You are currently viewing MATEMÁTICA – DESCONTOS E ACRÉSCIMOS: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Fonte: CANVA.COM

MATEMÁTICA – DESCONTOS E ACRÉSCIMOS: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 2º período (3ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

DESCONTOS E ACRÉSCIMOS

Fonte: CANVA.COM

Para não se perder no orçamento, o consumidor precisa estar atento à variação dos preços dos produtos, seja para menos ou para mais. Na matemática, a variação é chamada de acréscimo ou desconto.

O desconto se refere a quanto será reduzido o preço de um produto. Neste caso, o consumidor paga um valor menor do que foi anunciado. A diferença entre o valor anunciado e o valor pago recebe o nome de desconto.

Veja só essa situação. Uma luminária que custa R$74,00 é anunciada, com desconto, por R$46,00. Qual é o valor do desconto?

Para calcular o valor do desconto, basta subtrair o valor final do valor inicial.

74 – 46 = 28

O desconto na luminária foi de R$28,00.

O acréscimo é o mesmo que aumento. Representa o aumento no valor de algo ou na quantidade de alguma coisa. Neste caso, o acréscimo é somado ao valor ou à quantidade que foi aumentada.

Veja esse exemplo. No jornal do dia, a notícia principal anunciava aumento no botijão de gás. O preço do botijão era R$105,00 e o acréscimo será de R$15,00. Quanto custará o botijão de gás após o acréscimo?

Para calcular o valor do desconto, basta somar o valor do acréscimo com valor do botijão.

105 + 15 = 120

O preço do botijão após o aumento será R$120,00.

Bom estudo!

QUESTÃO 1

A pizzaria do bairro criou uma promoção do cartão fidelidade. A cada pizza grande comprada, o cliente ganha 1 ponto. Ao somar 10 pontos, o cliente tem R$10,00 de desconto na próxima pizza.

Fonte: Anúncio promoção da pizza – produzida em canva.com.

Marisa já tem 10 pontos e vai comprar uma pizza grande para o jantar. Quanto Marisa pagará pela pizza usando seu desconto?

QUESTÃO 2

A prefeitura de uma certa cidade criou uma campanha para incentivar os moradores a cuidarem do meio ambiente e, com isso, receber descontos na conta de energia elétrica. O morador leva resíduos como metal, papel, plástico e vidro nos pontos de coleta e, de acordo com a quantidade, recebe desconto na conta de energia elétrica.

Fonte: Acervo próprio

Um morador levou ao ponto de coleta 8 kg de vidro. Esse morador terá direito a um desconto de

(A) R$10,00.

(B) R$12,00.

(C) R$14,00.

(D) R$16,00.

QUESTÃO 3

Os preços dos alimentos nos mercados mostram como anda a economia. Em janeiro, Miguel pagou R$18,00 pelo pacote de arroz de 5kg. Em fevereiro, o mesmo pacote custou R$21,00. Neste período, o acréscimo no pacote de arroz de 5kg foi de

(A) R$3,00.

(B) R$2,50.

(C) R$2,00.

(D) R$1,00.

QUESTÃO 4

Luana quer comprar uma camiseta de presente. Na semana passada, na Loja Sócamisetas, a camiseta custava R$79,00. Hoje, Luana foi à loja e a vendedora lhe disse que os preços foram reajustados e a camiseta agora custa R$105,00.

Quanto foi o acréscimo no preço da camiseta?

SAIBA MAIS

Desconto, acréscimo e juros são conceitos da Matemática relacionados ao financeiro, à operações comerciais. Compreendê-los é importante porque fazem parte do nosso cotidiano. No vídeo “Desconto, acréscimo e juros: revisando conceitos”, a professora Cristiane Souza apresenta esses conceitos a partir de algumas situações práticas. Assista-o.

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EJAMA0234) Resolver problemas que envolvam situações de compra/ venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens.
Ciências(EJALP0210) Perceber o uso do verbo no imperativo nos textos injuntivos.
ReferênciasCAMPOS, Marcos Bergamini. A Educação Financeira na Matemática do Ensino Fundamental. Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas. Juiz de Fora/MG, 2012. URL https://www2.ufjf.br/mestradoedumat/wp-content/uploads/sites/134/2011/09/Produto-Educacional-Marcelo-Bergamini-Campos.pdf, consultado em 07/11/2022.

RIGONATTO, Marcelo. Cálculo do desconto numa compra à vista. Escola Kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/calculo-do-desconto-numa-compra-a-vista.htm, consultado em 10/10/2022.