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Matemática – Condição de existência de um triângulo e soma das medidas dos seus ângulos

Olá! Esta aula de Matemática é destinada a estudantes da 6ª Série da Eaja.

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Nesta atividade você irá compreender a condição de existência de um triângulo, bem como a propriedade que relaciona seus ângulos internos e externos,

Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.

TRIÂNGULOS | AULA 10 | 6ª SÉRIE – EAJA | MATEMÁTICA

Triângulo (Definição): é um polígono que possui 3 lados.

Condição de Existência

Vamos a uma experiência:

  • Corte um canudo com um pouco a mais de 4cm;
  • Faça o mesmo com outros três canudos com um pouco a mais que 5cm, 9cm e 12cm;
  • Com esses canudos, tente montar um triângulo.

Tente fazer o mesmo para canudos de:

a) 4cm, 9cm e 12cm (a medida do maior lado é menor que à soma das medidas dos outros dois lados).

b) 4cm, 5cm e 8cm (a medida do maior lado é igual à soma das medidas dos outros dois lados).

c) 4cm, 5cm e 12cm (a medida do maior lado é maior do que a soma das medidas dos outros dois lados).

Houve casos em que não foi possível formar um triângulo. Chegamos a uma condição:

Em qualquer triângulo, a medida de qualquer lado deve ser sempre MENOR que a soma das medidas dos outros dois lados.

Problemas propostos

1. Paulo pretende construir um triângulo utilizando varetas de madeiras cujos comprimentos são 130cm, 92cm e 51cm. É possível construir tal triângulo?

2. Em um triângulo, o lado maior tem 35cm e um dos lados menores mede 21cm. Qual a medida inteira, mínima, que o outro lado deve ter?

Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo

Vamos a uma experiência!

Antes de começar, precisamos saber que um ângulo raso possui medida igual a 180°. Veja a figura.

Imagem disponível em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7o ano, p.167.

  • Recorte um triângulo, de qualquer tamanho, em uma cartolina, destacando os seus ângulos ( a, b e c).
  • Separe o triângulo em 3 partes, cada uma contendo um dos ângulos.
  • Junte os 3 ângulos do triângulo, fazendo coincidir seus vértices.

Veja a figura:

Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano, p.84

Note que ao ajustar os ângulos internos destacados, forma-se um ângulo raso, ou seja, de 180°.

Faça a experiência com outros triângulos, você chegará a uma conclusão que chamamos de propriedade da soma dos ângulos internos de um triângulo.

“Qualquer que seja o triângulo, a soma das medidas dos seus ângulos internos é igual a 180°”

Problemas resolvidos

1. Calcule a medida x indicada na figura.

Imagem disponível em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7o ano, p.183.

Aplicando a propriedade da soma dos ângulos internos do triângulo, teremos:

2x + x + 75º = 180, juntando 2x com x, obtemos

3x + 75º = 180, subtraindo 75º de 180º

3x = 105º, dividindo 105º por 3, obtemos x = 35º

2. Um triângulo tem dois ângulos internos congruentes. O terceiro ângulo mede 68°. Qual é a medida dos ângulos congruentes?

Sabemos que ângulos congruentes são aqueles que possuem a mesma medida, logo temos dois ângulos iguais. Vamos representar por x essas medidas.

Aplicando a propriedade da soma dos seus ângulos internos, teremos:

x + x + 68º = 180º, juntando os x

2x + 68º = 180º, subtraindo 68º de 180º

2x = 112º, dividindo 112º por 2 obtemos o valor de x = 56º

Problemas propostos

1. Dois ângulos internos de certo triângulo medem 73° e 59°. Qual é a medida do terceiro ângulo interno desse triângulo?

2. Determine a medida x nos triângulos abaixo.

Imagem disponível em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7o ano, p.185.

3. Certa empresa fabrica guindastes que são utilizados para deslocar cargas. No modelo de guindaste apresentado ao lado, essa empresa recomenda que o ângulo formado entre as correntes, destacado em verde na imagem, tenha medida maior do que 45° e menor do que 120°. Quais dos guindastes a seguir estão de acordo com essa recomendação?

  Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano, p.86.

      



Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EAJAMA0626) Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados (desigualdade triangular) e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°, aplicando também este resultado para demonstrar o teorema do Ângulo Externo.
ReferênciasGIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).