You are currently viewing Matemática e História: HISTÓRIA DOS NÚMEROS

Matemática e História: HISTÓRIA DOS NÚMEROS

OLÁ PESSOAL! TODOS NÓS PERCEBEMOS QUE OS NÚMEROS ESTÃO EM TODOS OS LUGARES E QUE UTILIZAMOS ELES CONSTANTEMENTE NO NOSSO COTIDIANO. MAS VOCÊ JÁ PAROU PRA PENSAR COMO ELES SURGIRAM? NA AULA DE HOJE VEREMOS UM POUCO SOBRE A ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS NÚMEROS.

https://cdn.pixabay.com/photo/2017/08/20/18/46/pay-2662758__340.jpg

Assista a videoaula abaixo, com a temática: HISTÓRIA DOS NÚMEROS

Eaja – Matemática – 1ªSérie – História dos Números

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS. COM A EVOLUÇÃO, SURGIU A PALAVRA CÁLCULO QUE SIGNIFICA “CONTAS COM PEDRAS”.

  • NÚMEROS NA PRÉ-HISTÓRIA

FONTE: https://static.todamateria.com.br/upload/pr/eh/prehistoriaserradacapivara-0-cke.jpg 

  • NÚMEROS BABILÔNICOS

FONTE:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d6/Babylonian_numerals.svg/450px-Babylonian_numerals.svg.png 

  • NÚMEROS ROMANOS

FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/04/05/12/24/clock-317009__340.jpg

  • NÚMEROS INDO-ARÁBICOS

FONTE:https://matematicahistoria.files.wordpress.com/2017/09/md-0000013976.jpg?w=640

  • SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

É COMPOSTO POR DEZ SÍMBOLOS(ALGARISMOS):{0,1,2,3,4,5,6,7,8,9} QUE COMBINADOS FORMAM OS NUMERAIS. A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DECIMAL SE DÁ ATRAVÉS DAS CLASSES E ORDENS DOS NÚMEROS:

FONTE: https://static.preparaenem.com/2021/02/1-tabela.jpg 

FONTE: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTkiiMzCKqUsGtWlekkpTh-ndZgFRC25jbFJA&usqp=CAU 

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1

CONSIDERE OS ALGARISMOS :

2 – 9 – 8 

A)QUAL O MAIOR NÚMERO QUE PODEMOS FORMAR UTILIZANDO ESSES ALGARISMOS?

B) E QUAL O MENOR NÚMERO QUE PODERÍAMOS FORMAR?

C) QUAL O MAIOR NÚMERO FORMADO CUJA UNIDADE SIMPLES SERÁ OCUPADA PELO 9?

D) QUAL O MENOR NÚMERO QUE COMEÇARIA COM O ALGARISMO 9?

ATIVIDADE 2

O ÁBACO É UM INSTRUMENTO UTILIZADO PARA CÁLCULOS MATEMÁTICOS CRIADO POR VOLTA DE 5000 ANOS ATRÁS. CONSIDERE A SEGUINTE FIGURA, QUE MOSTRA UM MODELO DE ÁBACO EM QUE CADA HASTE REPRESENTA UMA CLASSE DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL:

FONTE: https://cutt.ly/anEGkm2 

A)QUANTAS UNIDADES SIMPLES ESTÃO REPRESENTADAS NO ÁBACO?

B)QUANTAS UNIDADES DE MILHAR ESTÃO REPRESENTADAS?

C)QUE  NÚMERO ESTÁ REPRESENTADO NESTE INSTRUMENTO?

D) QUAL O VALOR RELATIVO DE CADA ALGARISMO REPRESENTADO?

ATIVIDADE 3

PARA ESCREVER TODOS OS NÚMEROS DE 1 A 60, QUANTAS VEZES UTILIZAMOS O ALGARISMO 5?

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0102) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, contagem  um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que  envolvem esses procedimentos. 
(EAJAMA0103) Registrar quantidade utilizando-se de recursos pessoais. 
(EAJAMA0104) Ler, escrever, comparar números naturais. 
(EAJAMA0105) Identificar e ordenar os números naturais, com e sem o suporte  da reta numérica, por meio da utilização dos conceitos de sucessor e antecessor.(EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do  tempo histórico.