You are currently viewing MATEMÁTICA: MAIOR, MENOR, IGUAL OU DIFERENTE
Fonte: canva.com

MATEMÁTICA: MAIOR, MENOR, IGUAL OU DIFERENTE

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 3ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADES

Comparar quantidades é uma ação que realizamos frequentemente. A quantidade de estudantes presentes na turma hoje, é maior ou menor que a quantidade de alunos presentes ontem? O gasto com alimentação esse mês foi igual ao do mês passado? 

Ter noção de quantidade é importante e a proposta dessa atividade é justamente essa: revisar a comparação e ordenação quantidades.

Bom estudo!

Fonte: canva.com

QUESTÃO 1

Abaixo estão os dados do IBGE – 2021, de duas cidades goianas muito conhecidas. Leia-os com atenção.

Agora responda:

a) Escreva como se lê (por extenso) o número de habitantes da cidade de Caldas Novas.

b) Qual das duas cidades tem o menor número de habitantes?

c) Qual é a diferença entre o número de habitantes de Caldas Novas e Piracanjuba?

QUESTÃO 2

O desmatamento é a retirada da vegetação nativa de uma área e, em geral, é resultado da ação humana. Este é considerado um grave problema ambiental. O processo de urbanização, avanço das atividades de  agropecuária e a mineração são alguns dos motivos para o desmatamento. 

Veja os dados sobre o desmatamento em Goiás, em 2019 e 2020:

De acordo com os dados apresentados na imagem, responda:

a) Em que ano a área desmatada foi maior? 

b) Escreva as quantidades relativas às áreas desmatadas em ordem crescente.

QUESTÃO 3

Uma certa cidade, apresenta os seguintes dados de saneamento:

Usando os símbolos de < (menor), > (maior) ou = (igual), compare os valores apresentados a seguir:

a) 14.267  ____     5.811

b) 5.811    ____ 111.959

c) 111.959 ____  14.267

d) 3.210 + 2.601   ____    5.811

SAIBA MAIS

Precisa de ajuda com os símbolos matemáticos usados para representar igualdade e desigualdades? Assista ao vídeo da professora Cristiane Souza, “Comparando quantidades – maior, menor, igual ou diferente” para conhecer ou rever essa simbologia e seus significados.

Acesse essa proposta didática (slides 17 e atividade 17) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-3a-serie/

Componente curricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0303) Comparar e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar, utilizando símbolos para a igualdade e para a desigualdade (diferente, maior e menor) com ou sem a utilização da reta numérica.
Geografia(EAJAGE0215) Compreender a importância dos solos e os impactos ambientais decorrentes dos seus diversos usos.
REFERÊNCIASMAPBIOMAS, Relatório Anual do desmatamento no Brasil – 2020, URL https://s3.amazonaws.com/alerta.mapbiomas.org/rad2020/RAD2020_MapBiomasAlerta_FINAL.pdf, consultado em 06/12/2022.

INSTITUTO ÁGUA E SANEAMENTO, https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento/go/goiania, consultado em 06/12/2022.

SOUSA, Rafaela. “Desmatamento”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-desmatamento.htm. Acesso em 06/12/2022.

GONÇALVES, Amanda. Números Naturais. Escola Kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/numeros-naturais.htm, consultado em 06/12/2022.