You are currently viewing Matemática e Ed. Física – ESPORTES, GRANDEZAS, MEDIDAS E ESTATÍSTICA

Matemática e Ed. Física – ESPORTES, GRANDEZAS, MEDIDAS E ESTATÍSTICA

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS FALAR SOBRE O
ESPORTE DE MAIOR PREFERÊNCIA NACIONAL: O FUTEBOL! ALÉM
DISSO, VAMOS ASSOCIAR ESSE ADORADO ESPORTE À
MATEMÁTICA E IREMOS PERCEBER QUE EXISTEM MUITO MAIS
RELAÇÕES ENTRE ELES DO QUE IMAGINAM

https://pixabay.com/pt/photos/futebol-clip-botas-de-futebol-duelo-606235/

Assista a videoaula abaixo, com a temática: ESPORTES, GRANDEZAS, MEDIDAS E ESTATÍSTICA

Eaja – 1ª série – Matemática e Ed. Física

O FUTEBOL É O ESPORTE MAIS POPULAR DO MUNDO E SUAS ORIGENS REMONTAM HÁ 5 MIL ANOS NA CHINA. O FUTEBOL MODERNO SURGIU NA INGLATERRA DURANTE O SÉCULO XIX.

FOI INTRODUZIDO NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX, POR CHARLES MILLER, UM ESTUDANTE PAULISTA QUE RETORNOU DA INGLATERRA EM 1894 TRAZENDO DIVERSOS ARTIGOS, COMO BOLAS, UNIFORMES E UM LIVRO COM REGRAS ESTABELECIDAS. POR CONTA DISSO CHARLES É CONSIDERADO O PAI DO FUTEBOL NO BRASIL.

INICIALMENTE O FUTEBOL NÃO ERA UM ESPORTE POPULAR, POIS ERA RESTRITO À ARISTOCRACIA  DA SOCIEDADE BRASILEIRA, SENDO CONSIDERADO UM ESPORTE ELITIZADO. O QUE FOI SE MODIFICANDO COM O TEMPO E COM A ORGANIZAÇÃO DOS MAIS VARIADOS TIMES DE FUTEBOL PELO PAÍS.

  • DESCRIÇÃO DO CAMPO DE FUTEBOL
Campo De Futebol, Futebol, Rush

FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/04/09/13/28/football-pitch-320100__340.jpg 

Ficheiro:Campo de futebol medidas.jpg

FONTE: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c2/Campo_de_futebol_medidas.jpg/800px-Campo_de_futebol_medidas.jpg 

  • FUTEBOL E ECONOMIA

UM ESTUDO IDEALIZADO PELA CBF (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL) E REALIZADO PELA CONSULTORIA EY, APONTOU QUE O FUTEBOL  MOVIMENTA UM TOTAL DE R$ 52,9 BILHÕES NA ECONOMIA DO PAÍS, O QUE REPRESENTOU 0,72% DO TOTAL DO PIB(PRODUTO INTERNO BRUTO) BRASILEIRO, MOSTRANDO QUE R$37,8 MILHÕES SÃO DE EFEITOS INDIRETOS.

Estrutura Integrada de Negócios para as Organizações de Futebol – a... |  Download Scientific Diagram

FONTE: https://cutt.ly/Fnzg783 

  • TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DOS TIMES 

CAMPEONATO GOIANO 2020(1ª FASE)

http://www.fgf.esp.br/media/1212Rodda.jpg

FONTE: https://esportegoiano.com.br/tabela-campeonato-goiano-futebol-2020/ 

PG = PONTOS GANHOS

J=JOGOS

V=VITÓRIAS

E = EMPATE

D= DERROTAS

GP=GOLS PRÓ

GC=GOLS CONTRA

SG=SALDO DE GOLS

AGORA É COM VOCÊ!!!

        ATIVIDADE 1

NA PRIMEIRA FASE DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D, CADA EQUIPE DISPUTA 6 PARTIDAS:

  • VITÓRIA = 3 PONTOS
  • EMPATE= 1 PONTO
  • DERROTA= 0

UMA EQUIPE OBTEVE 3 VITÓRIAS E SOFREU UMA DERROTA NESSES 6 JOGOS. PORTANTO, QUAL SERÁ O MÁXIMO DE PONTOS ALCANÇADOS POR ELA?

ATIVIDADE 2

DURANTE UMA PARTIDA DE FUTEBOL NUM CAMPO DO BAIRRO A BOLA FOI EXTRAVIADA E OS AMIGOS JOGADORES RESOLVERAM FAZER UMA VAQUINHA PARA COMPRAR UMA NOVA BOLA. DOZE AMIGOS CONTRIBUÍRAM COM R$8,00 CADA. DEPOIS QUE A BOLA FOI COMPRADA SOBRARAM R $6,00, QUE FORAM DIVIDIDOS IGUALMENTE ENTRE ELES.

  • QUAL FOI O VALOR DA BOLA?
  • QUANTO CADA AMIGO RECEBEU DE VOLTA?

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0107) Reconhecer e vivenciar as diferentes modalidades esportivas.
(EAJAEF0108) Identificar as características histórico-culturais, valores, normas,  regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades  esportivas.
(EAJAMA0142) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contexto.
(EAJAMA0134) Comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o  “mais barato” em situações do cotidiano para verificar se é possível comprar ou  não com determinados valores.