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Matemática – Ângulos: noção, uso e medidas

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Ângulo: noção, uso e medida

Na imagem, podemos destacar vários exemplos de ângulos:

  • a cumeeira (a parte mais elevada) dos dois lados do telhado.
  • as laterais das paredes.
  • as laterais do portão.

canva.com/construções

Mas qual a definição de ângulo?

Os ângulos são figuras geométricas compostas por duas semirretas com a mesma origem. Eles possuem uma abertura cuja unidade de medida é o GRAU, quanto maior essa abertura, maior será o grau e consequentemente o ângulo. 

Existem alguns instrumentos para se medir o ângulo, os mais utilizados são os transferidores e os teodolitos.

canva.com/transferidor e teodolito

Representação geométrica

Os ângulos são representados da seguinte forma.

canva.com/ângulo

A classificação dos ângulos

Tudo que existe aqui nesta Terra recebe uma classificação, os animais, os objetos, as pessoas, as plantas, etc., os ângulos também. 

Eles são classificados de acordo com a sua medida. 

Na tabela abaixo temos essa classificação.

O foco maior neste texto é mostrar a importância desse assunto, principalmente para os profissionais que trabalham com projetos de arquitetura, construção civil, designer de interiores, entre outros, onde, na sua grande maioria, utilizam-se dos ângulos, principalmente os de 90°. Veja nas imagens abaixo.

canva.com/construções

Podemos destacar os cantos das janelas, o encontro das paredes, os cantos da mesa e do armário, todos ângulos de 90°, já os encontros das ligas metálicas, são ângulos maiores ou menores do que 90°.

Atividade

QUESTÃO 01

Observe a rampa utilizada pelos skatistas em competições e os ângulos indicados nela.

canva.com/rampa

Agora indique, utilizando a letra que representa o seu vértice,  um ângulo cuja medida seja

a) igual a 90°.

b) maior do que 90°.

c) menor do que 90°

QUESTÃO 02

Quanto a sua classificação

(A) o ângulo RASO  possui medida igual a 90º.

(B) o ângulo RETO possui medida igual a 180°.

(C) o ângulo com medida 120° é classificado como ângulo AGUDO.

(D) o ângulo que possui medida maior do que 90° e menor do que 180° é denominado de ângulo OBTUSO.

QUESTÃO 03

Sabendo que um ângulo reto é aquele que possui medida igual a 90°,  em qual dos relógios, abaixo, a hora marcada representa um ângulo reto, um agudo e um obtuso?

canva.com/relógio

QUESTÃO 04

Ao transitarmos pelas ruas de uma cidade, nos deparamos com vários monumentos onde podemos visualizar vários ângulos. Observe na imagem a seguir e assinale a alternativa correta que representa a medida do ângulo em destaque.

canva.com/construções

(A) 90°

(B) Aproximadamente 70°.

(C) Aproximadamente 45°.

(D) Aproximadamente 30°.

SAIBA MAIS

Assista o vídeo no canal do prof. Hélio para ficar sabendo um pouco mais sobre a teoria de Ângulos.

Canal do Prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente Curricular:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAMA0421) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas, comparando e identificando os tipos mais comuns.