.

  • O RELÓGIO: SEGUNDOS, MINUTOS E HORAS
  • O CALENDÁRIO: DIAS, MESES E ANO
  • CRONÔMETRO: MEDIDAS MENORES QUE 1 SEGUNDO

PARA MEDIDAS DE TEMPO É USADO O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DE  BASE SEXAGESIMAL, OU SEJA, BASE 60.

FICANDO ASSIM:

60 SEGUNDOS = 1 MINUTO 

60 MINUTOS = 1 HORA 

24 HORAS = 1 DIA 

E DEPOIS DE 24 HORAS, REGISTRAMOS A PASSAGEM NO TEMPO UTILIZANDO O CALENDÁRIO.

IMAGEM 1: UM MÊS (PRODUZIDA PELA PROF. ALDA MARTINS)
IMAGEM 2: MESES DO ANO (PRODUZIDA PELA PROF. ALDA MARTINS)
  • 12 MESES FORMAM UM ANO, QUE É DIVIDIDO EM SEMESTRES: 
    • OS PRIMEIROS SEIS MESES FORMAM O 1º SEMESTRE 
    • E OS SEIS MESES FINAIS FORMAM O 2º SEMESTRE.
  • UMA DÉCADA É FORMADA POR 10 ANOS.
  • UM SÉCULO: 100 ANOS
  • UM MILÊNIO, 1000 ANOS.

A DIFERENÇA ESTÁ NA PERCEPÇÃO QUE CADA UM TEM DA PASSAGEM DO TEMPO.

TODA ESSA FORMA DE MENSURAR A PASSAGEM DO TEMPO É BEM ÚTIL TANTO PARA OS REGISTROS DO TEMPO HISTÓRICO COMO TAMBÉM PARA OS REGISTROS DO TEMPO CRONOLÓGICO. 

O TEMPO HISTÓRICO RESULTA DA AÇÃO DOS SERES HUMANOS NA TERRA, E O TEMPO CRONOLÓGICO É O TEMPO CONTROLADO PELO CALENDÁRIO E PELO RELÓGIO (HORÁRIOS).


ATIVIDADE 1

SE VOCÊ TIRAR 10 MINUTOS PARA LER 3 PÁGINAS DE UM LIVRO POR DIA, QUANTAS PÁGINAS TERÁ LIDO AO FINAL DE UM MÊS E QUANTO TEMPO TERÁ SE DEDICADO À LEITURA?

10min/DIA – 10 X 30 DIAS (UM MÊS) = 300min

300min : 60min = 5 HORAS

3 PÁGINAS/DIA = 3 X 30 = 90 PÁGINAS/MÊS

VALE MUITO A PENA SE DEDICAR E APRENDER NÃO É MESMO? ESPERO QUE ESTA AULA TENHA SIDO ÚTIL E AGREGADO CONHECIMENTO. ATÉ A PRÓXIMA!

COMPONENTES CURRICULARES OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
MATEMÁTICA(EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS.
LÍNGUA PORTUGUESALÍNGUA PORTUGUESA
(EAJALP0201) LER GÊNEROS DISCURSIVOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA.