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Matemática – Ângulos complementares e suplementares

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 5º Período (6ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Ângulos Complementares e Suplementares

Antes uma breve revisão sobre ângulos.

Observe a imagem

A imagem é uma parte da região, de um campo de futebol, onde os atletas cobram o escanteio. Nela podemos perceber que o “cantinho” é o encontro de duas linhas, a lateral e a linha do fundo do campo. 

Imagem: canva.com.br/ângulo

Em Matemática, essa imagem é um exemplo de ÂNGULO

Podemos então definir ângulo como sendo a medida da região, interna ou externa, formada por duas semirretas (as linhas do campo) de mesma origem. Essa medida é representada por um valor cuja unidade é o GRAU. Quanto maior for essa medida, maior será o ângulo. 

O principal instrumento para se medir ângulos é o TRANSFERIDOR.

Representação geometricamente de um ângulo

A imagem representa um ângulo, onde:

  • AÔB = nome do ângulo.
  • OA e OB (semirretas) são os lados do ângulo.
  • O ponto O é o vértice do ângulo AÔB

Imagem do autor feita Geogebra

Classificação dos ângulos

Podemos classificar os ângulos de acordo com sua medida:

  • Reto: com medida igual a 90°.
  • Raso: ângulo com medida igual a 180°.
  • Agudo: ângulo com medida menor do que 90°.
  • Obtuso: ângulo com medida entre 90° e 180°.

Veja as imagens:

Imagem do Autor feita no Geogebra

Agora podemos definir ângulos complementares e suplementares.

Ângulos Complementares e Suplementares

A definição de ângulos complementares e suplementares está relacionada com a soma de dois ângulos.

Se a soma entre dois ângulos for igual a 90°, dizemos que esses dois ângulos são complementares.

Se essa soma for igual a 180° dizemos que eles são suplementares.

Veja os exemplos:

Imagem do Autor feita no Geogebra

Para finalizar, o que é complemento e suplemento de um ângulo?

O complemento e o suplemento de um ângulo é a medida que falta para completar, respectivamente, 90° e 180°.

Por exemplo, o complemento de um ângulo de medida igual 60° é 30° e o suplemento de um ângulo de medida igual a 70° é 110°.

Ficamos por aqui.

Agora vamos para as atividades

QUESTÃO 01

Classifique os ângulos abaixo de acordo com sua medida.

Imagens produzidas no site canva.com/ângulos

QUESTÃO 02

Os ângulos AÔB e CÔD são complementares. Neste caso, a soma desses ângulos é igual a

(A) 80°.

(B) 90°.

(C) 180°.

(D) 360°.

QUESTÃO 03

Na figura abaixo, o ângulo MÔN é reto, então podemos afirmar do ângulo LÔN é igual a

Imagens produzidas no site canva.com.br

(A) 20°.

(B) 30°.

(C) 40°.

(D) 50°.

QUESTÃO 04

Observe as figuras abaixo e indique a medida, aproximada, dos ângulos indicados pelas letras a, b, c e d.

Imagens produzidas no site canva.com/ângulo

SAIBA MAIS

Assista o vídeo no canal do prof. Hélio e aprenda um pouco mais sobre ângulos.

Canal do prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de Aprendizagem e Conteúdos.(EJAMA0516) Reconhecer ângulos complementares e suplementares.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. 
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 7° e 8º ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018.