Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 3ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ATIVIDADES
Comparar quantidades é uma ação que realizamos frequentemente. A quantidade de estudantes presentes na turma hoje, é maior ou menor que a quantidade de alunos presentes ontem? O gasto com alimentação esse mês foi igual ao do mês passado?
Ter noção de quantidade é importante e a proposta dessa atividade é justamente essa: revisar a comparação e ordenação quantidades.
Bom estudo!
QUESTÃO 1
Abaixo estão os dados do IBGE – 2021, de duas cidades goianas muito conhecidas. Leia-os com atenção.
Agora responda:
a) Escreva como se lê (por extenso) o número de habitantes da cidade de Caldas Novas.
b) Qual das duas cidades tem o menor número de habitantes?
c) Qual é a diferença entre o número de habitantes de Caldas Novas e Piracanjuba?
QUESTÃO 2
O desmatamento é a retirada da vegetação nativa de uma área e, em geral, é resultado da ação humana. Este é considerado um grave problema ambiental. O processo de urbanização, avanço das atividades de agropecuária e a mineração são alguns dos motivos para o desmatamento.
Veja os dados sobre o desmatamento em Goiás, em 2019 e 2020:
De acordo com os dados apresentados na imagem, responda:
a) Em que ano a área desmatada foi maior?
b) Escreva as quantidades relativas às áreas desmatadas em ordem crescente.
QUESTÃO 3
Uma certa cidade, apresenta os seguintes dados de saneamento:
Usando os símbolos de < (menor), > (maior) ou = (igual), compare os valores apresentados a seguir:
a) 14.267 ____ 5.811
b) 5.811 ____ 111.959
c) 111.959 ____ 14.267
d) 3.210 + 2.601 ____ 5.811
SAIBA MAIS
Precisa de ajuda com os símbolos matemáticos usados para representar igualdade e desigualdades? Assista ao vídeo da professora Cristiane Souza, “Comparando quantidades – maior, menor, igual ou diferente” para conhecer ou rever essa simbologia e seus significados.
Acesse essa proposta didática (slides 17 e atividade 17) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-3a-serie/
Componente curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0303) Comparar e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar, utilizando símbolos para a igualdade e para a desigualdade (diferente, maior e menor) com ou sem a utilização da reta numérica. |
Geografia | (EAJAGE0215) Compreender a importância dos solos e os impactos ambientais decorrentes dos seus diversos usos. |
REFERÊNCIAS | MAPBIOMAS, Relatório Anual do desmatamento no Brasil – 2020, URL https://s3.amazonaws.com/alerta.mapbiomas.org/rad2020/RAD2020_MapBiomasAlerta_FINAL.pdf, consultado em 06/12/2022. INSTITUTO ÁGUA E SANEAMENTO, https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento/go/goiania, consultado em 06/12/2022. SOUSA, Rafaela. “Desmatamento”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-desmatamento.htm. Acesso em 06/12/2022. GONÇALVES, Amanda. Números Naturais. Escola Kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/numeros-naturais.htm, consultado em 06/12/2022. |