OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 3ª SÉRIE DA EAJA
NA AULA DE HOJE ESTUDAREMOS NÚMEROS, ALGARISMOS E SUAS FUNÇÕES NO NOSSO COTIDIANO; A ESCRITA E A LEITURA DE NÚMEROS ATÉ A CLASSE DOS MILHARES E A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS HISTÓRICOS PARA COMPREENDER O HOJE.
ASSISTA O VÍDEO A SEGUIR COM A TEMÁTICA: NÚMEROS E ALGARISMOS POR TODO LADO
NESTA VÍDEOAULA A PROFESSORA ALDA APRESENTOU AS FUNÇÕES DOS NÚMEROS NA NOSSA VIDA, FAZENDO UMA RETOMADA QUANTO À ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, PARA TE AJUDAR A COMPREENDER A LEITURA E A ESCRITA DESTES ATÉ A CLASSE DAS DEZENAS DE MILHAR.
OS NÚMEROS E ALGARISMOS ESTÃO POR TODA PARTE E POSSUEM AS SEGUINTES FUNÇÕES: CONTAR, MEDIR, ORDENAR E IDENTIFICAR. VEJA EXEMPLOS:
ATIVIDADE 1
VOCÊ SABE QUANDO OS ALGARISMOS COMEÇARAM A FAZER PARTE DA VIDA DO SER HUMANO?COMO E QUANDO TUDO COMEÇOU? LEIA O PARÁGRAFO A SEGUIR E DESCUBRA.
OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 3000 ANOS, QUANDO O HOMEM SENTIU A NECESSIDADE DE CONTROLAR A QUANTIDADE DE ANIMAIS DO REBANHO E QUANTOS PEIXES HAVIA PESCADO. PARA ISSO COMEÇOU A FAZER CONTAGENS INTUITIVAMENTE , REGISTRANDO POR MEIO DE RISCOS NAS PAREDES E MATERIAIS COMO PEDRAS E GRAVETOS PARA REPRESENTAR A QUANTIDADE DE ANIMAIS.
CONVIDE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA, CONTE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE O SURGIMENTO DOS NÚMEROS E FAÇA UMA LISTA NO SEU CADERNO, RELACIONANDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS HOMENS PARA CONTROLAR SEUS ANIMAIS ANTES DA CRIAÇÃO DOS NUMEROS.
LEMBRE-SE! AS LISTAS SÃO TEXTOS MUITO UTILIZADOS NO NOSSO DIA A DIA, POIS FUNCIONAM COMO LEMBRETES PARA DIFERENTES SITUAÇÕES, COMO: LISTA DE COMPRAS, DESEJOS, PLANOS, ETC. ELAS POSSUEM TÍTULO E O CORPO DO TEXTO, GERALMENTE, É ESCRITO COM PALAVRAS OU FRASES CURTAS, UMA EMBAIXO DA OUTRA. PODEM SER ORGANIZADAS EM ORDEM ALFABÉTICA, EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA, ALEATORIAMENTE E ATÉ MESMO EM ORDEM DE PREFERÊNCIAS.
ATIVIDADE 2
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E RESPONDA EM SEU CADERNO QUAL A FUNÇÃO DOS NÚMEROS EXPOSTOS.
IMAGEM 1
IMAGEM 2
IMAGEM 3
IMAGEM 4
ATIVIDADE 3
OBSERVE OS DADOS DA PANDEMIA POR COVID-19 EM GOIÂNIA:
AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO:
- QUAL NÚMERO ESTÁ NA 4ª. ORDEM?
- QUAL NÚMERO ESTÁ NA 5ª. ORDEM?
- ESCREVA POR EXTENSO O NÚMERO DA 5ª. ORDEM.
ATÉ A PRÓXIMA AULA!
COMPONENTES CURRICULARES | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EAJAMA0301) LER E ESCREVER (COM ALGARISMOS E PALAVRAS) NÚMEROS NATURAIS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL ATÉ A ORDEM DE DEZENAS DE MILHAR. |
HISTÓRIA | (EAJAHI0206) DESTACAR A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE EXPERIÊNCIAS DE VIDA EM QUE TEMPO E ESPAÇO SÃO CONSTRUÍDOS HISTORICAMENTE E COMPÕEM A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL E CULTURAL DO SUJEITO. |
PORTUGUÊS | (EAJALP0426) PLANEJAR E ELABORAR A ESCRITA COLETIVA DE TEXTOS RELACIONADOS DA VIDA COTIDIANA |