OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA E HISTÓRIA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 3ª SÉRIE DA EAJA
NA AULA DE HOJE VAMOS FAZER COMPARAÇÕES ENTRE NÚMEROS NATURAIS QUANTO À IGUALDADE E DESIGUALDADE (MAIOR, MENOR, DIFERENTE) E CONHECER SEUS RESPECTIVOS SINAIS MATEMÁTICOS. PARA FAZER ESSAS COMPARAÇÕES USAREMOS A RETA NUMÉRICA E A ORDENAÇÃO DOS NÚMEROS PELAS ORDENS. DURANTE AS ATIVIDADES, VAMOS RELEMBRAR ALGUMAS DATAS IMPORTANTES DA HISTÓRIA BRASILEIRA QUE CONTRIBUIRAM PARA A NOSSA FORMAÇÃO SOCIAL E CULTURAL.
VEJA A VIDEOAULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS EXPLICANDO COMO COMPARAR E ORDENAR NÚMEROS NATURAIS ATÉ A ORDEM DE DEZENAS DE MILHAR, UTILIZANDO SÍMBOLOS PARA A IGUALDADE E PARA A DESIGUALDADE (DIFERENTE, MAIOR E MENOR) .
COMO A PROFESSORA ALDA EXPLICOU NO VÍDEO ACIMA, O TEMA DA NOSSA AULA É COMPARAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS. MAS, QUE NÚMEROS SÃO ESSES?
O CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS É FORMADO POR TODOS OS ALGARISMOS A PARTIR DO ZERO, DISPOSTOS EM SEQUÊNCIA.
OBSERVE A RETA NUMÉRICA NA IMAGEM 1. NELA OS NÚMEROS SÃO ORGANIZADOS SEQUENCIALMENTE:
IMAGEM 1: RETA NUMÉRICA
A PARTIR DO 0, SE SOMARMOS MAIS UMA UNIDADE (1), VAMOS OBTENDO O NÚMERO SEGUINTE, O QUE SIGNIFICA QUE SEMPRE O NÚMERO SEGUINTE SERÁ MAIOR QUE O ANTERIOR E O NÚMERO ANTERIOR SERÁ SEMPRE MENOR QUE O NÚMERO SEGUINTE.
UMA OUTRA ESTRATÉGIA DE COMPARAÇÃO É A PARTIR DE ORDEM DESTES NÚMEROS.
RECORDE QUE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL TEM VALOR POSICIONAL E A ORDEM QUE OCUPAM NESTA ORGANIZAÇÃO IDENTIFICA O SEU VALOR.
IMAGEM 2: QUADRO DE VALOR E LUGAR
OBSERVE OS ALGARISMOS DISPOSTOS NA IMAGEM 2. ELES SÃO OS MESMOS QUE APARECEM NA RETA NUMÉRICA ( IMAGEM 1). PORÉM NO QUADRO DE VALOR E LUGAR OS ALGARISMOS FORAM ORGANIZADOS EM POSIÇÕES DIFERENTES.
PARA COMPARARMOS QUAL O MAIOR NÚMERO É PRECISO OLHAR QUAL O NÚMERO DA 5ª. ORDEM (DAS DEZENAS DE MILHAR):
O PRIMEIRO NÚMERO REPRESENTA: 10234 = 10000 + 0 + 200 + 30 + 4 = 10.234
O SEGUNDO REPRESENTA: 43201 = 40000 + 3000 + 200 + 0 + 1 = 43.201
ATIVIDADE 1
COM BASE NO QUE VOCÊ JÁ APRENDEU SOBRE COMPARAR OS NÚMEROS NATURAIS, RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
A) ANA E JOÃO ESTÃO LENDO O MESMO LIVRO E QUEREM SABER QUAL DELES JÁ LEU MAIS PÁGINAS. ANA ESTÁ NA PÁGINA 101 E JOÃO NA PÁGINA 98.
OBSERVE OS NÚMEROS: 101 E 98 E RESPONDA:
AGORA SIM, VOCÊ MESMO PODE FACILMENTE RESPONDER À SITUAÇÃO-PROBLEMA DOS DOIS COLEGAS DA ESCOLA. QUEM LEU O MAIOR NÚMERO DE PÁGINAS? ISSO MESMO, FOI A ANA, POIS LEU 3 PÁGINAS A MAIS QUE O JOÃO.
B) REESCREVA NO SEU CADERNO O QUADRO-RESUMO DOS SINAIS A SEGUIR:
ATIVIDADE 2
NESTA ATIVIDADE VOCÊ FARÁ A COMPARAÇÃO DE ALGUMAS DATAS IMPORTANTES. REGISTRAR DATAS QUE MARCARAM A VIDA DO NOSSO POVO É IMPORTANTE PARA COMPREENDERMOS A NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA.
OBSERVE AS DATAS E ORDENE DO MENOR PARA O MAIOR.
1889 – PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
1500 – DESCOBRIMENTO DO BRASIL
1822 – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
2002 – BRASIL É PENTACAMPEÃO DA COPA DO MUNDO
CHEGAMOS AO FIM DE MAIS UMA ATIVIDADE! FIQUE BEM, SE CUIDE E ATÉ A PRÓXIMA .
Componentes Curriculares | Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0303) COMPARAR E ORDENAR NÚMEROS NATURAIS ATÉ A ORDEM DE DEZENAS DE MILHAR, UTILIZANDO SÍMBOLOS PARA A IGUALDADE E PARA A DESIGUALDADE (DIFERENTE, MAIOR E MENOR) COM OU SEM A UTILIZAÇÃO DA RETA NUMÉRICA. |
História | (EAJAHI0206) DESTACAR A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE EXPERIÊNCIAS DE VIDA EM QUE TEMPO E ESPAÇO SÃO CONSTRUÍDOS HISTORICAMENTE E COMPÕEM A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL E CULTURAL DO SUJEITO. |
A PROFESSORA ALDA MARTINS EXPLICANDO MELHOR SOBRE COMO COMPARAR E ORDENAR NÚMEROS NATURAIS ATÉ A ORDEM D
E DEZENAS DE MILHAR, UTILIZANDO SÍMBOLOS PARA A IGUALDADE E PARA A DESIGUALDADE