You are currently viewing MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA E LÍNGUA PORTUGUESA – RECEITA DE ECONOMIA

MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA E LÍNGUA PORTUGUESA – RECEITA DE ECONOMIA

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA E LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE DA EAJA

NESTA AULA VOCÊ CONHECERÁ OS PRODUTOS, AS MEDIDAS E AS REAÇÕES QUÍMICAS PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA SANITÁRIA QUE AJUDARÃO NA DIMINUIÇÃO DO SEU ORÇAMENTO FAMILIAR. APRENDERÁ TAMBÉM COMO FAZER CÁLCULOS POR ESTIMATIVA, PROPORÇÃO E ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES EM MEDIDAS USUAIS E REVISARÁ O GÊNERO TEXTUAL RECEITA.

Fonte: Produção autoral – professora Alda

ASSISTA O VÍDEO PRODUZIDO PELA PROFESSORA ALDA – RECEITA DE ECONOMIA

4ª série – Eaja – Aula 9 – Receita de economia

NO VÍDEO QUE VOCÊ ACABOU DE ASSISTIR, A PROFESSORA ALDA ABORDOU GRANDEZAS E MEDIDAS POR MEIO DO GÊNERO RECEITA, CALCULANDO A PROPORÇÃO NECESSÁRIA PARA FAZER QUALQUER QUANTIDADE DE ÁGUA SANITÁRIA.

ATIVIDADE 1

ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR, CONHEÇA QUAIS PRODUTOS QUÍMICOS ESTÃO PRESENTES NO PRODUTO ÁGUA SANITÁRIA QUE ATUA COMO DESINFETANTE, ALVEJANTE E BACTERICIDA E APRENDA COMO FAZER. 

RECEITA DE ÁGUA SANITÁRIA – RENDIMENTO 55 LITROS POR R$ 27,00

E SE QUISER ANOTAR, VEJA A RECEITA COMPLETA: 

Fonte: acervo pessoal professora Alda

LEMBRE-SE! A RECEITA CULINÁRIA É UM GÊNERO TEXTUAL QUE TEM  COMO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS O USO DE LINGUAGEM SIMPLES E OBJETIVA, A INDICAÇÃO DOS INGREDIENTES NECESSÁRIOS E A SEQUÊNCIA DOS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS.

ATIVIDADE 2

BASEADO NA RECEITA DA ATIVIDADE ANTERIOR, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • QUAL A PROPORÇÃO EXISTENTE NESTA RECEITA?
  • SE VOCÊ QUISER FAZER MENOS PRODUTO, QUAIS SERIAM AS QUANTIDADES NECESSÁRIAS?
Fonte: acervo pessoal – professora Alda

ATIVIDADE 3

GOSTARAM DA RECEITA DE ÁGUA SANITÁRIA? PERCEBERAM AS VANTAGENS DE PRODUZIR ESSE PRODUTO EM CASA. SE QUISER PRODUZIR 150 LITROS DE ÁGUA SANITÁRIA, QUANTO DE PRODUTOS VOCÊ PRECISARÁ COMPRAR E QUANTO SERÁ O CUSTO? FAÇA OS CÁLCULOS E REGISTRE EM SEU CADERNO.

ATÉ A PRÓXIMA AULA!!

COMPONENTES CURRICULARESOBJETIIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
MATEMÁTICA(EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS.
LÍNGUA PORTUGUESA(EAJALP0423) RECONHECER A FORMA, O CONTEÚDO, O ESTILO E A FUNÇÃO SOCIAL DOS GÊNEROS.
CIÊNCIAS DA NATUREZA(EAJACI0303) RECONHECER QUE AS AÇÕES DOS SERES HUMANOS INTERFEREM NO CICLO HIDROLÓGICO E COMPARTILHAR REFLEXÕES PARA A CONSERVAÇÃO DA ÁGUA EM CASA, NA ESCOLA E NO TRABALHO.