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MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: MÚLTIPLOS E DIVISORES

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE RECORDAREMOS ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS AOS MÚLTIPLOS DOBRO E TRIPLO E AO DIVISOR METADE. VAMOS LÁ!

Amarelo, Fundo, Rabisco, Livro, Lâmpada Elétrica, Idéia

https://cdn.pixabay.com/photo/2021/04/10/21/03/yellow-6168124_960_720.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: DOBRO, TRIPLO E METADE

Eaja – 3ªSEMANA/DEZEMBRO – MATEMÁTICA – 2ªSÉRIE

MÚLTIPLOS E DIVISORES

OS MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO SÃO AQUELES ENCONTRADOS COMO RESULTADO DE UMA MULTIPLICAÇÃO. DA MESMA FORMA OS DIVISORES SÃO OS RESULTADOS ENCONTRADOS APÓS UMA DIVISÃO. NA AULA DE HOJE ESTUDAREMOS UM POUCO MAIS SOBRE OS MÚLTIPLOS RESULTADOS DAS MULTIPLICAÇÕES POR 2 E 3, OU SEJA, O DOBRO E O TRIPLO. E SOBRE A DIVISÃO POR 2, OU SEJA, A METADE.

1 INTEIRODOBRO(x2)TRIPLO(x3)

Futebol, Bola, Esporte, Arredondar, Preto E Branco

Futebol, Bola, Esporte, Arredondar, Preto E BrancoFutebol, Bola, Esporte, Arredondar, Preto E Branco

Futebol, Bola, Esporte, Arredondar, Preto E BrancoFutebol, Bola, Esporte, Arredondar, Preto E BrancoFutebol, Bola, Esporte, Arredondar, Preto E Branco
1 INTEIROMETADE(÷2)
Laranjas, Citrino, Frutas, Seção Transversal, ComidaLaranjas, Citrino, Frutas, Seção Transversal, Comida

EXEMPLO 01:

Mármores, Grande Bolinhas De Gude

RENATO POSSUI 25 BOLINHAS DE GUDE E SEU VIZINHO CARLOS POSSUI O DOBRO DE RENATO. QUANTAS BOLINHAS TÊM CARLOS? DEVEMOS ASSOCIAR A IDEIA DE DOBRO À MULTIPLICAÇÃO POR 2:

25 X 2 = 50 (25 + 25 = 50)

CARLOS POSSUI 50 BOLINHAS.


EXEMPLO 02:

SOFIA POSSUI 3 CALÇAS JEANS EM SEU ARMÁRIO E O TRIPLO DESSE NÚMERO, DE BLUSAS. QUANTAS BLUSAS ESTÃO NO ARMÁRIO DE SOFIA? TRIPLO SIGNIFICA MULTIPLICAR POR TRÊS: 

3 X 3 = 9 ( 3+3+3=9)

SOFIA ESTÁ COM 9 BLUSAS EM SEU ARMÁRIO


EXEMPLO 03:

Feliz Aniversário, Chapéu, Celebração

NUMA FESTINHA DE ANIVERSÁRIO RENATA ENCOMENDOU 200 SALGADOS. DESSES A METADE ERAM COXINHAS. QUANTAS COXINHAS RENATA ENCOMENDOU? DEVEMOS LEMBRAR QUE A METADE SIGNIFICA DIVIDIR POR 2:

200 ÷ 2 = 100 (100+100=200)

RENATA ENCOMENDOU 100 COXINHAS.

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1

COMPLETE AS FRASES COM OS VALORES CORRETOS:

A) ARTUR TEM 7 CARRINHOS NA SUA COLEÇÃO, MAS SEU IRMÃO TEM O DOBRO DESSE NÚMERO. ENTÃO O IRMÃO DE ARTUR TÊM  ___________ CARRINHOS.

B) COMPREI UMA CAIXA DE BOMBONS COM 12 UNIDADES. DISTRIBUÍ A METADE DELES PARA MEUS FILHOS, SOBRARAM NA CAIXA ______ BOMBONS.

C) CAIO POSSUI 20 FIGURINHAS EM SUA COLEÇÃO. HENRIQUE POSSUI O TRIPLO DE FIGURINHAS DE CAIO, OU SEJA, HENRIQUE TEM ________ FIGURINHAS.

ATIVIDADE 02

UMA CAIXA DE MAÇÃS POSSUI 120 UNIDADES. AUGUSTO DISTRIBUIU ESSA CAIXA DE MAÇÃS COLOCANDO-AS IGUALMENTE EM DUAS BANDEJAS EXPOSITORAS DO SEU MERCADO. QUANTAS MAÇÃS FICARAM EM CADA BANDEJA?

Maçã, Colheita De Maçã, Caixa De Madeira

ATIVIDADE 3

NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE SUA NETA, DONA MARIA ENCOMENDOU 60 DOCINHOS E O TRIPLO DESSE NÚMERO DE SALGADINHOS. QUANTOS SALGADINHOS DONA MARIA ENCOMENDOU?

Coxinha, Comida, Frango, Alimentos

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!

ATIVIDADE 01

A) 14 CARRINHOS

B) 6 BOMBONS

C) 60 FIGURINHAS

ATIVIDADE 02

60 MAÇÃS

ATIVIDADE 03

180 SALGADINHOS

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0115) Relacionar a ideia de dobro com metade, triplo com terça parte,  em situações cotidianas.
(EAJAGE0102) Reconhecer a si próprio e seus pares como sujeitos histórico culturais. 
(EAJAGE0103) Perceber semelhanças e diferenças entre os diferentes lugares  de vivência