OLÁ PESSOAL! TODOS NÓS PERCEBEMOS QUE OS NÚMEROS ESTÃO EM TODOS OS LUGARES E QUE UTILIZAMOS ELES CONSTANTEMENTE NO NOSSO COTIDIANO. MAS VOCÊ JÁ PAROU PRA PENSAR COMO ELES SURGIRAM? NA AULA DE HOJE VEREMOS UM POUCO SOBRE A ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS NÚMEROS.
https://cdn.pixabay.com/photo/2017/08/20/18/46/pay-2662758__340.jpg
Assista a videoaula abaixo, com a temática: HISTÓRIA DOS NÚMEROS
OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS. COM A EVOLUÇÃO, SURGIU A PALAVRA CÁLCULO QUE SIGNIFICA “CONTAS COM PEDRAS”.
- NÚMEROS NA PRÉ-HISTÓRIA
FONTE: https://static.todamateria.com.br/upload/pr/eh/prehistoriaserradacapivara-0-cke.jpg
- NÚMEROS BABILÔNICOS
- NÚMEROS ROMANOS
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/04/05/12/24/clock-317009__340.jpg
- NÚMEROS INDO-ARÁBICOS
FONTE:https://matematicahistoria.files.wordpress.com/2017/09/md-0000013976.jpg?w=640
- SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
É COMPOSTO POR DEZ SÍMBOLOS(ALGARISMOS):{0,1,2,3,4,5,6,7,8,9} QUE COMBINADOS FORMAM OS NUMERAIS. A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DECIMAL SE DÁ ATRAVÉS DAS CLASSES E ORDENS DOS NÚMEROS:
FONTE: https://static.preparaenem.com/2021/02/1-tabela.jpg
FONTE: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTkiiMzCKqUsGtWlekkpTh-ndZgFRC25jbFJA&usqp=CAU
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
CONSIDERE OS ALGARISMOS :
2 – 9 – 8
A)QUAL O MAIOR NÚMERO QUE PODEMOS FORMAR UTILIZANDO ESSES ALGARISMOS?
B) E QUAL O MENOR NÚMERO QUE PODERÍAMOS FORMAR?
C) QUAL O MAIOR NÚMERO FORMADO CUJA UNIDADE SIMPLES SERÁ OCUPADA PELO 9?
D) QUAL O MENOR NÚMERO QUE COMEÇARIA COM O ALGARISMO 9?
ATIVIDADE 2
O ÁBACO É UM INSTRUMENTO UTILIZADO PARA CÁLCULOS MATEMÁTICOS CRIADO POR VOLTA DE 5000 ANOS ATRÁS. CONSIDERE A SEGUINTE FIGURA, QUE MOSTRA UM MODELO DE ÁBACO EM QUE CADA HASTE REPRESENTA UMA CLASSE DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL:
FONTE: https://cutt.ly/anEGkm2
A)QUANTAS UNIDADES SIMPLES ESTÃO REPRESENTADAS NO ÁBACO?
B)QUANTAS UNIDADES DE MILHAR ESTÃO REPRESENTADAS?
C)QUE NÚMERO ESTÁ REPRESENTADO NESTE INSTRUMENTO?
D) QUAL O VALOR RELATIVO DE CADA ALGARISMO REPRESENTADO?
ATIVIDADE 3
PARA ESCREVER TODOS OS NÚMEROS DE 1 A 60, QUANTAS VEZES UTILIZAMOS O ALGARISMO 5?
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0102) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvem esses procedimentos. (EAJAMA0103) Registrar quantidade utilizando-se de recursos pessoais. (EAJAMA0104) Ler, escrever, comparar números naturais. (EAJAMA0105) Identificar e ordenar os números naturais, com e sem o suporte da reta numérica, por meio da utilização dos conceitos de sucessor e antecessor.(EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico. |