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Matemática e História – Que número é esse?

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA E HISTÓRIA  É DESTINADA A EDUCANDOS DA 3ª SÉRIE DA EAJA

NA AULA DE HOJE  VAMOS FAZER COMPARAÇÕES ENTRE NÚMEROS NATURAIS QUANTO À IGUALDADE E DESIGUALDADE (MAIOR, MENOR, DIFERENTE) E CONHECER SEUS RESPECTIVOS SINAIS MATEMÁTICOS. PARA FAZER ESSAS COMPARAÇÕES USAREMOS A RETA NUMÉRICA E A ORDENAÇÃO DOS NÚMEROS PELAS ORDENS. DURANTE AS ATIVIDADES, VAMOS RELEMBRAR ALGUMAS DATAS IMPORTANTES DA HISTÓRIA BRASILEIRA QUE CONTRIBUIRAM PARA A NOSSA FORMAÇÃO SOCIAL E CULTURAL.

Fonte: acervo pessoal – professora Alda Martins

VEJA A VIDEOAULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS EXPLICANDO COMO COMPARAR E ORDENAR NÚMEROS NATURAIS ATÉ A ORDEM DE DEZENAS DE MILHAR, UTILIZANDO SÍMBOLOS PARA A IGUALDADE E PARA A DESIGUALDADE (DIFERENTE, MAIOR E MENOR) .

3ª série Eaja – Aula 10 – Que número é esse?

COMO A PROFESSORA ALDA EXPLICOU NO VÍDEO ACIMA, O TEMA DA NOSSA AULA É COMPARAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS. MAS, QUE NÚMEROS SÃO ESSES?

O CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS É FORMADO POR TODOS OS ALGARISMOS A PARTIR DO ZERO, DISPOSTOS EM SEQUÊNCIA. 

Fonte: acervo pessoal – professora Alda Martins

OBSERVE A RETA NUMÉRICA NA IMAGEM 1. NELA OS NÚMEROS SÃO ORGANIZADOS SEQUENCIALMENTE:

IMAGEM 1: RETA NUMÉRICA

Fonte: acervo pessoal – professora Alda Martins

A PARTIR DO 0, SE SOMARMOS MAIS UMA UNIDADE (1), VAMOS OBTENDO O NÚMERO SEGUINTE, O QUE SIGNIFICA QUE SEMPRE O NÚMERO SEGUINTE SERÁ MAIOR QUE O ANTERIOR E O NÚMERO ANTERIOR SERÁ SEMPRE MENOR QUE O NÚMERO SEGUINTE.

UMA OUTRA ESTRATÉGIA DE COMPARAÇÃO É A PARTIR DE ORDEM DESTES NÚMEROS

RECORDE QUE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL TEM VALOR POSICIONAL E A ORDEM QUE OCUPAM NESTA ORGANIZAÇÃO IDENTIFICA O SEU VALOR. 

IMAGEM 2: QUADRO DE VALOR E LUGAR

Fonte: acervo pessoal – professora Alda Martins

OBSERVE OS ALGARISMOS DISPOSTOS NA IMAGEM 2. ELES SÃO OS MESMOS QUE APARECEM NA RETA NUMÉRICA ( IMAGEM 1). PORÉM NO QUADRO DE VALOR E LUGAR OS ALGARISMOS FORAM ORGANIZADOS EM POSIÇÕES DIFERENTES

PARA COMPARARMOS QUAL O MAIOR NÚMERO É PRECISO OLHAR QUAL O NÚMERO DA 5ª. ORDEM (DAS DEZENAS DE MILHAR):

O PRIMEIRO NÚMERO REPRESENTA: 10234 = 10000 + 0 + 200 + 30 + 4 = 10.234

 O SEGUNDO REPRESENTA: 43201 = 40000 + 3000 + 200 + 0 + 1 = 43.201


ATIVIDADE 1

COM BASE NO QUE VOCÊ JÁ APRENDEU SOBRE COMPARAR OS NÚMEROS NATURAIS, RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:

A) ANA E JOÃO ESTÃO LENDO O MESMO LIVRO E QUEREM SABER QUAL DELES JÁ LEU MAIS PÁGINAS. ANA ESTÁ NA PÁGINA 101 E JOÃO NA PÁGINA 98.

OBSERVE OS NÚMEROS: 101 E 98 E RESPONDA:

Fonte: acervo pessoal – professora Alda Martins

AGORA SIM, VOCÊ MESMO PODE FACILMENTE RESPONDER À SITUAÇÃO-PROBLEMA DOS DOIS COLEGAS DA ESCOLA. QUEM LEU O MAIOR NÚMERO DE PÁGINAS?  ISSO MESMO, FOI A ANA, POIS LEU 3 PÁGINAS A MAIS QUE O JOÃO.

B) REESCREVA NO SEU CADERNO O QUADRO-RESUMO DOS SINAIS A SEGUIR:

Fonte: acervo pessoal – professora Alda Martins

ATIVIDADE 2

NESTA ATIVIDADE VOCÊ FARÁ A COMPARAÇÃO DE ALGUMAS DATAS IMPORTANTES. REGISTRAR DATAS QUE MARCARAM A VIDA DO NOSSO POVO É IMPORTANTE PARA COMPREENDERMOS A NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA. 

OBSERVE AS DATAS E ORDENE DO MENOR PARA O MAIOR.

1889 – PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

1500 – DESCOBRIMENTO DO BRASIL

1822 – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

2002 – BRASIL É PENTACAMPEÃO DA COPA DO MUNDO

CHEGAMOS AO FIM DE MAIS UMA ATIVIDADE! FIQUE BEM, SE CUIDE E ATÉ A PRÓXIMA .


Componentes CurricularesObjetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0303) COMPARAR E ORDENAR NÚMEROS NATURAIS ATÉ A ORDEM DE DEZENAS DE MILHAR, UTILIZANDO SÍMBOLOS PARA A IGUALDADE E PARA A DESIGUALDADE (DIFERENTE, MAIOR E MENOR) COM OU SEM A UTILIZAÇÃO DA RETA NUMÉRICA.
História(EAJAHI0206) DESTACAR A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE EXPERIÊNCIAS DE VIDA EM QUE TEMPO E ESPAÇO SÃO CONSTRUÍDOS HISTORICAMENTE E COMPÕEM A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL E CULTURAL DO SUJEITO.

A PROFESSORA ALDA MARTINS EXPLICANDO MELHOR SOBRE COMO COMPARAR E ORDENAR NÚMEROS NATURAIS ATÉ A ORDEM D

E DEZENAS DE MILHAR, UTILIZANDO SÍMBOLOS PARA A IGUALDADE E PARA A DESIGUALDADE