OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE DA EAJA.
NA AULA DE HOJE VOCÊ ESTUDARÁ : MEDIDAS DE TEMPO PADRONIZADAS; PERCEPÇÃO SOBRE A PASSAGEM DO TEMPO, TEMPO HISTÓRICO E TEMPO CRONOLÓGICO. REALIZARÁ TAMBÉM ALGUMAS ATIVIDADES UTILIZANDO ESTAS MEDIDAS EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO.
ASSISTA A VÍDEOAULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO A TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS – MEDIDA DE TEMPO.
NA VÍDEOAULA ACIMA, A PROFESSORA ALDA MARTINS DEMONSTROU QUAIS MEDIDAS PADRONIZADAS UTILIZAMOS PARA MEDIR O TEMPO E EXPLICOU SOBRE A INVENÇÃO DO CALENDÁRIO E DO RELÓGIO.
COM A INVENÇÃO DO CALENDÁRIO E DO RELÓGIO UTILIZADOS PARA O MEDIR O TEMPO, AS UNIDADES DE MEDIDAS FORAM PADRONIZADAS EM TODO O MUNDO.
- O RELÓGIO: SEGUNDOS, MINUTOS E HORAS
- O CALENDÁRIO: DIAS, MESES E ANO
- CRONÔMETRO: MEDIDAS MENORES QUE 1 SEGUNDO
PARA MEDIDAS DE TEMPO É USADO O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DE BASE SEXAGESIMAL, OU SEJA, BASE 60.
FICANDO ASSIM:
60 SEGUNDOS = 1 MINUTO
60 MINUTOS = 1 HORA
24 HORAS = 1 DIA
E DEPOIS DE 24 HORAS, REGISTRAMOS A PASSAGEM NO TEMPO UTILIZANDO O CALENDÁRIO.
- 12 MESES FORMAM UM ANO, QUE É DIVIDIDO EM SEMESTRES:
- OS PRIMEIROS SEIS MESES FORMAM O 1º SEMESTRE
- E OS SEIS MESES FINAIS FORMAM O 2º SEMESTRE.
- UMA DÉCADA É FORMADA POR 10 ANOS.
- UM SÉCULO: 100 ANOS
- UM MILÊNIO, 1000 ANOS.
A DIFERENÇA ESTÁ NA PERCEPÇÃO QUE CADA UM TEM DA PASSAGEM DO TEMPO.
TODA ESSA FORMA DE MENSURAR A PASSAGEM DO TEMPO É BEM ÚTIL TANTO PARA OS REGISTROS DO TEMPO HISTÓRICO COMO TAMBÉM PARA OS REGISTROS DO TEMPO CRONOLÓGICO.
O TEMPO HISTÓRICO RESULTA DA AÇÃO DOS SERES HUMANOS NA TERRA, E O TEMPO CRONOLÓGICO É O TEMPO CONTROLADO PELO CALENDÁRIO E PELO RELÓGIO (HORÁRIOS).
ATIVIDADE 1
SE VOCÊ TIRAR 10 MINUTOS PARA LER 3 PÁGINAS DE UM LIVRO POR DIA, QUANTAS PÁGINAS TERÁ LIDO AO FINAL DE UM MÊS E QUANTO TEMPO TERÁ SE DEDICADO À LEITURA?
10min/DIA – 10 X 30 DIAS (UM MÊS) = 300min
300min : 60min = 5 HORAS
3 PÁGINAS/DIA = 3 X 30 = 90 PÁGINAS/MÊS
VALE MUITO A PENA SE DEDICAR E APRENDER NÃO É MESMO? ESPERO QUE ESTA AULA TENHA SIDO ÚTIL E AGREGADO CONHECIMENTO. ATÉ A PRÓXIMA!
COMPONENTES CURRICULARES | OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS. |
LÍNGUA PORTUGUESA | LÍNGUA PORTUGUESA (EAJALP0201) LER GÊNEROS DISCURSIVOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA. |