You are currently viewing MATEMÁTICA, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA- NÚMEROS E ALGARISMOS POR TODO LADO

MATEMÁTICA, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA- NÚMEROS E ALGARISMOS POR TODO LADO

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 3ª SÉRIE DA EAJA

NA AULA DE HOJE ESTUDAREMOS NÚMEROS, ALGARISMOS E SUAS FUNÇÕES NO NOSSO COTIDIANO; A ESCRITA E A LEITURA DE NÚMEROS ATÉ A CLASSE DOS MILHARES E A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS HISTÓRICOS PARA COMPREENDER O HOJE.


ASSISTA O VÍDEO A SEGUIR COM A TEMÁTICA: NÚMEROS E ALGARISMOS POR TODO LADO

3ª Série – Eaja – Matemática – Aula 9

NESTA VÍDEOAULA A PROFESSORA ALDA APRESENTOU  AS FUNÇÕES DOS NÚMEROS NA NOSSA VIDA, FAZENDO UMA RETOMADA QUANTO À ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, PARA TE AJUDAR A COMPREENDER A LEITURA E A ESCRITA DESTES ATÉ A CLASSE DAS DEZENAS DE MILHAR.

OS NÚMEROS E ALGARISMOS ESTÃO POR TODA PARTE E POSSUEM AS SEGUINTES FUNÇÕES: CONTAR, MEDIR, ORDENAR E IDENTIFICAR. VEJA EXEMPLOS:

ATIVIDADE 1

VOCÊ SABE QUANDO OS ALGARISMOS COMEÇARAM A FAZER PARTE DA VIDA DO SER HUMANO?COMO E QUANDO TUDO COMEÇOU? LEIA O PARÁGRAFO A SEGUIR E DESCUBRA.

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 3000 ANOS, QUANDO O HOMEM SENTIU A NECESSIDADE DE CONTROLAR A QUANTIDADE DE ANIMAIS DO REBANHO E QUANTOS PEIXES HAVIA PESCADO. PARA ISSO COMEÇOU A FAZER CONTAGENS INTUITIVAMENTE , REGISTRANDO POR MEIO DE RISCOS NAS PAREDES E MATERIAIS COMO PEDRAS E GRAVETOS PARA REPRESENTAR A QUANTIDADE DE ANIMAIS.

CONVIDE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA, CONTE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE O SURGIMENTO DOS NÚMEROS E FAÇA UMA LISTA NO SEU CADERNO, RELACIONANDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS HOMENS PARA CONTROLAR SEUS ANIMAIS ANTES DA CRIAÇÃO DOS NUMEROS.

LEMBRE-SE! AS LISTAS SÃO TEXTOS MUITO UTILIZADOS NO NOSSO DIA A DIA, POIS FUNCIONAM COMO LEMBRETES PARA DIFERENTES SITUAÇÕES, COMO: LISTA DE COMPRAS, DESEJOS, PLANOS, ETC. ELAS POSSUEM TÍTULO E O CORPO DO TEXTO, GERALMENTE, É ESCRITO COM PALAVRAS OU FRASES CURTAS, UMA EMBAIXO DA OUTRA. PODEM SER ORGANIZADAS EM ORDEM ALFABÉTICA, EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA, ALEATORIAMENTE E ATÉ MESMO EM ORDEM DE PREFERÊNCIAS.

ATIVIDADE 2

OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E RESPONDA EM SEU CADERNO QUAL A FUNÇÃO DOS NÚMEROS EXPOSTOS.

IMAGEM 1

IMAGEM 2

Fonte: acervo pessoal professora Alda

IMAGEM 3

IMAGEM 4

ATIVIDADE 3

OBSERVE OS DADOS DA PANDEMIA POR COVID-19 EM GOIÂNIA:

AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • QUAL NÚMERO ESTÁ NA 4ª. ORDEM?
  • QUAL NÚMERO ESTÁ NA 5ª. ORDEM?
  • ESCREVA POR EXTENSO O NÚMERO DA 5ª. ORDEM.

ATÉ A PRÓXIMA AULA!

COMPONENTES CURRICULARESOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
MATEMÁTICA(EAJAMA0301) LER E ESCREVER (COM ALGARISMOS E PALAVRAS) NÚMEROS NATURAIS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL ATÉ A ORDEM DE DEZENAS DE MILHAR.
HISTÓRIA(EAJAHI0206) DESTACAR A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE EXPERIÊNCIAS DE VIDA EM QUE TEMPO E ESPAÇO SÃO CONSTRUÍDOS HISTORICAMENTE E COMPÕEM A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL E CULTURAL DO SUJEITO.
PORTUGUÊS(EAJALP0426) PLANEJAR E ELABORAR A ESCRITA COLETIVA DE TEXTOS RELACIONADOS DA VIDA COTIDIANA